quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Parece impossível mas sou uma semente




Este texto que transcrevo aqui é da autoria de uma aluna chinesa.
Este trabalho surgiu depois de termos lido e analisado o conto "Parece impossível mas sou uma nuvem". 
Houve trabalhos muito bons! 
Escolhi este pelo facto de ser da autoria de uma aluna que ainda tem alguma dificuldade em expressar-se em português, mas que tem vindo a evoluir de forma extraordinária. 
Parabéns, Mónica, pelo teu empenho e trabalho e por nunca desistires de ser cada vez melhor. 
Parabéns aos colegas de turma por  a "ampararem" tão bem. Vocês são os maiores! 
Tenho muito orgulho de ser vossa professora e DT. Boas férias!


Parece impossível mas sou uma semente

Eu sou como uma semente. As sementes são plantadas na terra e eu, no início, também uma pequena sementinha, fui "plantada" na barriga da minha mãe pelo meu pai. Para o grão se desenvolver, precisamos de um solo saudável e água. O solo equivale à bolsa amniótica e a água é o líquido amniótico que envolve o embrião (semente/grão) e o protege de choques mecânicos e térmicos.
Passado algum tempo, a semente vai germinando e sai do solo, assim como eu me vou desenvolvendo até finalmente sair da barriga da minha mãe.
A planta, no início, custa a habituar-se às condições árduas do ambiente e, por isso, precisa do jardineiro para a proteger e ajudar a fortalecer-se, o que pode ser comparado à protecção que a minha família me deu quando nasci, não me deixando sofrer e estando sempre atenta às minhas necessidades e dificuldades. E a planta vai continuando a crescer cada vez mais vigorosa com os cuidados do jardineiro, assim como eu me vou tornando mais forte e ágil com a ajuda da minha família.
A planta, durante o seu desenvolvimento e crescimento, há-de enfrentar certas dificuldades, é mesmo assim, a vida é assim. Na minha vida, como na vida da planta, também irão surgir dificuldades, que eu vou ter de superar sozinha. Ao superar as várias adversidades, a pequena semente, que se tornou planta, vai transformar-se numa árvore robusta e frondosa que já não dependerá do jardineiro. Eu, sementinha frágil, também me converterei numa pessoa responsável, independente, capaz de enfrentar as dificuldades com que me depararei no futuro.
Parece impossível mas sou uma semente.

Sem comentários: