Mostrar mensagens com a etiqueta Rafael Bordalo Pinheiro. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Rafael Bordalo Pinheiro. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

É tudo um grande Carnaval!



"(...)Pelo Natal de 99, no café Martinho, João Chagas, uma noite, falou-me interessado num jornal de crítica, um semanário. Marcou-se encontro para o dia seguinte. Almoçámos juntos, e, depois do almoço, ficou assente convidar o Rafael Bordalo. E lá fomos os dois ao Largo da Albergaria, a casa de Rafael Bordalo Pinheiro, que abraçou a ideia com entusiasmo. E assim nasceu "A Paródia", que começou a sua publicação em meados de Janeiro de 1900. Rafael Bordalo e Chagas aventavam ideias para a primeira página do primeiro número, que no parecer de João Chagas devia ser de comentário político.
Desabafei: - Política!... A grande porca.
Rafael Bordalo exclamou, radiante:
- Aí está a primeira página: Política, a grande porca..."



Foi assim que, no início do século XX, o nosso Rafael Bordalo Pinheiro retratou a política que se fazia em Portugal. Ou seja, ele comparou a política a uma enorme porca, rodeada por muitos porquinhos famintos, melhor cobiçosos e insaciáveis, a querer mamar. Passaram-se os tempos, estamos já no século XXI, mas a realidade continua a ser a mesma: a política é agora uma porca bem maior, onde milhares de leitões querem mamar e mamam (ou melhor sugam).

Quem foram/quem são os políticos que estiveram/que estão no governo, na Assembleia da República, nas secretarias de estado, nos ministérios ou nas Câmaras Municipais? Não foram/são sempre os mesmos. Até parece que alguns têm um lugar cativo no Palácio de São Bento!

E, reparem bem! Quando terminam as suas funções no Governo ou na Assembleia da República, “galgam” rapidamente para altos cargos em empresas onde o Estado é o maior accionista (administradores da Caixa Geral de Depósitos, Galp…). Porque será? Por competência? Não, pois não?

Pois é, enquanto esta situação não se modificar, a política é e será a grande porca de Rafael Bordalo Pinheiro, mas, infelizmente maior, muito maior e rodeada de muitos mais leitões!


O Carnaval




Aqui fica um cheirinho do Carnaval que os meus alunos, e não só, fizeram.





















Será que isto também é Carnaval, brincadeira?
Infelizmente... não!


Pasmem!


Diário da República nº 255 de 6 de Novembro 2008:
No aviso nº 11 466/2008 (2ª Série): Declara-se aberto concurso no I.P.J. para um cargo de "ASSESSOR", cujo vencimento é cerca de 3 500 euros.
Na alínea 7 pode ler-se:"…Método de selecção a utilizar é o concurso de prova pública que consiste na... Apreciação e discussão do currículo profissional do candidato."

Agora, vejam bem!

No aviso simples da pág. 26922 - A Câmara Municipal de Lisboa lança concurso externo de ingresso para COVEIRO, cujo vencimento anda à volta dos 450 euros mensais.

Método de selecção: Prova de conhecimentos globais de natureza teórica e escrita com a duração de 90 minutos.
A prova consiste no seguinte:
1. - Direitos e Deveres da Função Pública e Deontologia Profissional;
2. - Regime de Férias, Faltas e Licenças;
3. - Estatuto Disciplinar dos Funcionários Públicos. Depois vem a prova de conhecimentos técnicos: Inumações, cremações, exumações, trasladações, ossários, jazigos, columbários ou cendrário, transporte e remoção de restos mortais.

Os cemitérios fornecem documentação para estudo.

Para rematar, se o candidato tiver:
- A escolaridade obrigatória somará + 16 valores;
- O 11º ano de escolaridade somará + 18 valores;
- O 12º ano de escolaridade somará + 20 valores.

No final, haverá um exame médico para aferimento das capacidades físicas e psíquicas do candidato.


ISTO TUDO PARA UM VENCIMENTO DE 450 EUROS MENSAIS?! Enquanto o outro, com 3 500, só precisa de… de… uma cunha!

Conclusão: OS COVEIROS DO NOSSO PAÍS
SÃO PESSOAS CULTAS E OS ASSESSORES

SÃO TODOS ESTÚPIDOS.








Dizem que já noutra idade
falaram os animais,
e eu creio que por sinais
inda hoje falam verdade.

Ouvi contar como então
se fez valente e temido
um vil jumento, escondido
nos despojos de um leão.

Enquanto de longe o viam
os outros fugiam dele:
eram milagres da pele
do rei, a que eles temiam.


Quis falar, buscou seus danos,
que os outros, com raiva crua,
fazem pagar pela sua
da outra pele os enganos.

Quantos há, na nossa aldeia,
leões e lobos fingidos,
que houveram de andar despidos,
se não fora a pele alheia!

Francisco Rodrigues Lobo



Trabalhinho:
Cachecol





Carne de porco à mentirosa

1 lombo de porco

4 ou 5 folhas de louro

1 cebola grande

6 dentes de alho

6 colheres de sopa de azeite

2 dl de vinho branco

sal grosso

pimenta preta em pó.



Esfregue o sal grosso na carne com a pimenta preta e deixe-a, de um dia para o outro, no pirex onde a vai cozinhar. Acrescente também o vinho.

Corte as cebolas às rodelas e espalhe no pirex.

Espete a faca na carne e em cada buraco enfie um dente de alho descascado ou corte os alhos em pedaços mais pequenos e introduza-os na carne. Deite as folhas de louro no preparado e regue com o azeite por cima. Leve ao forno a 200º, cerca de 1 hora. Vá virando a carne.


Sirva com arroz ou batatas fritas e salada.
Bom apetite!






"Somos Mulheres bem Resolvidas"

Prémio "SOMOS MULHERES BEM RESOLVIDAS"


Recebi este prémio da Brunette e da Sabrina, a quem agradeço muito.


Aqui vão as regras a seguir:
1. Exibir a imagem do selo
2. Postar o link do blogue de quem recebi o selo
3. Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo
4. Avisar as escolhidas


E as meninas bem resolvidas que vão receber esse miminho são as dez primeiras a comentar este post, porque todas as minhas visitantes são mulheres bem resolvidas!
Que tal uma espreitadela aqui para vermos outros carnavais!