domingo, 20 de janeiro de 2019

Rio Côa




Nossa Senhora do Pranto, do Côa
Perto do rio Côa havia uma capela muito antiga onde era venerada uma imagem de Nossa Senhora do Pranto. Com o rodar do tempo e a investida das águas do rio, que no Inverno inundavam o local, a Casa da Senhora foi-se degradando, ao ponto de se encontrar em ruínas. 
    Um dia, passou por ali um homem, natural da freguesia de Cinco Vilas, que, ao ver o deplorável estado em que a capela se encontrava, retirou a imagem da Senhora e levou-a consigo, indo depositá-la no lugar onde hoje se encontra a singela Ermida de Nossa Senhora do Pranto. 
    Alguns dias depois, apesar do frio e do vento que se faziam sentir, deslocou-se novamente até ao rio. A chuva, o vento e a escuridão da noite que, entretanto caíra, impediam o pobre homem de encontrar o caminho para casa. 
    Conhecendo bem o local em que se encontrava, muito fragoso e de grandes precipícios, não se aventurou e começou a gritar por socorro. Porém, o barulho do temporal abafava a sua voz e, àquela hora e com o tempo que fazia, não haveria por ali quem que lhe pudesse acudir. 
    Sentindo-se perdido, o homem lembrou-se de recorrer ao auxílio de Nossa Senhora do Pranto, pedindo-lhe para o livrar daquela situação aflitiva. As preces não foram em vão, pois que do céu apareceu uma luz, guiando o pobre homem, no regresso a casa. 
    Sentindo-se salvo, ao passar pelo lugar onde tinha guardado a imagem, ouviu uma voz que lhe dizia para, naquele local, erguer uma ermida em honra de Nossa Senhora. O homem, agradecido, edificou a capelinha e deixou Nossa Senhora do Pranto por herdeira de todos os seus bens.








Sem comentários: