Adoro esta época, aliás, cá esta casa toda a gente gosta desta quadra: é a família toda reunida; são as decorações; é a ida ao pinhal à cata de verduras, pinhas, musgo, troncos...; é o presépio; é a árvore de Natal; é a comida: os bolos-rei, as filhós, as rabanadas...,...
O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exactidão a data do nascimento de Jesus. Foi no século IV que o 25 de Dezembro se tornou a data oficial desta comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do Inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste facto com a oficialização da comemoração do Natal.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, o tempo que levaram os três reis Magos a chegar até a cidade de Belém, onde entregaram os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Actualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações de Natal no início de Dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.
Sem comentários:
Enviar um comentário