Despedidas atrás dos Bombeiros
Foi no dia 5 de Abril de 2009 que a armada "onofrinha", capitaneada por quatro destemidos professores, partiu em busca do desconhecido. Uma enorme multidão concentrou-se atrás dos Bombeiros para assistir à partida dos onofrinhos.
A emoção é grande, todos sentem uma enorme saudade: aqueles que vão “navegar” por aqueles que ficam e os que estão por aqueles que partem.
"Sem filhos durante uma semana vai ser cá um descanso!"
"Até tenho um sorriso mais rasgado, largo, de orelha a orelha!..."
"Pois, podem mudar de ideias e ficam! Assim, vão chatear outros!"
No local da partida, assistia-se ao alvoroço geral dos últimos preparativos da viagem, estando as "naus" já preparadas e os onofrinhos orando, pedindo a Deus que os mantivesse afastados dos pais uma longa, longa semaninha.
Logo os "capitães" e os seus "marinheiros" passam por entre a multidão para chegar aos "batéis". No caminho, destacam-se as evocações de mães e pais acerca da partida, pairando sobre todos uma sentida tristeza, tornando emotiva a despedida.
Finalmente, embarcam e, por determinação dos capitães, não se fazem as despedidas habituais para evitar o sofrimento.
É de salientar a importância desta viagem para os onofrinhos, pois para além dos conhecimentos que poderiam trazer, simbolizava, acima de tudo, um perigo: partiam à descoberta de novos mundos, novas realidades sem a protecção dos papás e mamãs...
1,2,3... partida...
Paragem em Castelo Branco
A armada "onofrinha" chegou a castelo Branco onde desembarcou no intuito de descansar e de se abastecer.
"Ainda bem que parámos, que larica!"
"Vamos... queres tu dizer!"
Depois de restabelecidas as forças, as "naus" partem rumo a novas terras.
O episódio segue dentro de momentos (no próximo post).
Trabalhito:
1/2 l de leite
6 ovos
8 folhas de gelatina vermelha
250 g de açúcar
morangos
Para o creme:
1 lata de leite condensado cozido
2 ovos
Derretem-se as folhas de gelatina num pouco de leite quente. Ferve-se o leite restante e deita-se-lhe a gelatina já desfeita.
Creme:
Abre-se a lata de leite condensado, deita-se o seu conteúdo numa tigela e mexe-se ligeiramente. À parte batem-se as gemas e juntam-se, depois, ao leite condensado. Por fim, adicionam-se as claras em castelo, envolvendo sem bater.
Desenforma-se o pudim e deita-se o creme por cima.
Enfeita-se com metades de morangos.
Aqui fica uma receitinha alusiva ao desafio que a Mary nos lançou... Hoje o Sol culinário pintou-se de vermelho!!!
Miminhos
Selinho oferecido pela
Rebeca e pelo Jota Cê.
Obrigada!