Aspectos temáticos
- Teoria do fingimento artístico;
- intelectualização das emoções, do sentir;
- obsessão pela auto-análise;
- A dor de pensar;
- distância entre sonho e realidade;
- desconhecimento de si próprio;
- desconhecimento de si próprio;
- incapacidade de fruir a plenitude da vida;
- inadaptação social, que culmina no tédio;
- tédio perante a existência;
- ansiedade metafísica - consciência dolorosa do mistério que enforma o mundo sensível;
- saudade de um tempo perdido, que equivale ao tempo em que o poeta sonha ter sido feliz (a infância ou aquele momento em que se teria estabelecido a comunhão entre o Homem e Deus);
- Consciência de que o mundo perceptível é uma cópia de outro mundo, a que o ser humano não tem acesso;
- ocultismo como fonte de explicação da realidade;
- recusa da ciência como forma de explicação da realidade das coisas;
- fragmentação do eu;
- tédio, angústia existencial, náusea, solidão interior, melancolia.
Aspectos formais
- linguagem simples e sóbria, a nível lexical e sintáctico;
- linguagem simbólica e esotérica;
- linguagem de fácil entendimento, mas rica de sugestões (o inefável, as realidades imanentes, o êxtase);
- nalguns poemas, léxico conotado com o ocultismo;
- reminiscências da lírica tradicional popular - repetições, rima interna, cruzada e emparelhada, métrica curta (redondilha menor e maior), estrofes curtas (concisão da quadra ou quintilha);
- suavidade rítmica e musical;
- recorrência frequente à adjectivação;
- comparações; metáforas; imagens;
- uso de paradoxos, que traduzem a racionalidade excessiva;
- associações ousadas de vocábulos;
- recurso a imagens-símbolo;
- aliterações, onomatopeias.
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