segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Sortelha e Lenda do Beijo


















Cabeça da velha e cabeça do cão








Em tempos que já lá vão, vivia no Castelo de Sortelha, entre montes e fraguedos, um alcaide cristão casado com uma dama que se dizia possuidora de artes de magia. Se para o bem ou para o mal, não se sabe, porque há sempre, nestas histórias, retoques que nos confundem.
Tinha o casal uma filha donzela de cuja formosura se falava em toda a região. Sem falta de pretendentes, estava já prometida em casamento a outro alcaide da zona.
Os tempos eram de guerra e estava o Castelo cercado pelos mouros. Tempos difíceis.
A jovem fenecia entre muralhas, vagueando perdida nos seus pensamentos. Aos poucos, entre idas e vindas, começou a olhar com atenção o príncipe mouro. E assim se apaixonou.
E, porque nestas coisas de guerra e religião, não param de bater os corações, também do outro lado da muralha, o cavaleiro já admirava a linda figura que o atraía entre as voltas do cerco.
Pouco a pouco, e porque, em segredo, outros os ajudavam, conseguiram trocas mensagens e presentes, amenizando a triste situação em que se encontravam.
Mas a mãe da donzela, fada ou bruxa, vigiava. Assim, soube que certa noite, os apaixonados se iriam encontrar pela primeira vez junto à porta da muralha.
Segue a mãe a sua filha e, destroçada, encontra-a junto do amado, beijando-se. Ergue então o braço como se o abatesse sobre o casal enlaçado. E este desaparece, deixando apensa no local dois penedos.
Desaparecido o chefe dos mouros, estes destroçaram, retirando o cerco ao castelo. E o alcaide, desgostoso pela perda da filha, retirou também do recinto com um grupo de gente fiel, fundando uma nova povoação no fundo do vale.
Aos dois penedos que ficaram, como memória desta história, chama ainda o povo, as Rochas do Beijo Eterno.
Nas Rochas do Beijo Eterno / No Castelo de Sortelha / Cristã e mouro se beijam / Por sortilégio da velha…






Jardim do Anel

Diz-se que o nome Sortelha deriva da palavra castelhana “sortija” usada para designar um anel e que poderá estar relacionado com um jogo antigo em que os cavaleiros tinham de fazer com que as setas passassem no centro de um anel. O próprio brasão de armas de Sortelha é composto por um castelo e um anel. O Jardim do Anel é um pequeno espaço junto às muralhas onde é possível avistar algumas esculturas em pedra onde se inclui, claro está, um anel.


















Sem comentários: