sábado, 10 de novembro de 2018

Por aqui e por ali


Uma voltinha por Chiqueda e Rio Maior

Chiqueda é uma pequena localidade da freguesia de Prazeres de Aljubarrota, concelho de Alcobaça, em Portugal.


Conta a lenda de que o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, foi ao cimo da Serra dos Candeeiros e lançou a sua espada para decidir onde mandaria construir o mosteiro agora situado em Alcobaça. Nesta localidade caiu a espada do Rei passando a ser chamada de Quiqueda (Aqui+Queda) sendo assim o nome veio da queda da espada e depois foi evoluindo de Quiqueda para Chiqueda.










Salinas - Rio Maior


Sabia que:

António Ferro, pai de António Quadros, cuja Fundação se situa em Rio Maior, esteve por detrás da ideia da Cerveja Sagres como símbolo nacional?

Em 1940, aquando da preparação da Exposição do Mundo Português, Inglaterra precisava de cerveja para abastecer as tropas britânicas estacionadas em Gibraltar durante a II Guerra Mundial. 

Espanha não conseguia suprir a procura, porque estava também destruída, os torpedeiros alemães afundavam os barcos ingleses, e o embaixador inglês propõe a António Ferro que Portugal fabrique uma cerveja para exportação a pensar nas tropas inglesas. Nascia assim a Sagres. Uma referência à grande epopeia dos portugueses, os primeiros inovadores do mundo global, e com esta uma marca para exportar com a iconografia portuguesa, o escudo e as quinas.


Sem comentários: