RESUMO DE "OS LUSÍADAS"
CANTO II
O rei de Mombaça convidou a armada portuguesa a entrar no porto com o propósito de a destruir, mas Vasco da Gama, por medida de segurança, enviou dois condenados a terra (estes, depois de uma missão perigosa, poderiam ser libertados), para se certificarem de que Mombaça era, de facto, terra de cristãos. Os dois portugueses, chegados à cidade, depararam com uma igreja e com um sacerdote cristão dizendo missa. Era Baco disfarçado. No dia seguinte, os portugueses regressaram à armada, deram informações falsas a Vasco da Gama, convencidos de que estavam entre gente cristã. Assim, Vasco da Gama resolveu entrar com a armada no porto de Mombaça. Vénus, atenta, apercebeu-se do perigo e, com a ajuda das Nereides (divindades marinhas), impediu os barcos de entrar no porto. Vasco da Gama estranhou. O vento empurrava os barcos em direcção à cilada, mas eles não avançavam. Só percebeu tudo, quando viu o piloto mouro atirar-se ao mar, julgando ter sido descoberto. Vasco da Gama agradeceu à Divina Guarda (Deus) o milagre concedido e pediu-lhe que o ajudasse a encontrar um porto seguro.
Vénus, ao ouvir as palavras de Vasco da Gama, ficou sensibilizada, foi ter com o seu pai, Júpiter, e queixou-se-lhe pela falta de protecção dispensada pelos deuses aos Portugueses. Júpiter ficou comovido, mandou, então, Mercúrio a terra para preparar uma recepção em Melinde aos Portugueses e aparecer em sonhos a Vasco da Gama, indicando-lhe a rota a seguir. A armada continuou a viagem e chegou a Melinde, onde foi magnificamente recebida. Vasco da Gama enviou um embaixador a terra e o rei acolheu-o favoravelmente.
Após várias manifestações de contentamento em terra e na armada, o rei de Melinde visitou a armada portuguesa. Conversaram sobre muitas coisas, mas o Rei de Melinde estava particularmente interessado em que Vasco da Gama lhe dissesse de onde era e lhe contasse os grandes feitos da História de Portugal e também como tinha sido a sua viagem de Lisboa até ali.
Quem pergunta quer saber
- Professora, há uma única língua portuguesa correcta?
Não. Em cada comunidade em que se fala português, as várias situações de uso e comunicação conduzem a realizações linguísticas diferentes, todas correctas, se forem utilizadas de acordo com o quadro cultural e social em que ocorrem. Ninguém fala da mesma maneira quando está em família ou quando faz uma conferência dirigindo-se a um público especializado. Nas duas situações, o registo de língua que se emprega prova que o modo pessoal de falar se adequa ao quadro comunicacional e às situações sociais e culturais em que ele se inscreve. É impossível, no entanto, perder de vista aquilo que se convencionou designar por norma, o fenómeno linguístico-social da língua-padrão. No quadro geral dos estudos sobre a línga, existe, em simultâneo com a descrição dos usos e variedades linguísticas, uma atitude normativa de descrição da língua que preconiza o respeito pelas regras do seu funcionamento. Se quisermos escrever e falar com correcção, precisamos de interiorizar essas regras estabelecidas pela gramática.
Salmão de escabeche
4 postas de salmão
3 cebolas cortadas em meias-luas
1 folha de louro
1 cálice de vinagre de sidra
1 dl de azeite
sal
alho em pó
limão
pimenta
farinha de milho
1 limão
12 batatinhas pequenas
Tempere o salmão com sal, alho em pó, pimenta e sumo de limão, uma hora antes. Envolva-o em farinha de milho e frite-o rapidamente em azeite bem quente (dois minutos para cada lado). Reserve.
Na mesma frigideira, refogue a cebola no azeite onde fritou o peixe, acrescente o louro, sal e pimenta. Quando a cebola estiver transparente, junte o vinagre e deixe refogar mais cinco minutos.
Leve as postas de salmão ao forno a 200º, sobre o tapete de cebolada, e deixe assar durante oito minutos, tendo o cuidado de regar as postas com o molho do refogado pelo menos duas vezes. Descasque as batatas, corte-as às rodelas e coza-as em água com sal e sumo de um limão, durante 15 minutos.
Sirva o peixe acompanhado das batatas e regado com o molho.
Bom apetite!
Trabalhinho: um presente para a S.
Recebi este selinho, Blogue Criativo, da Sabrith .
Obrigada por me premiares!
Regras:
1- Oferecer a 10 blogues que têm um compromisso com o afecto e que são criativos.
2- Exibir a imagem do selo, do prémio, no blogue.
3- Linkar o blogue de quem recebeu a indicação.
4- Deixar comentário nos blogues seleccionados, permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.
Aqui fica para as 10 primeiras pessoas que comentarem neste post.
Por favor... meninas, quando pegarem o selinho e/ou desafio, deixem um comentário para eu saber que passaram por aqui.
"Este selo foi criado para presentear aqueles blogueiros que não dão calotes nas comunidades do orkut e fazem comentários legais e valorosos ao invés dos “legal seu blogue”, “muito legal o texto”, “passa lá no meu”... Enfim, aqueles comentários só para encher morcela ao invés de ser construtivo."
Aqui fica para quem o quiser levar. Deixa um comentário para eu saber que passaste por aqui.
Obrigada, Sabrith, por te lembrares sempre de mim.
12 comentários:
Oi Mena
Passei por aqui, viu?
Essas suas receitas são para colocar a gente maluca!!!!!!!!
Bom Feriado,
Aproveitaaaaaaaa
Bjokas!
Ah,meu marido já foi ator e professor de teatro, ele muita da parte de literatura e dramaturgia o seu blog.
ola!! bom fim de semana! beijinhos
Oi Mena!!!
É um tipo de enchimento bem mácio,antialérgico e bem agrad´vel de trabalhar.
Bjks
Sonia
Que óptimo salmão... e desta vez levo um prémio!
Ainda estou dentro dos dez!!
Um beijo.
ola querida... passei para te deixar um beijinho e desejar bom fim de semana
OLA MINHA QUERIDA MENA ADOREI ESSE SALMÃO, E O PRESENTINHO, AMIGA MUITO OBRIGADA PELOS MIMOS E POR LEMBRAR DE MIM,BEIJOS E CONTINUAÇAO DE BOM FIM DE SEMANA.
Olá Nena,bom dia.
Gostei dos Lusíadas.
Tenho a edição completa vida e morte.
Seu salmão parece delicioso.
Seus trabalhimhos estão lindos.
Obrigado pelos miminhos.
Feliz carnaval para voce.
abços.Richard.
OLA MENA,
Eu sou teu Anjo...
Eu sou teu Anjo da Paz!
Trabalho para afastar tuas dúvidas e tristezas,
tuas magoas e pensamentos negativos.
Te inspiro auto-confiança e serenidade,
acalento teu coração nos momentos de conflito.
Te proporciono bem estar físico e espiritual!
Faço você ficar de bem com a vida.
É muito fácil me achar...
Moro na Rua da paz do teu coração!
Eu sou o teu Anjo do Amor!
Desperto teus sentimentos mais puros e reais.
Te incentivo a atos de fraternidade e perdão, de carinho e romantismo, aqueço teu coração
em todos os momentos.
Retribuo em dobro a tua doação
de carinho e amor.
Faço tua conexão direta com deus!
É muito fácil me achar...
Moro na Rua do Amor do teu coração!
Eu também sou seu Anjo da Felicidade!
Você poderá me achar sempre.
Mas antes terá que passar pelas ruas
da Paz e do Amor.
Desejo uma semana de muito amor,paz e saúde.
BOM CARNAVAL,
BEIJOS COM CARINHO.
boa noite,td bem?
agradeço imenso as visitas e os miminhos.
assim k possa irei publica.-los.
boas mini-ferias.
fika bem,jinhos***
olá amiga!
adoro essa dos ColdPlay! :)))
o marcador ficou divino! adorei mesmo!
Obrigada pelos mimos e já agora aproveito para fazer um pequeno comentário aos post da "grande Porca". se nao te importas vou tb levar o video do fiscalista para o bom feeling pois é mais destas pessoas que deviam ir à televisao em horario nobre falar a ver se a pouco e pouco a "Porca" deixa de dar "mama" a tanta gente!!!
ahhh e o cachecol tb está lindissimo. lembras-te de um que fiz para a minha pipoca tb com feltro? é com motivos mais infantis mas acho que tb és capaz de gostar. podes espreita-lo aqui: http://bom-feeling.blogspot.com/2008/01/cachecol-passo-passo.html.
bjinhos grandes, amiga!
tive uma ideia para as contas de fimo, mas nao te vou contar!!!... é surpresa! ;)
bjinhos ihihihih....
olá, bom Dia Mena:) tudo bem?
gostei de ver as novidades:)
beijinhos
Enviar um comentário