sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gogi Berries



O meu filho chegou-me um dia destes com estas baguinhas vermelhas e disse-me é o alimento mais completo e rico em nutrientes que existe. No mínimo devemos comer dez bagas, no máximo uma mão cheia.

Olhei desconfiada para aqueles frutos secos, mas provei. Não achei que tivessem um grande sabor, mas se fazem bem, como. Experimentei até a pôr as baguinhas de molho e a adicioná-las à salada. Ficam moles, mas o sabor não melhora. Mas é assim: primeiro estranha-se, depois entranha-se. E, neste momento, já não passo sem uma mão cheia de Gogi Berries.

As Gogi Berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC. São saborosas e podem ser comidas directamente do pacote ou adicionadas aos cereais do pequeno-almoço, a saladas de frutas, batidos…
Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga desde há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Gogi Berries estão no topo da tabela.

Estas bagas contribuem para uma vida alegre, energética e saudável e são já um fenómeno extraordinário de sucesso em todo o mundo.

As Gogi Berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa. Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.
Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo. Estas baguinhas vermelhas contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. E também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, sendo um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.

Na Medicina Tradicional Chinesa, as Gogi Berries são consideradas um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
O famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até aos 252 anos (!!!) (1678-1930), consumia Gogi Berries diariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado de longevidade extrema.

Benefícios e possíveis efeitos medicinais

Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das Gogi Berries, especialmente devido às suas propriedades anti-oxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico e imunitário. Também se lhe atribuem propriedades anti-cancerígenas.

É uma fruta anti-envelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso - por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.

Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando muito difícil que quem as consome fique constipado ou com gripe.

Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das Gogi Berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos.

Estas baguinhas têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame de happy berry ou smiling berry.

Como usar

Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, em saladas, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podem ser demolhadas e hidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.


As Gogi Berries adaptam-se facilmente aos climas europeus e é uma planta naturalizada na Grã-Bretanha há mais de 200 anos.

Portanto, porque não fazem o que eu já fiz: lançar uma bagas no solo do seu quintal ou da sua hortinha (ou num vaso, se vive num apartamento) e ter o privilégio de consumi-las frescas sempre que lhe apetecer? É uma planta que se propaga muito facilmente. Só não gosta de demasiada chuva.

Sem comentários: