O co-autor Rui Calisto esteve presente na nossa Biblioteca para deleite dos muitos espectadores que assistiram à peça "A Cigarra e a Formiga"e dos alunos-actores. Senhor de uma simpatia ímpar, um comunicador por excelência, conversou longamente com os alunos-actores e com o público assistente, respondendo às mais variadas perguntas com um humor bem característico.
A Cigarra e a Formiga “fala da importância da poesia e do sonho nas nossas vidas".
A peça de teatro surgiu a partir de alguns poemas de Martins Fontes.
"O Martins Fontes colocou no livro Verão dois poemas (Profissão de Fé e O Pão) que são a sua visão sobre a mítica história da cigarra e da formiga. O que fiz foi escrever uma peça de teatro (toda a prosa é minha, por isso a co-autoria) inserindo as estrofes desses poemas como “falas” das personagens." - explicou Rui Calisto.
O lindo cenário criado pelos alunos do (meu) 7.º A, sob a orientação da professora de Educação Visual. Foi também esta docente que ensaiou a peça nas aulas de Formação Cívica. Estão todos de parabéns!
Ao lado, decorria a Feira do Livro, bastante concorrida.
Muitos compradores, muitos leitores, alguns curiosos...
Os alunos puderam ler, ver as ilustrações, folhear (ler com as mãos)...
Foram reis e rainhas no mundo dos livros... Cada livro é um cofre encantado pronto a ser desvendado... Há um sem-número de mundos dentro dos livros...
A Cigarra e a Formiga foi sem dúvida a obra mais vendida.
Ano após ano, o interesse pelos livros e pela leitura vai crescendo aqui na escola, graças à iniciativa, ao trabalho e ao empenho de alguns professores.
O ensaio está prestes a começar... A Formiga dá mais uma vista de olhos pelo texto...
Os livros atentos nas mesas e nos escaparates esperam ansiosos quem os adopte.
Os restantes actores chegam...
- Professora, estamos tão nervosos...
- Até estou a tremer!
- Meninos, vai tudo correr bem!
Todos a postos para o último ensaio...
- Gosto de ler um bocadinho da história, antes de comprar... é para ver o estilo.
- Esta espera mata-me...
- Tira-me uma fotografia bonita!
E o pano vai subir...
- A literatura de Martins Fontes está na minha vida desde os meus sete anos de idade, pois meus pais liam para mim o “Verão” (e livros de outros poetas também), antes de dormir. Depois, quando cheguei aos dezoito anos, comecei a comprar tudo o que encontrava sobre, e de, Martins Fontes.
Em 1990 senti necessidade de escrever algo sobre o Poeta, a princípio pensei num artigo para a imprensa, depois, com as pesquisas, a coisa começou a tomar corpo e percebi que tinha material para uma Biografia. Fui “escavando”, procurando e encontrando preciosidades. Fiquei completamente estupefacto com a vida maravilhosa que teve, com suas amizades, com seu talento literário, com sua bondade enquanto médico, enfim...
“Sem invalidar a função pedagógica que a versão tradicional pode ter, esta nova visão da história serve”, segundo Rui Calisto, para “desenvolver nos mais pequenos um espírito mais crítico, ensinando-os a não aceitarem, à partida, as coisas tal como são apresentadas, mas admitindo sempre outras possibilidades”.
No final, ficámos a saber que “A Cigarra e a Formiga” está a ser encenada pelo nosso convidado, Rui Calisto. Estamos ansiosos para ver esta peça no palco. E, acreditem, seremos certamente os primeiros espectadores!
13 comentários:
ola... brigada!
Bom fim de semana para ti tambem
angela
Olá Mena,
De facto, estão todos de parabéns. De tudo o que pude ver e ler, pareceu-me a concretização de um excelente projecto. É fantástico conseguir realizar bons projectos com os jovens alunos e o teatro e a literatura não podeiam ser melhores. Parabéns!!
Até breve.
Anamir
Oi Mena
Essa festa em sua escola vai longe...achei muito legal, as produções, a temática...
Olha, agora são 8:00 aqui no Brasil e daqui a pouco vou para o Bazar de Natal!...é o ultimo dia.
Adorei Mena, foi muito legal! Depois vou postar as fotos e voce vai ver no meu blog!!!Conheci um monte de gente e adorei vender minhas coisinhas, rsrsrsr....
Beijinho e bom domingo!!!
Malú
Muito bem Mena ou melhor Senhora Professora, assim sim, dá gosto ter essa profissão.
Muito trabalhinho houve por aí mas penso que o resultado final compensou. Reparei que têm a palavra biblioteca bnoutras línguas. É a nossa realidade. Dantes para se ter um livro era quase só pelos anos ou no Natal e nem todos tinham. Só alguns priviligiados. Por isso acho horrível o acto de deitar livros para o lixo. Não é invenção.É uma realidade.
Muitos parabéns pelo vosso desempenho certos de que vão deixar marcas importantes nas recordações desses alunos e também na decisão do futuro deles.
Há histórias que nunca perdem actualidade.
oi querida! beijinhos e boa semaninha!!!
oi querida! beijinhos e boa semaninha!!!
Mena, com certeza foi uma experiência muito rica e de muita cultura.
Parabéns!!!
Acredito que toda pessoa que le e se informa tem condições de expressar-se melhor e desenvolver um senso crítico mais aguçado.
Boa semana
Sonia
olá Mena. Obrigado pelos parabens, fiquei muito contente com a tua visita.
A peça da cigarra e da formiga está muito bem, dou-te uma vez mais os parabens pelas coisas lindas que fazes com e pelos teus alunos.
Jinhos e boa semana
Armanda
Olá querida,
gostei de ver que as escolas continuam a investir neste tipo de acções!! A leitura é muito importante.
Beijocas e boa semana.
Mafalda
A sério? Desejo de lamber uma telha lavadinha, ainda que lavada, é muito estranho...
Eu ando com desejo de morangos, e não encontro em lado nenhum, oh Deus!!
Novidades:
http://sonhos-de-algodao.blogspot.com/
=)*
Olá!
Pelo que é mostrado, a peça e a Feira do Livro foram um sucesso! Parabéns! Num final de período (que é sempre complicado), fazer uma iniciativa destas não é fácil!
Beijos e boa semana.
Olá professora, vim cá fazer uma visita ao seu blog, como tinha pedido ao seu 7ºA, as fotos estão lindas, e foi mesmo um sucesso.
Quero desejar-lhe um óptimo natal e bom ano 2009!
beijinhos da sua aluna
Alexandra 7ºA
Enviar um comentário