domingo, 3 de abril de 2011

O poder da laranja


Imagina que lá em casa toda a gente gosta de feijoada, mas tu és apologista de uma alimentação saudável e com pouca gordura e não estás muito de acordo com a ementa escolhida...

Segue este conselho:

Coloca uma laranja inteira e lavada (não descascada) na feijoada juntamente com as carnes...
A gordura ficará toda dentro da laranja, basta cortá-la para teres a confirmação e podes ficar descansada, pois a laranja não modifica em nada o gosto da feijoada.
Não acreditas?
Faz a seguinte experiência: põe água a ferver numa caçarola, fura um chouriço gordo (por exemplo chouriço de porco preto!) com um garfo, coloca a laranja na panela e depois o chouriço e... Comprova, em 5 minutos a gordura estará toda dentro da laranja!
Depois frita ou assa o chouriço e vê como está delicioso...
Ah, dá uma olhadela à panela onde cozeste o chouriço!
Gordura?!
Nem uma gota!




A vitamina C estimula o sistema imunológico e parece promover uma maior resistência às infecções; porém não podemos dizer que o facto de consumirmos por dia a dose recomendada desta vitamina impedirá que fiquemos constipados!
Para prevenirmos as doenças, devemos ter hábitos saudáveis para fortalecermos o nosso sistema imunológico. Praticar exercício físico, dormir bem e consumir diariamente alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e minerais, isto é, devemos incluir na nossa alimentação, pelo menos, dois tipos de hortaliças cruas (saladas) e pelo menos um vegetal cozido (por exemplo, brócolos) nas principais refeições, duas a quatro frutas da época. Devemos evitar o excesso de: alimentos enlatados, porque são ricos em sódio; açúcar refinado; e alimentos gordos (manteiga, bolachas recheadas, salsichas, maionese, enchidos, salgados... Estes, além de não fortalecerem o sistema imunológico, contribuem para o aumento de peso.
A vitamina C degrada-se facilmente através da cozedura, da exposição à luz e ao ar. A vitamina C só é obtida dos alimentos mal cozinhados e, preferencialmente, crus. Assim, quando for cozinhar os alimentos, prepare-os no menor tempo possível, para que não oxidem; utilize pouca água e sirva-os logo após a sua preparação. Guardar os sumos de fruta muito tempo no frigorífico não preserva a quantidade inicial da vitamina C.

Sem comentários: