Mostrar mensagens com a etiqueta Cecília Meireles. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Cecília Meireles. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 31 de março de 2011

Brincar com a lua

Tirei estas fotos no dia 19 de Março, o dia da "Lua Maior".


Lua Adversa



Tenho fases, como a lua,
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!

Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...).
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

Cecília Meireles







As fotos que se seguem são do fotógrafo profissional e jornalista científico, Laurent Laveder que criou a série Moon Games, composta por diversas imagens que mostram pessoas interagindo com a Lua.

Capturando as cenas por um ângulo específico, o artista faz parecer que o satélite está realmente ao alcance das mãos dos homens e mulheres que, posando para as lentes do artista, brincam de jogá-lo para cima, ou pousá-lo na xícara de café.

Especializado em fotos do céu, Laveder faz parte do coletivo The World At Night, que reúne 30 dos melhores astrofotógrafos do planeta.













domingo, 27 de fevereiro de 2011

Abri o mar com as mãos


Pus o meu sonho num navio
e o navio em cima do mar;
- depois, abri o mar com as mãos,
para o meu sonho naufragar
...
Minhas mãos ainda estão molhadas
do azul das ondas entreabertas,
e a cor que escorre de meus dedos
colore as areias desertas.

O vento vem vindo de longe,
a noite se curva de frio;
debaixo da água vai morrendo
meu sonho, dentro de um navio...

Chorarei quanto for preciso,
para fazer com que o mar cresça,
e o meu navio chegue ao fundo
e o meu sonho desapareça.

Depois, tudo estará perfeito;
praia lisa, águas ordenadas,
meus olhos secos como pedras
e as minhas duas mãos quebradas.



Cecília Meireles


terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O canteiro está molhado




"O canteiro está molhado.
Trarei flores do canteiro,
Para cobrir o teu sono.
Dorme, dorme, a chuva desce,
Molha as flores do canteiro.
Noite molhada de chuva,
Sem vento, nem ventania,
Noite de mar e lembranças..."

Cecília Meireles

quinta-feira, 19 de junho de 2008

"Tenho fases, como a lua"

As minhas hortênsias estão lindas!

ESTATUTO PARA SER FELIZ

Artigo 1
Fica proibida a infelicidade. A partir de hoje todo o ser humano é obrigado a lutar para ser feliz. Mesmo que esteja triste, o seu coração terá de ter esperança.
Artigo 2
Fica proibida toda a forma de rancor, mesmo que a dor seja grande, saiba que ela vai passar, por isso esforce-se para esquecer.
Artigo 3
Fica proibido não ter amigos. O homem precisa de amigos para desabafar, conversar sobre banalidades ou até mesmo para ficar calado, olhando o céu e verem juntos as formas das nuvens.
Artigo 4
Fica proibida a insensibilidade para com os idosos, os doentes, os carentes. Nada é pior que a falta de compaixão. Distribua o seu amor. O mundo ficará mais bonito e a vida, menos dura.
Artigo 5
Fica proibido o mau humor. Sorria, que a felicidade será sua companheira fiel e constante.
Artigo 6
Fica proibida a intolerância para com os outros. Faça concessões. Cada pessoa tem sua cota de capacidade. Aceite as dos seus semelhantes com naturalidade. Lembre-se que também estão aceitando a sua!
Artigo 7
Fica proibido defraudar as leis. Cumpra-as, afinal, você também é protegido por elas.
Artigo 8
Leia bastante, qualquer coisa, mas principalmente poemas, histórias românticas, para que você seja generoso na forma de dar e receber amor. Afinal os exemplos devem ser seguidos.
Artigo 9
Fica proibido ao homem a falta de fé. Deus ainda é a melhor opção para você, em todos os sentidos.
Artigo 10
Fica proibido pensar na morte. Ela virá, com certeza, mas enquanto não chega - VIVA!

(Baseado num texto de Leda Ferreira)


As flores dos meus alunos



Onde você vê um obstáculo,
alguém vê o término da viagem
e o outro vê uma chance de crescer.
Onde você vê um motivo pra se irritar,
Alguém vê a tragédia total
E o outro vê uma prova para sua paciência.
Onde você vê a morte,
Alguém vê o fim
E o outro vê o começo de uma nova etapa...
Onde você vê a fortuna,
Alguém vê a riqueza material
E o outro pode encontrar por trás de tudo, a dor e a miséria total.
Onde você vê a teimosia,
Alguém vê a ignorância,
Um outro compreende as limitações do companheiro,
percebendo que cada qual caminha em seu próprio passo.
E que é inútil querer apressar o passo do outro,
a não ser que ele deseje isso.
Cada qual vê o que quer, pode ou consegue enxergar.
"Porque eu sou do tamanho do que vejo.
E não do tamanho da minha altura."

Fernando Pessoa

Lua Adversa

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

Cecília Meireles

Miminhos

A Daniela ofereceu-me estes miminhos! Obrigada, amiga!


Aqui ficam para quem os quiser levar!


Migas Alentejanas do “Ti Fernando”

Esta receita encontra-se aqui!

Corta-se o pão às fatias e coloca-se de molho em água fria, durante 30 minutos.
Escorre-se a água e aperta-se o pão entre as mãos até ficar bem sequinho.

Num tacho deite o azeite e os alhos esmagados, deixe alourar um pouco.

Seguidamente junte o pão bem escorridinho e deixe refogar em lume brando. Pique os coentros e adicione-os ao preparado. Deixe cozinhar mais 10 minutos. Faça rebolar as migas no tacho até ficar um rolo, uma torta.

Numa frigideira bem quente, coloque um fiozinho de azeite e leve o rolo das migas a alourar, vá apertando as migas com uma colher de pau e virando até ficarem bem douradinhas.

Sirva as migas com tiras de entremeada, rojões ou peixe frito.
Há quem goste de as borrifar com sumo de limão.
Uma boa salada de tomate temperada com orégãos também cai bem.

Aqui estão! Não deixem de provar este prato típico alentejano!

Trabalhinhos: travessões.