domingo, 31 de janeiro de 2010

Corações aos molhos

Os meninos e as meninas do 1.º ciclo têm andado a desenhar e a pintar corações. Serão escolhidos os melhores para decorar a Biblioteca, por alturas do São Valentim.

Temos corações às riscas, às bolinhas, aos quadradinhos, com trancinhas, com largos sorrisos, a dormir...
Depois mostro-vos como decorámos a Biblioteca com os muitos corações da pequenada.



Análise de "A Luavezinha"


Semântica lexical - recorrência


O General Infanciado



O General Orolando Resoluto era um homem congélido, capaz de frigorificar o mais pequeno sentimento. Desses que lambem a carta para colar o selo. Seu único amor: a pátria. Sua exclusiva paixão: a guerra. A família ele a vivia com espírito de dever, encargo biológico, contrato social. Por obrigação lhe nasceu o filho, sua primeira e única descendência. O menino veio a luz e o general Resoluto, impassível, espreitou o berço, mais inspector que parente:

-Hum!

E mais nada, senão essa interjeição seca. Rectilíneo, o general não despenteou nervo. A mulher Rosanita sorriu: estaria o marido apenas invisivelmente comovido? A esposa havia sido formada em credo e cruz, um terço da vida no terço. Mal saída da catequese ela catecasou-se. Rosanita sabia que os homens se comportam, neste mundo, como estrangeiros. A machice é arrogância dos que têm medo, mais excluídos que emigrantes. Só as mulheres são indígenas da vida. Paciente, a esposa ainda negociou com ele um riso:

-Então, senhor pai?

Mia Couto


Os elementos de um texto estão ligados entre si, isto é, estabelecem relações com o discurso anterior, o discurso subsequente e a situação de comunicação através de mecanismos, fundamentalmente, linguísticos a que se dá o nome de mecanismos de coesão. Um desses mecanismos é a recorrência. Através da recorrência retomam-se determinadas palavras, frases e sequências de um texto. Isto pode ser feito através da repetição do nome, através da inclusão de palavras relacionadas semanticamente, como os sinónimos, antónimos, hiperónimos e hipónimos ou através da substituição por nomes, pronomes, determinantes, advérbios entre outros. Desta forma, estabelecem-se cadeias de referência entre os vários elementos de um texto. O antecedente e os termos que a este se referem, os termos anafóricos (General Orolando Resoluto, homem, Seu, Sua, ele, lhe, general Resoluto, general) que por isso não têm referência autónoma.

No seguinte excerto de "A luavezinha" existem, como podes ver, indícios da recorrência da palavra sublinhada (avezita). Esta recorrência pode ser feita através de nomes, pronomes ou determinantes.


Era uma avezita que sonhava em seu poleirinho. Olhava o luar e fazia subir fantasias pelo céu. Seu sonho se imensidava:
- Hei-de pousar lá, na lua.
Os outros lhe chamavam à térrea realidade. Mas o passarinho devaneava, insistonto: vou subir lá, mais acima que os firmamentos. Seus colegas de galho se riram: aquilo não passava de menineira. Todos sabiam: não havia voo que bastasse para vencer aquela distância. Mas o passarinho sonhador não se compadecia. Ele queria luarar-se. Pelo que o tudo ficava nada.

A classe morfológica dos termos anafóricos que se referem ao antecedente "avezinha":

Seu, Seus - Determinante possessivo

Lhe - Pronome pessoal oblíquo

Passarinho – Nome

Ele - Pronome pessoal recto




A Mena na cozinha

Entrecosto grelhado no forno

tiras de entrecosto
sal
massa de pimentão
mostarda com sementes
dentes de alho
piripiri

Amasse os dentes de alho com sal num almofariz. Junte o resto dos ingredientes e misture para formar uma massa homogénea. Barre as tiras de entrecosto com essa massa e leve ao forno a grelhar.

Sirva com puré de batata e salada.

Bom apetite!


Meninas, esta página pertence à revista Passo a Passo com Paula Mendes e os trabalhinhos que aqui estão publicados são meus.



Trabalhinho:

Um marcador para o Guilherme


Não deixes de ver isto!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Marcar leituras

O desafio lançado à Direcção de Turma da S. foi: "Vamos fazer um marcador!" A primeira reacção dos alunos foi de algum descontentamento, não me pareceram muito virados para a leitura... Mas, depois de uma breve explicação, até os mais renitentes aderiram. Alguns empenharam-se e capricharam mais, outros nem por isso... Aqui fica a prova!
Ah, como podem ver, os apaixonados fizeram marcadores, para oferecer ao "objecto" da sua paixão, com mensagens e promessas de amor eterno.

Alguns marcadores ficaram bem bonitos!
No fim, os alunos, já mais entusiasmados, perguntaram se podiam voltar para outra actividade.
Meninos, a Biblioteca está sempre aberta! É só aparecerem!



Análise de "A Luavezinha"


Semântica lexical - Neologismos

A língua é um organismo vivo e está em constantes mutações, por isso necessita de criar novas formas expressivas, novas palavras ou expressões, para designar novas realidades ou conceitos. A estas palavras de criação recente damos o nome de neologismos. Os neologismos inscrevem-se nos processos de renovação e alargamento do léxico, permitidos pelo sistema morfológico da língua. Podem ser neologismos de forma, palavras novas, como radar, palavra importada do inglês, ou neologismos de sentido, palavras que já existiam na língua, mas que adquiriram um novo sentido, como sítio que, para além de ponto determinado de uma zona ou lugar, designa actualmente página da internet. Aos poucos, estas palavras, inicialmente sentidas como novas, acabam por se incorporar na língua até se perder a consciência da sua novidade. É na literatura que os neologismos encontram um espaço privilegiado. Mia Couto é um dos escritores que utiliza de forma abundante esta criação vocabular nos seus textos que ele apelida de brincriações.


Repara nos neologismos criados por Mia Couto, as suas "brincriações": enluarada (derivação parassintética), rebrilhos (palavra derivada por prefixação), luarar-se, estrelinhada, imensidava, luarejar (palavras derivadas por sufixação), insistonto, luavezinha (palavras compostas por aglutinação).

Para construir as suas “brincriações” e formar novas palavras, Mia Couto serve-se dos processos de composição (palavras que têm mais de um radical ou palavra) e de derivação (palavras que se formam a partir de outra à qual se junta um ou mais prefixos ou sufixos). No conto “A Luavezinha”. Mia Couto utiliza de forma predominante a composição por aglutinação e a derivação por sufixação como processos de criação vocabular.


Muitos dos prefixos e sufixos que usamos para construir novas palavras são de origem grega, vejamos o seu significado:


Prefixos

Anti- = Oposição

Auto- = Próprio

Foto- = Luz

Hiper- = Exagero, superioridade

Hipo- = Diminuição, inferioridade

Tele- = À distância


Sufixos

- algia = Dor

- cromo = Cor

- derme = Pele

- logo = Palavra, discurso

- fone = Som

- ismo = Sistema





A Mena na cozinha

Strogonoff de peru com legumes salteados

0,5 kg de peru
1 colher de sopa de farinha
1 dl de azeite
1 cebola

2 dentes de alho
1 colher de polpa de tomate
1 caldo de carne
1 lata de cogumelos laminados

2 dl de natas
1 dl de vinho branco

sal

pimenta

1 folha de louro


Pique a cebola e os alhos e aloure-os em azeite. Junte o peru cortado em pequenos cubos ou em tirinhas finas e pequenas e a folha de louro. Polvilhe com um pouco de farinha e acrescente a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta. Deixe apurar um pouco. Adicione o vinho e o caldo de carne e deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Junte os cogumelos e as natas, mexendo para envolver bem todos os ingredientes, e deixe ferver até obter um creme homogéneo. Se o molho ficar pouco espesso, pode polvilhar com um pouco de farinha para encorpar um pouco.


Sirva com legumes salteados.
Bom apetite!



Trabalhinho:

Um porta-chaves para a Ana e uma agenda para a Maria João



Não deixes de ver isto!