quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Uma história com flores (O amigo sábio)

Pois é, a aventura do Gladíolo continua! Que outras flores conhecerá ele? Fará outros amigos? Encontrará, finalmente, flores mais bonitas, mais perfumadas, mais exóticas e mais sofisticadas do que as do seu jardim?
Vamos ver...


De repente, os Malmequeres pararam, porque avistaram uma grande extensão de terra pintada de amarelo.
O Gladíolo, muito espantado, perguntou:
- O que é aquilo? Tanto amarelo!
Uma Papoila atrevida, rindo da ignorância do seu novo amigo, respondeu prontamente:
- São Girassóis. Estas grandes flores amarelas são cultivadas para se lhe extraírem as sementes que servem de alimento às aves.
O Gladíolo estava completamente fascinado com a grandeza daquelas flores. Nunca tinha visto flores tão grandes, tão dominadoras. Não eram bonitas! Mas havia algo nelas que deslumbrava.
- Os Girassóis viram-se sempre para o sol, adoram a luz solar – informou um Malmequer.
O Gladíolo continuava encantado. Acabara de conhecer, talvez, a maior flor do mundo!
Um Girassol, ao voltar-se para o sol, ouviu a conversa das flores e baixou-se um pouco. Ele ficou intrigadíssimo com a presença do Gladíolo, ali, no campo. Que estranho! Uma flor tão sofisticada, ali! Por fim, decidiu perguntar:
- Que faz um Gladíolo, aqui, num campo de girassóis?
- Eu deixei o meu jardim para conhecer o mundo e todas as flores que existem.
- Existem milhares de flores espalhadas pelos cinco Continentes, duvido que as consigas conhecer todas.
- Hoje já não posso conhecer mais ninguém – disse o Gladíolo, com um ar muito cansado – está a escurecer.
- Sim. É melhor arranjarem um sítio para pernoitarem – disse o Girassol, olhando para baixo, para aquelas pequenas flores.
As flores acomodaram-se debaixo dos grandes girassóis que lhes serviram de telhado e o Gladíolo pensou que era a primeira vez que dormia fora do jardim, longe dos seus amigos.
O sol desaparecera totalmente, o céu parecia uma grande toalha negra bordada com mil estrelas douradas. Ouviam-se os grilos e as cigarras a cantar à desgarrada. Um mocho piava de longe a longe. Tudo dormia profundamente menos o Gladíolo que olhava o céu estrelado e ouvia atentamente todos os barulhos do campo. Quando voltar ao meu jardim, vou contar a todos como são brilhantes as estrelas do céu vistas do campo, como cantam bem os animais do campo, como são simples as flores do campo, como são grandes os girassóis… e foi assim, a pensar no seu jardim e nas coisas novas que conhecera, que o Gladíolo adormeceu.
As flores do campo acordaram muito cedo, lavaram a cara com o orvalho da manhã e preparavam-se para acordar o seu novo e belo amigo, quando repararam que ele já não estava no lugar onde o haviam deixado. Olharam em redor e viram-no a conversar com um Girassol que pelo aspecto parecia já entradote na idade e este dizia:
- Gladíolo, creio que é muito ambicioso esse teu projecto de conhecer todas as flores do mundo. Há milhares de espécies de flores, além disso, o mundo é grande, muito grande. Não terás tempo, durante toda a tua existência, de o conhecer.
O Gladíolo ouvia atentamente aquelas palavras sábias do Girassol. Ele podia não ser uma flor bonita nem sofisticada, mas era inteligente e parecia conhecer muitas coisas, era, portanto, uma flor culta.
- Se fosse eu, procurava conhecer as matas, os montes, as montanhas e a serra. Lá encontrarás muitas plantas, arbustos, flores e até árvores que nunca viste, que não existem no teu jardim. Não esperes conhecer flores tão bonitas, tão vistosas e tão perfumadas como as do teu jardim. As flores são todas diferentes mas, lá no fundo, todas possuem a sua beleza, o seu perfume, o seu encanto, basta estarmos atentos.
O Gladíolo estava fascinado com a sabedoria e simpatia do velho Girassol. Ele deve conhecer muitas flores, muitas plantas, muitas árvores…
- As minhas sementes correm todo o planeta para alimentarem aves raras e exóticas: papagaios, araras… sei lá! Por isso, sei que o mundo é muito grande e possui muitas qualidades de flores: umas raras, outras vulgares, umas bonitas, outras menos belas, umas vistosas e sem perfume, outras sem graça e muito perfumadas. Pensa bem no que acabei de te dizer?!... – pediu o Girassol, voltando-se para um raio de sol quente que espreitava por entre as nuvens de algodão.
O Gladíolo e as flores do campo decidiram permanecer no campo de girassóis algum tempo.
Durante três dias, não se cansaram de ouvir o Girassol contar as suas histórias, as suas façanhas, os seus conhecimentos, as suas vitórias e derrotas…

Sem comentários: