quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Praia de Odeceixe













Praia de Odeceixe

Odeceixe é uma vila desenhada ao longo de um vale, na foz da Ribeira de Seixe, ocupando uma colina. As casas brancas, as calçadas, o moinho de vento convidam-nos a um passeio. No vale predomina o verde das culturas e o azul da ribeira que vai correndo por caminhos sinuosos ao encontro do Atlântico.
A estrada para a praia serpenteia ao longo de um vale verdejante, acompanhando a ribeira de Ceixe e campos agrícolas que vão sendo progressivamente substituídos pelo sapal.
A praia é uma larga língua de areia entre o mar e a ribeira, onde se formam várias lagoas de águas baixas, apetecíveis para os mais pequenos. É também possível alugar canoas e passear pela ribeira, morada de animais como a lontra, a garça-cinzenta ou o colorido guarda-rios. As escarpas que ladeiam a praia são negras, de xisto, com veios de quartzo pérola.
A praia é banhada de um lado pela ribeira e do outro pelo Atlântico. Na baixa-mar pode passear-se à beira mar e encontrar a sul uma enseada, a Praia da Adega (praia oficial de naturismo), passando os enormes rochedos de recorte curioso que a delimitam. Na maré alta, o único acesso é através de um trilho que desce a falésia. Esta praia é muito procurada por estrangeiros, principalmente alemães.
É uma praia grande, tem espaço para jogar, brincar e descansar.
Quando o mar se apresenta revolto, podemos tomar banho na ribeira. Na vazante formam-se correntes perigosas.

Sem comentários: