Mostrar mensagens com a etiqueta Mário Quintana. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mário Quintana. Mostrar todas as mensagens

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Parabéns, pai!


As mãos do meu pai

As tuas mãos têm grossas veias como cordas azuis 
sobre um fundo de manchas já cor de terra 
— como são belas as tuas mãos — 
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram 
na nobre cólera dos justos... 

Porque há nas tuas mãos, meu velho pai, 
essa beleza que se chama simplesmente vida. 
E, ao entardecer, quando elas repousam 
nos braços da tua cadeira predileta, 
uma luz parece vir de dentro delas... 

Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente, 
vieste alimentando na terrível solidão do mundo, 
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento? 
Ah, Como os fizeste arder, fulgir, 
com o milagre das tuas mãos. 

E é, ainda, a vida 
que transfigura das tuas mãos nodosas... 
essa chama de vida — que transcende a própria vida... 
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma... 

Mário Quintana, in 'Esconderijos do Tempo' 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Eu fiz um poema


Eu fiz um poema belo
e alto
como um girassol de Van Gogh
como um copo de chope sobre o mármore
de um bar
que um raio de sol atravessa
eu fiz um poema belo como um vitral
claro como um adro...
Agora
não sei que chuva o escorreu
suas palavras estão apagadas
alheias uma à outra como as palavras de um dicionário.
Eu sou como um arqueólogo decifrando as cinzas de uma cidade morta.
O vulto de um velho arqueólogo curvado sobre a terra...
Em que estrela, amor, o teu riso estará cantando?

Mário Quintana

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011


2011 (MMXI) terá início no próximo Sábado: Ano Internacional das Florestas e Ano Internacional da Química.

O tempo

"A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.

Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê, já passaram-se 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado.


Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.

Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.

Desta forma, eu digo:

Não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo, a única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais."


Mário Quintana


Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,

A que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra
vez com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente...

Para ti,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para ti,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que te façam sorrir.
Todas as músicas que puderes imaginar.

Para ti neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que tua família esteja mais unida,
Que tua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de te desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente...
Então, desejo apenas que tenhas muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada
minuto, ao rumo da tua FELICIDADE!!!


Carlos Drummond de Andrade
Desejo a todos os meus amigos uma excelente entrada em 2011 e que todos em conjunto consigamos pintar este novo ano com as bonitas e harmoniosas cores do arco-íris!
Beijinhos grandes!


Sejam felizes!




sábado, 3 de abril de 2010

Doce Páscoa

Desejo-vos uma doce Páscoa cheia de luz e de paz com a decoração pascal realizada pelos alunos de Educação Moral e Religiosa da minha escola.

O coelhinho da Páscoa e os ovos

O coelho representa a fertilidade e está simbolicamente relacionado com a Páscoa. O coelho reproduz-se rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, numa época em que o índice de mortalidade era elevadíssimo, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e de melhores condições de vida. No antigo Egipto, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de uma nova vida.

Tanto para os judeus como para os cristãos, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova.





O Eterno Cristo


O povo adora e vive suspirando por um Messias,

Que o venha libertar de tudo no mundo,
Mas quando esse Dia Santo
Chega afinal,
Todos os seus crentes, cheios de espanto e medo,
A única coisa que conseguem fazer é apedrejá-lo!



Mário Quintana



A Mena na cozinha


Bacalhau à condessa


500g de bacalhau desfiado

1 cebola

1 dente de alho

4 cenouras grandes

puré de batata

200 ml de natas

sal

pimenta

azeite

salsa picada


Leve ao lume num fio de azeite a cebola e o alho cortados às rodelas finas. Quando a cebola estiver transparente, junte o bacalhau e deixe cozinhar.

Rale as cenouras e adicione ao preparado anterior. Junte também a salsa picada.

Prepare entretanto o puré de batata.

Misture-o ao bacalhau com a cenoura e misture bem.

Tempere com sal e pimenta.

Adicione as natas, envolvendo-as.

Coloque o preparado num pirex untado com azeite e polvilhe-o com queijo ralado. Leve ao forno até ficar douradinho.

Sirva com uma boa salada de alface.
Bom apetite!


Trabalhinho:

Colar e respectiva embalagem.



quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Parabéns, mãe!

A minha mãe faz anos amanhã, este post é-lhe dedicado e a todas as mães que, como ela, consagram a sua vida à família e a todos os que necessitam… Oferece um amor absoluto ao marido, aos filhos e principalmente aos netos, senhora de um coração do tamanho do mundo e do abraço mais reconfortante e aconchegante que conheço, tem sempre uma palavra de ânimo para todos: a palavra desistir, abandonar, odiar e outras que tais não existem no seu dicionário.



Mãe

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há-de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!

Mário Quintana


Oração por minha mãe


Pai, tu, sendo Deus, quiseste mostrar

entre nós tua face materna...
Por isso criaste todas as mães!
Peço-te por minha mãe,
sinal concreto e visível de teu amor entre nós.
Multiplicai os seus dias
em nosso meio!

Acompanha-a em todo o riso
e em toda a lágrima,
todo o trabalho e toda a prece,
todo o dia e toda a noite!

Que a tua bênção cubra de luz
a vida de minha mãe para que,
inundada de ti, ela seja sempre mais
Presença do divino em minha vida. Amém!


Trabalhinho:










Fiz esta toalha para oferecer à minha mãe, amanhã.

Este vídeo é dedicado a todas as que já se separaram fisicamente de suas mães! Elas viverão eternamente no coração de cada uma!...

A mena na cozinha

Cheesecake de Kit Kat

Massa:
200 g bolacha torrada ralada
125 g manteiga derretida

Recheio:
2 chocolates Kit Kat
4 gemas
125 g açúcar em pó
200 g queijo fresco Filadélfia
2dl natas
4 folhas de gelatina

Cobertura:
1 lata leite condensado cozido
1/2 dl natas
2 folhas de gelatina

2 colheres de leite

Rale as bolachas.
Misture a bolacha com a manteiga e forre uma forma de tarte com fundo móvel, devidamente untada. Leve ao congelador.
Corte os chocolates em fatias e distribua pelo fundo da forma.
Bata as gemas com o açúcar. Adicione o queijo Filadélfia à temperatura ambiente. Misture. Bata as natas até ficarem bem firmes e junte-as ao creme. Por fim, acrescente a gelatina devidamente dissolvida. Mexa. Deite o creme de queijo por cima do chocolate e leve ao frigorífico para prender.

Numa tigela, bata o leite condensado cozido, junte as natas e mexa. Dissolva as folhas de gelatina no leite e adicione ao preparado anterior.

Deite esta mistura sobre o creme de queijo. Leve ao congelador.
Sirva frio. Pode enfeitar com raspas de chocolate.



Miminhos



Estes miminhos vieram daqui e daqui!
Levem-nos!

Já agora, que tal uma espreitadela aqui!