domingo, 25 de outubro de 2015

"A minha pátria é a língua portuguesa"



A Língua Portuguesa 

(
é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental)
"A minha pátria é a língua portuguesa" (Fernando Pessoa).

O português provem do latim, língua que se falava na região do Lácio, cuja capital era Roma. Os romanos através das suas conquistas construíram um grande império, levando a que muitos povos conquistados passassem a falar o latim. No séc. III antes de Cristo, os romanos conquistaram também a Península Ibérica. Como os soldados que ocupavam os territórios conquistados eram quase todos incultos e iletrados, o latim que falavam era o latim vulgar, usado por pessoas com pouca instrução e, por isso, muito diferente do latim falado pelas pessoas mais cultas que se expressavam no chamado latim erudito. 
Foi através do latim vulgar, que se ia espalhando pelas terras conquistadas pelos romanos e misturando com as línguas já faladas nesses locais, que algumas línguas foram nascendo. As que se formaram a partir do latim designam-se por línguas novilatinas e são o português, o castelhano, o francês, o italiano e o romeno.


Variedades geográficas da Língua Portuguesa: dialectos

A língua portuguesa, apesar de ter conseguido manter até hoje uma coesãoapreciável e de ser falada por povos dos cinco continentes, apresenta variedades geográficas relativamente à pronúncia, sintaxe e vocabulário que se traduzem em Dialectos.
Segundo a gramática tradicional, existem três grupos de dialectos a nível continental:
Os galegos (região da Galiza, Norte da Península Ibérica).
- Os portugueses setentrionais (região do Norte do País).
- Os portugueses centro-meridionais (região de Centro e Sul).
Há a considerar, também, os dialectos falados nos arquipélagos atlânticos dos Açores e da Madeira.
Nota: Portugal também apresenta como língua oficial o mirandês.


A Língua Portuguesa no mundo

São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-leste, Cabo Verde, Portugal, Angola, Macau, Brasil.
Crioulos Portugueses
Durante a expansão marítima, o português, em contacto com as línguas dos povos nativos, deu origem a crioulos. Há vários crioulos em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe.
Comunidades de Emigrantes
As comunidades de emigrantes portugueses em todo o mundo também vão mantendo viva a língua. Existem grandes comunidades falantes de português no Luxemburgo, Andorra, Bélgica, França, Alemanha, Jersey e Suíça.


Estatuto Oficial da Língua Portuguesa

PALOP – Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são designados por “Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa” ou PALOP, formando uma comunidade de quase 9 milhões de falantes nativos.
CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – é uma organização internacional, com sede em Lisboa, composta pelos oito países independentes que têm o português como língua oficial, respectivamente, Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O português é também uma língua oficial da União Europeia, Mercosul e da União Africana. É considerada, ainda, uma das três línguas internacionais de trabalho, juntamente com o inglês e o francês.
O português é conhecido como A língua de Camões (por causa de Luís de Camões, autor de Os Lusíadas), A última flor do Lácio, expressão usada no soneto Língua Portuguesa de Olavo Bilac ou ainda A doce língua segundo Miguel de Cervantes.
A Língua Portuguesa é falada por 273 milhões de pessoas.

Sem comentários: