quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Mosteiro de Santa Maria - Cós


Mosteiro de Santa Maria de Coz, também referido como Mosteiro de Santa Maria de CósConvento de Cós ou Igreja de Santa Maria de Cós, localiza-se na freguesia de União das Freguesias de Cós, Alpedriz e Montes, no concelho de Alcobaçadistrito de Leiria, em Portugal.

Remonta ao século XII, época em que o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça adquiriu propriedades em Coz. O então abade de Alcobaça, D. Fernando, fez iniciar o primtivo convento, destinando-se a acolher viúvas que desejavam levar uma vida religiosa.
A igreja encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 35.443, de 2 de janeiro de 1946.
O carácter incontornável do Mosteiro de Coz e do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça no contexto do concelho de Alcobaça levou a que a autarquia local e a Junta de Freguesia articulassem, em julho de 2014, um circuito turístico que os unisse, no sentido de tornar a experiência mais marcante e completa.
Recentemente foi aberto um procedimento de ampliação da classificação da "Igreja de Santa Maria de Coz", de forma a incluir a ala (em ruínas) do antigo dormitório, de reclassificação como monumento nacional e de redenominação para "Igreja e parte do antigo dormitório e restantes dependências do Mosteiro de Santa Maria de Coz".





































Sem comentários: