quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Principais características da poesia de Álvaro de Campos



Aspectos temáticos:

1.ª fase - decadentista

  • Expressão do tédio e do desencanto;
  • saturação da civilização moderna - revolta contra a ordem estabelecida;
  • estilo confessional;
  • busca de novas sensações.
2.ª fase - futurista
  • Sensacionismo;
  • futurismo - exacerbamento da força, da energia, da civilização mecânica, aniquilamento do passado, exaltação do presente e do futuro;
  • erotismo doentio e febril.
3.ª fase - abúlica
  • Regresso ao abatimento, ao cansaço da vida;
  • tom introspectivo e reflexivo;
  • dor de ser lúcido;
  • a infância como o paraíso perdido;
  • a incapacidade de sentir; 
  • o desencanto da vida;
  • o pessimismo;
  • a inadaptação ao presente;
  • o presente como tempo de prisão;
  • a "fragmentação do eu".

Linhas de sentido

Em alguns poemas "sensacionistas" e "futuristas":
  • a vanguarda e o sensacionismo;
  • defesa da máquina, da força mecânica;
  • explosão sentimental e emocional.
Na maioria dos poemas:
  • expressão exacerbada de sentimentos;
  • melancolia em relação à infância perdida;
  • pessimismo, abulia, tédio;
  • oposição "eu"/ sociedade;
  • desencanto total; assunção do facto de estar à margem da escala social, dos valores sociais.

Aspectos formais
  • Estrofes e versos longos;
  • verso livre;
  • estilo torrencial, repetitivo e excessivo;
  • linguagem marcada por um tom excessivo e intenso: exclamações, apóstrofes, enumerações, adjectivação abundante e expressiva, anáforas, onomatopeias, metáforas ousadas, aliterações...;
  • construções gerundivas.

Características estilísticas
  • Vocabulário técnico;
  • empréstimos, neologismos;
  • substantivação de fonemas (os sons funcionam como nomes);
  • adjectivação múltipla: dupla adjectivação, adjectivação anteposta e posposta ao nome, adjectivação expressiva;
  • metáforas;
  • hipérboles;
  • hipálages;
  • anáforas;
  • anástrofes;
  • predomínio de formas verbais no presente do indicativo.

Sonoridades
  • Onomatopeias;
  • aliterações;
  • jogos de sons;
  • predomínio de sons nasais ou de sons abertos ou semiabertos.


1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

O Poeta era meio louco, mas escreveu um dos nossos melhores patrimónios literários.
Um excelente post. Gostei.
Mena, querida amiga, tem um bom fim de semana.
Beijinhos.

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