terça-feira, 22 de março de 2011

Estrutura d' Os Maias




Os Maias

ESTRUTURA

A estrutura d’ Os Maias é, desde logo, anunciada, no título e subtítulo da obra.

I - O Título – Os Maias

O título Os Maias reporta-se à história da família Maia ao longo de três gerações.

Primeira geração: a de Afonso da Maia, nascido antes do século, vítima de Portugal miguelista.

Segunda geração: a de Pedro da Maia, representante da fase de instauração do Liberalismo.

Terceira geração: a de Carlos da Maia, representante da decadência dos ideais liberais.

A intriga

O romance d’ Os Maias, título que remete para o estudo desta família fidalga, apresenta duas intrigas.

1. A intriga secundária que, organizada em torno da relação amorosa de Pedro da Maia e Maria Monforte, narra a história da segunda geração dos Maias.

Estrutura da intriga secundária:

- Pedro da Maia vê Maria Monforte;

- Pedro namora Maria Monforte;

- Pedro casa com Maria Monforte;

- Maria Monforte foge;

- Pedro suicida-se.

2. A intriga principal narra os amores incestuosos entre Carlos da Maia e Maria Eduarda (a história da terceira geração dos Maias).

Estrutura da intriga principal:

- Carlos da Maia vê Maria Eduarda no Hotel Central;

- Carlos visita Rosa, a pedido de Miss Sara;

- Carlos conhece Maria Eduarda na casa desta;

- declaração de Carlos a Maria Eduarda;

- consumação do incesto inconsciente;

- encontro de Maria Eduarda com Guimarães;

- revelações de Guimarães a Ega;

- revelações de Ega a Carlos;

- revelações de Carlos a Afonso;

- consumação do incesto, agora consciente;

- encontro de Carlos com Afonso;

- morte de Afonso;

- revelações a Maria Eduarda;

- partida de Maria Eduarda.

II. O Subtítulo – Episódios da Vida Romântica

Em alternância com esta história, nomeadamente com a intriga principal, desenrolam-se múltiplos episódios a que se costuma chamar a Crónica de Costumes da vida de Lisboa, aliás sugerida no subtítulo Episódios da Vida Romântica.

Episódios da crónica de costumes:

jantar no Hotel Central;

as corridas de cavalos no hipódromo;

jantar dos Gouvarinhos;

o jornalismo português do século XIX;

o sarau literário.

Existe uma relação entre a intriga e a crónica de costumes, por exemplo, é no Hotel Central que Carlos vê Maria Eduarda. No entanto, a crónica de costumes como tem autonomia em relação à intriga trata-se de uma acção aberta, ao passo que a intriga, porque pressupõe desenlace, constitui uma acção fechada.

Há ainda outras acções secundárias que ajudam a compreender a acção principal e contribuem para a realização dos objectivos de crítica social, tais como: os relacionamentos amorosos adúlteros de Ega e Raquel Cohen e entre Carlos e a Condessa de Gouvarinho; o comportamento e as atitudes de figurantes, nomeadamente de Dâmaso, Eusebiozinho e Palma Cavalão; e o paralelismo entre a educação britânica de Carlos da Maia e a educação portuguesa de Pedro da Maia e Eusebiozinho.

O subtítulo Episódios da Vida Romântica remete, então, para os episódios e acções secundárias que retratam os costumes, gostos, tradições, divertimentos, aspectos sociais, questões políticas e educativas da sociedade portuguesa da Regeneração, que é criticada pela apatia e ociosidade em que vive e pela ausência de espírito crítico.



1 comentário:

Thaís disse...

Olá, amiga, tudo bem por aí?
Muitas criações?....Espero que sempre...
Passei para dizer olá e agradecer a visita
que faz sempre com muito carinho em meu
blog, muito obrigada pela grande amizade
que surgiu entre nós....bjs Thaís