quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Natal - presentes

Um postal para os meus amigos: Nossa Senhora e o Menino Jesus.

Presépio em miniatura dentro de uma caixa com a forma de um pinheiro. Projecto imaginado e concretizado pela minha filha.
A caixa é em cartão e foi pintada e decorada, por fora, como se se tratasse de uma árvore de Natal. À frente do pinheiro, está um boneco de neve, elemento que faz parte do imaginário da pequenada. Por dentro, foi pintado o céu de azul e o chão de verde. Foi colocado musgo no chão à volta do pequeno estábulo que contém as figurinhas do presépio. Estas figuras são infantis: a Nossa Senhora e o São José são crianças e o Menino está embrulhadinho num xaile, porque é assim que as crianças o desenham. O Menino Jesus é, para os mais pequenos, um bebé que deve estar aconchegado e embrulhado por causa do frio. Por cima do estábulo brilha a estrela que guiará os Reis Magos e os levará até ao Filho de Deus. O presépio foi imaginado assim, porque é um presente para uma criança. Está simplesmente amoroso!

Colar com corrente em latão envelhecido, flores em madrepérola, murano castanho dourado, strass para fazer os olhinhos das flores, bola em missanga castanha, bola em latão envelhecido e vários fios de corrente fininha também em latão envelhecido.


Pulseira em metal prateado decorada em tons de violeta.


Alfinete com borboleta em feltro, concha a formar o corpo da borboleta, bola, entremeio e vários fios de corrente fininha em latão envelhecido, cristais vermelhos e pretos, conta vermelha em porcelana, murano branco raiado a vermelho e pérola.

Símbolos do Natal
  • Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi a árvore escolhida, porque as suas folhas se mantêm sempre verdes, cheias de vida. Esta tradição surgiu na Alemanha, no século XVI. As famílias germânicas enfeitavam as suas árvores com papel colorido, fruta e doces. No século XIX, esta tradição espalhou-se pelo mundo.

  • Presentes - Simbolizam as ofertas dos três Reis Magos. Era um hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebravam a Saturnália a 17 de Dezembro, trocando presentes. No Ano Novo romano, havia a distribuição de mimos às crianças pobres.

  • Velas - Representam a boa vontade. Antigamente, na Europa, as velas eram colocadas nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos, todos seriam bem recebidos se viessem por bem.

  • Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos Reis Magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guiou-os até ao estábulo onde nasceu Jesus.

  • Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que ofereceu um a Henry Cole, seu amigo. Este havia sugerido a John que deveriam fazer "cartas rápidas" para felicitar conjuntamente os familiares.

  • Comidas típicas - As sociedades antigas passavam fome, mas pelo Natal, cozinhavam-se alguns pratos diferentes. Os alimentos simbolizavam a abundância. Nessa altura, eram os pratos de carne os mais importantes, comia-se carne pelo Natal como forma de venerar Deus.

  • Presépio - Representa o nascimento de Jesus. Contam que foi São Francisco de Assis o primeiro a construir um presépio, em 1223. As ordens religiosas divulgaram, então, o presépio e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual. Hoje, há presépios para todos os gostos e são as crianças as maiores adeptas desta tradição. É vê-las de boca aberta e olhos bem brilhantes a contemplar as imagens e a sonhar com um tempo longínquo que procuramos pintar com cores de paz e de esperança.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá!
Este presépio está um mimo, lindo presente!
Bjitos