Mostrar mensagens com a etiqueta Jorge Luís Borges. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Jorge Luís Borges. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Poema aos amigos

Gare do Oriente - Lisboa

Foi mais uma fim-de-semana em Lisboa com o filhote. Ele não veio a casa, fomos nós estar com ele! O passeio foi pelo Parque das Nações, onde almoçámos: Depois, fizemos algumas compras no Vasco da Gama, demos um salto à exposição "Arte Lisboa" na FIL (falar-vos-ei mais tarde da exposição e mostrar-vos-ei as fotos) e regressámos a casa tarde, algo cansados, mas felizes.


POEMA AOS AMIGOS



Não posso dar-te soluções
Para todos os problemas da vida,
Nem tenho resposta
Para as tuas dúvidas o temores,
Mas posso ouvir-te
E compartilhar contigo.

Não posso mudar
O teu passado nem o teu futuro.
Mas quando necessitares de mim
Estarei junto a ti.

Não posso evitar que tropeces,
Somente posso oferecer-te a minha mão
Para que te sustentes e não caias.

As tuas alegrias
Os teus triunfos e os teus êxitos
Não são os meus,
Mas desfruto sinceramente
Quando te vejo feliz.

Não julgo as decisões
Que tomas na vida,
Limito-me a apoiar-te,
A estimular-te
E a ajudar-te sem que me peças.

Não posso traçar-te limites
Dentro dos quais deves actuar,
Mas sim, oferecer-te o espaço
Necessário para cresceres.

Não posso evitar o teu sofrimento
Quando alguma mágoa
Te parte o coração,
Mas posso chorar contigo
E recolher os pedaços
Para armá-los novamente.

Não posso decidir quem foste
Nem quem deverás ser,
Somente posso
Amar-te como és
E ser teu amigo.

Todos os dias, penso
Nos meus amigos e amigas,
Não estás acima,
Nem abaixo nem no meio,
Não encabeças
Nem concluís a lista.
Não és o número um
Nem o número final.

E tão pouco tenho
A pretensão de ser
O primeiro
O segundo
Ou o terceiro
Da tua lista.
Basta que me queiras como amigo


Dormir feliz.
Emanar vibrações de amor.
Saber que estamos aqui de passagem.
Melhorar as relações.
Aproveitar as oportunidades.
Escutar o coração.
Acreditar na vida.


Obrigado por seres meu amigo.


Jorge Luis Borges



A Mena na cozinha


"Quem tem capa sempre escapa!"

Maçãs com capa

400 g de massa folhada
1 gema
1 colher (sopa) de água
4 maçãs reinetas
açúcar

canela
margarina

farinha de trigo

Aqueça o forno a 180ºC. Unte um pirex com margarina e polvilhe com farinha.
Numa superfície lisa e enfarinhada, estenda a massa folhada e corte quatro quadrados de 15 x 15 cm.
Numa tigelinha, misture a gema e a água e pincele os quadrados de massa com esta mistura.
Tire o caroço às maçãs. Coloque uma maçã no centro de cada quadrado de massa e polvilhe a cavidade deixada pelo caroço com açúcar e canela. Embrulhe, juntando as pontas da massa e aperte bem a massa para colar. Se quiser, enfeite, fazendo uma folhinha ou uma flor com um pedaço de massa, pincele com a gema anteriormente preparada e cole na massa, no topo.
Pincele toda a massa que envolve a maçã com a gema e leve ao forno a cozinhar cerca de 40 minutos ou até que a massa fique dourada. Retire as maçãs do forno e sirva.

Delicie-se!



Trabalhinho:


A minha primeira agenda! Digam lá que não ficou um mimo!