quarta-feira, 19 de setembro de 2007

S. Teotónio







Depois de uma pausa no relato das minhas férias para vos desejar as maiores felicidades para o novo ano lectivo que agora começa, aproveito, então, para vos falar um pouco da vila que nos acolheu tão carinhosamente: S. Teotónio.

É bom quando nos lembramos tão vivamente dos bons momentos que passámos, nas pessoas que conhecemos e sobretudo dos lugares maravilhosos e completamente intocados pela mão humana que ainda existem por esse Portugal fora.


S. Teotónio é uma vila muito calma, situada no litoral alentejano, distrito de Beja, no termo do concelho de Odemira.
A Serra de S. Teotónio tem a altitude de 221m e não é mais do que uma ramificação da Serra de Monchique.
É uma freguesia virada sobretudo para o turismo. Aqui perto encontram-se uma série de praias muito procuradas pela sua beleza, como a Praia do Carvalhal, da Amália ou a de Odeceixe, a Praia do Almograve, também muito apreciada, é um local onde se respira tranquilidade. Não podemos deixar de visitar o miradouro do Cabo Sardão e aí olharmos a imensidão azul do Oceano Atlântico. Para os amantes do campismo, existe o parque de campismo de S. Miguel com condições excelentes, sendo considerado um dos dez melhores a nível nacional.
S. Teotónio é uma freguesia muito antiga, a maior do país em área, a sua fundação é anterior a 1483.
A feira anual decorre nos dias 18 e 19 de Setembro e nos primeiros Domingos do mês têm lugar os mercados mensais.
Encontramos aqui também alguns serviços como Bancos, Caixas Multibanco, Estação de Correios.
Ao nível da saúde, há uma Farmácia, uma Policlínica, um Centro de Saúde, várias Clínicas Dentárias, Consultórios e Analistas.
A vila tem várias escolas do Ensino Básico espalhadas pelos vários aglomerados populacionais da freguesia e uma Escola C+S.
Encontram-se aqui algumas casas comerciais. Lembro-me de uma, que fica na mesma rua da colectividade do Grupo Desportivo Renascente de S. Teotónio, onde comprei um presente para a minha mãe, que tinha objectos de decoração muito bonitos (esta casa fez-me lembrar a loja “Objectivo”). Há também um bom supermercado, restaurantes, uma pequena praça, bomba de gasolina e oficinas.
Além dos chamados agricultores de subsistência, ao nível da agricultura, estão aqui implantadas várias empresas, vacarias e criadores de gado, não faltando também as casas comerciais com os produtos necessárias à agricultura e as clínicas veterinárias.
A missa ao Domingo, na Paróquia, é ao Meio-Dia.
S. Teotónio é uma terra muito procurada por turistas, pois tem campo, praia, óptimo clima, lindas paisagens e sobretudo o sorriso afectuoso e franco sempre a iluminar os rostos dos seus simpáticos habitantes.


«S.Teotónio nã drome»
A frase «S.Teotónio nã drome» é muito utilizada aqui na vila. Esta deve-se ao facto de Frei Teotónio ter passado a noite anterior à Batalha de Ourique a rezar, implorando a Nossa Senhora que dela saísse vitorioso o rei D. Afonso Henriques, fundador da nacionalidade Portuguesa.

Sem comentários: