Uau, acabei de ver os exames! Estou satisfeita, porque, finalmente, estão todos arrumadinhos no envelope, prontinhos para entregar.
Estou triste! Os resultados foram muito mauzinhos! Sinto um misto de satisfação e de desilusão. O bom disto tudo, é que não tive 9.º ano este ano lectivo, logo as muitas asneiras e barbaridades (como diz o mfc!) que surgiram nos exames não são de alunos meus!
Esta era uma das perguntas do exame que estive a corrigir:
Parte C
Lê a estrofe 84 do Canto IV de Os Lusíadas, a seguir transcrita, e responde, de forma completa e bem estruturada, ao item 9. Em caso de necessidade, consulta o vocabulário apresentado.
Cum alvoroço nobre e cum desejo
(Onde o licor mistura a branca areia
co salgado Neptuno e doce Tejo)
As naus prestes estão; e não refreia
Temor nenhum o juvenil despejo (2),
Porque a gente marítima e a de Marte
Estão pera seguir-me a toda a parte.
Luís de Camões, Os Lusíadas
(1) ínclita Ulisseia – ilustre cidade de Lisboa.
(2) Despejo – atrevimento; desenvoltura.
9. Escreve um texto expositivo, com um mínimo de 70 e um máximo de 120 palavras, no qual explicites o conteúdo da estrofe 84.
O teu texto deve incluir uma parte introdutória, uma parte de desenvolvimento e uma parte de conclusão.
Organiza a informação da forma que considerares mais pertinente, tratando os tópicos apresentados a seguir:
· Indicação do episódio a que pertence a estrofe.
· Identificação do narrador e dos grupos de personagens referidos como “a gente marítima e a de Marte” (verso 7).
· Referência ao momento da acção e apresentação de um elemento relativo ao espaço.
· Descrição do estado de espírito das personagens.
· Referência a uma semelhança entre este episódio e o episódio “O Adamastor”.
Reparem na resposta dada por um aluno:
A estrofe que vou explicitar é a estrofe 84, do canto IV de Os Lusíadas.
As personagens presentes nesta estrofe são Neptuno e a gente marítima, os peixes, a gente de Marte, mais precisamente os marcianos, é que a viagem era tão importante que até os marcianos estavam interessados, e o narrador que é o temível Baco.
Estas acções ocorrem num porto, mais detalhadamente no porto da ínclita Ulisseia. Como é especificado no texto: “E já no porto da ínclita Ulisseia”.
As personagens apresentam-se revoltadas com Baco por fazer a vida negra à gente marítima, tentando impedi-los de chegarem à Índia.
Uma das semelhanças entre este episódio e o do Adamastor era que os dois eram personagens do mal e não do bem.
Eis o que deveria conter a resposta a esta questão:
Cenário de resposta
Indica o episódio:
(a) “Despedidas em Belém”...
Identifica o narrador
(b) Vasco da Gama.
Identifica os dois grupos de personagens:
(c) os marinheiros (“gente marítima”) e os soldados (“gente de Marte”).
Refere o momento da acção. Por exemplo:
(d) o momento da partida das naus.
Apresenta um elemento relativo ao espaço:
(e) “no porto da ínclita Ulisseia” / “(Onde o licor mistura a branca areia/Co salgado Neptuno o doce Tejo)”.
Descreve o estado de espírito das personagens. Por exemplo:
(f) os marinheiros e os soldados estão animados e dispostos a seguir Vasco da Gama para onde quer que seja, não olhando a perigos.
Refere uma semelhança. Por exemplo:
(g) tanto “Despedidas em Belém” como “O Adamastor” são episódios da viagem para a Índia.
No grupo II, Conhecimento Explicito da Língua:
3. Completa cada uma das frases seguintes com a forma do verbo apresentado entre parênteses, no tempo e no modo indicados.
Escreve a letra que identifica cada espaço, seguida da forma verbal correcta.
Pretérito perfeito simples do indicativo
Os actores dessa peça a) (obter) grande reconhecimento do público pelo seu trabalho.
Futuro simples do indicativo
A representação dessa peça ............ b).......... (trazer) muito sucesso à companhia de teatro.
Pretérito imperfeito do conjuntivo
Os actores esperaram que os espectadores .......... c) ............ (parar) de aplaudir.
Futuro simples do conjuntivo
Se essa companhia de teatro ........ d) ........ (vir) a Portugal, quero assistir ao seu espectáculo.
Resposta de um aluno:
a) obteram
b) trazerá
c) paracem
d) vierá
Não há adjectivos para qualificar esta e outras respostas que vi nestes malfadados exames. Será que não leram as frases com as formas verbais que escolheram? Não se aperceberam que estas nem sequer existem?
Enfim!
Os resultados foram maus, em 34 provas que corrigi, houve 17 negativas. E todos os 48% e 49% foram puxados para 50%!
Para o ano, há mais! Como será? A ver vamos...
2 comentários:
Sou uma frequentadora assídua do seu blogue. Hoje resolvi deixar o meu comentário, pois tb eu acabei de ver provas. Das 35 provas que corrigi, 17 têm nível negativo.Corrijo exames desde sempre e nunca tive resultados tão maus. Estou assustada, pois tive 2 turmas de 9.º e, alguns erros que vi, tenho a certeza que os meus tb os fizeram. Considero que os critérios de correcção estão penalizadores, mas é verdade que os alunos se empenham cada vez menos.A pressão que exercem para que haja sucesso só podia dar nisto. Desculpe o desabafo. Parabéns pelo seu blogue e pelas suas magníficas receitas. Guida Silva
Hàdem abêr dias milhóres.
Vieroum melhores pessas arthísticas... parecém!
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