Elementos da tragédia clássica
Podemos encontrar em Frei Luís de Sousa alguns elementos da tragédia clássica: Hybris, Pathos, Peripéteia, Anagnórisis, Clímax e Katastrophé.
Desafio (hybris)
– o desafio ao destino (consciente ou inconsciente) perpetrado por D. Madalena ao apaixonar-se por Manuel de Sousa Coutinho, sendo ainda casada com D. João de Portugal, e ao casar-se com ele, sendo o seu marido ainda vivo.
- Manuel de Sousa Coutinho incendeia a sua própria casa, desafiando a vontade dos governadores.
Sentimento (Pathos)
- O extremo sofrimento visível ao longo de toda a obra nas várias personagens.
Alteração (Peripécia)
- A alteração da ordem, da felicidade conjugal e familiar em que viviam as personagens, provocada pela chegada de um elemento perturbador – o Romeiro.
Reconhecimento (Anagnórisis)
- O reconhecimento do Romeiro como sendo D. João de Portugal.
Cimax
- A notícia que D. João de Portugal está vivo provoca o momento de maior intensidade dramática desta peça, o seu clímax.
Destruição (Katastrophé)
- O desfecho trágico da acção resulta na destruição de toda a família, quer pela tomada do hábito pelos esposos, quer pela morte de Maria.
Elementos do drama romântico
Frei Luís de Sousa, segundo a definição do próprio autor, trata-se de um drama, na medida em que é a melhor forma para exprimir o estado de uma sociedade. Para isso, fez uso da prosa e tratou, segundo ele, um assunto moderno. Esta peça apresenta muitas características típicas da época do autor, tendo como influência o Romantismo.
Factos verídicos
- A figura de Frei Luís de Sousa baseia-se numa personalidade histórica, Manuel de Sousa Coutinho.
Desrespeito da lei das três unidades
- Garrett optou por não respeitar a lei das três unidades da tragédia clássica, na qual uma só acção devia passar-se num só dia e num só espaço.
Exaltação dos valores nacionais
- Referência a um autor que exaltou os feitos portugueses (Luís de Camões).
- Manuel de Sousa Coutinho incendeia a sua própria casa num acto patriótico de desafio aos representantes do domínio espanhol.
Ideologia cristã
- Apresentação do caminho religioso como solução para a impossibilidade de D. Madalena e Manuel de Sousa Coutinho continuarem casados.
Valorização dos sentimentos do Homem
- Exploração da dimensão psicológica das personagens.
Morte de Maria em palco
- Podemos depreender que Maria morre de tuberculose. No entanto, Garrett procura dar-lhe um desfecho tipicamente romântico, sugerindo que esta morre de sofrimento.
Procura de comunicação com o público
- Garrett procurou instruir o povo através do drama, tal como defendeu em “Memória ao Conservatório Real”.
1 comentário:
Só por ele ter desrespeitado, ganhou meu respeito e curiosidade.
JC
Enviar um comentário