Os Maias
ESTRUTURA
A estrutura d’ Os Maias é, desde logo, anunciada, no título e subtítulo da obra.
I - O Título – Os Maias
O título Os Maias reporta-se à história da família Maia ao longo de três gerações.
Primeira geração: a de Afonso da Maia, nascido antes do século, vítima de Portugal miguelista.
Segunda geração: a de Pedro da Maia, representante da fase de instauração do Liberalismo.
Terceira geração: a de Carlos da Maia, representante da decadência dos ideais liberais.
A intriga
O romance d’ Os Maias, título que remete para o estudo desta família fidalga, apresenta duas intrigas.
1. A intriga secundária que, organizada em torno da relação amorosa de Pedro da Maia e Maria Monforte, narra a história da segunda geração dos Maias.
Estrutura da intriga secundária:
- Pedro da Maia vê Maria Monforte;
- Pedro namora Maria Monforte;
- Pedro casa com Maria Monforte;
- Maria Monforte foge;
- Pedro suicida-se.
2. A intriga principal narra os amores incestuosos entre Carlos da Maia e Maria Eduarda (a história da terceira geração dos Maias).
Estrutura da intriga principal:
- Carlos da Maia vê Maria Eduarda no Hotel Central;
- Carlos visita Rosa, a pedido de Miss Sara;
- Carlos conhece Maria Eduarda na casa desta;
- declaração de Carlos a Maria Eduarda;
- consumação do incesto inconsciente;
- encontro de Maria Eduarda com Guimarães;
- revelações de Guimarães a Ega;
- revelações de Ega a Carlos;
- revelações de Carlos a Afonso;
- consumação do incesto, agora consciente;
- encontro de Carlos com Afonso;
- morte de Afonso;
- revelações a Maria Eduarda;
- partida de Maria Eduarda.
II. O Subtítulo – Episódios da Vida Romântica
Em alternância com esta história, nomeadamente com a intriga principal, desenrolam-se múltiplos episódios a que se costuma chamar a Crónica de Costumes da vida de Lisboa, aliás sugerida no subtítulo Episódios da Vida Romântica.
Episódios da crónica de costumes:
jantar no Hotel Central;
as corridas de cavalos no hipódromo;
jantar dos Gouvarinhos;
o jornalismo português do século XIX;
o sarau literário.
Existe uma relação entre a intriga e a crónica de costumes, por exemplo, é no Hotel Central que Carlos vê Maria Eduarda. No entanto, a crónica de costumes como tem autonomia em relação à intriga trata-se de uma acção aberta, ao passo que a intriga, porque pressupõe desenlace, constitui uma acção fechada.
Há ainda outras acções secundárias que ajudam a compreender a acção principal e contribuem para a realização dos objectivos de crítica social, tais como: os relacionamentos amorosos adúlteros de Ega e Raquel Cohen e entre Carlos e a Condessa de Gouvarinho; o comportamento e as atitudes de figurantes, nomeadamente de Dâmaso, Eusebiozinho e Palma Cavalão; e o paralelismo entre a educação britânica de Carlos da Maia e a educação portuguesa de Pedro da Maia e Eusebiozinho.
O subtítulo Episódios da Vida Romântica remete, então, para os episódios e acções secundárias que retratam os costumes, gostos, tradições, divertimentos, aspectos sociais, questões políticas e educativas da sociedade portuguesa da Regeneração, que é criticada pela apatia e ociosidade em que vive e pela ausência de espírito crítico.
1 comentário:
Olá, amiga, tudo bem por aí?
Muitas criações?....Espero que sempre...
Passei para dizer olá e agradecer a visita
que faz sempre com muito carinho em meu
blog, muito obrigada pela grande amizade
que surgiu entre nós....bjs Thaís
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