segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Mundos alternativos



Brincos
Cá estão as flores que deram cabo de algumas cabecinhas, mas houve alguém que acertou e, por isso, venceu o desafio, recebendo um presente mym. A resposta está já a seguir...


As flores serviram para enfeitar os sapatinhos da M.! As flores castanhas para colocar com roupa mais informal e as mescladas para a mais formal.



E o Carnaval continua! Aqui vos mostro mais umas imagens do desfile da nossa escola.



















O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar que tem origens na Antiguidade e que foram recuperadas pelo Cristianismo, que começava no dia de Reis e acabava na Quarta-feira de cinzas, véspera da Quaresma. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne nada vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval, havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava da sua maneira, de acordo com os seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. Paris e Veneza foram os grandes modelos exportadores da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleães, Toronto e Rio de Janeiro inspirar-se-iam no Carnaval francês para implantar as suas festas carnavalescas.

Actualmente o Carnaval do Rio de Janeiro, no Brasil, é considerado um dos mais importantes desfiles do mundo. Em Portugal, existe uma grande tradição carnavalesca, nomeadamente os Carnavais de Ovar, Loulé, Sesimbra, Rio Maior, Torres Vedras e Sines, destacando-se o de Torres Vedras, Carnaval de Torres, por possuir o Carnaval mais antigo e dito o mais português de Portugal, que se mantém popular e fiel à tradição, rejeitando o samba e outros estrangeirismos... O Carnaval de Canas de Senhorim, também muito antigo, tem perto de 400 anos.


Curiosidade:

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa. Como o Domingo de Páscoa ocorre no primeiro Domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir de 21 de Março, e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa e a quinta-feira do Corpo de Deus ocorre 60 dias após a Páscoa.


Só as crianças são capazes de se desdobrar numa multiplicidade de personagens. Em qualquer brincadeira “são” este, e “são” aquele. Na fantasia infantil ordena-se e desordena-se o mundo, como se o mundo estivesse ao dispor dos caprichos das suas brincadeiras. As crianças criam mundos, criam seres e vivem as vidas dessas personagens múltiplas num ambiente criado para o efeito. Quando se cansam dessas personagens e desses mundos, constroem outros e é assim o mundo dos mais pequenos. Um mundo onde tudo é possível! Só eles e os poetas ou escritores têm esta capacidade de criar mundos alternativos, com uma multiplicidade de personagens, onde os sonhos mais incríveis podem ser realizados.

No Carnaval, através do disfarce, das máscaras, muitos adultos constroem uma imagem diferente da que têm diariamente, são crianças outra vez , são heróis, príncipes e princesas, reis e rainhas, monstros... um sem número de personagens que habitam o nosso imaginário e que só podem evadir-se, mostrar-se nesta quadra.


Boa Semana!

7 comentários:

Mamãe, eu quero! disse...

Obrigada pela visita e volte sempre!
Já venho há algum tempo tentantando agradecer mas nunc consigo postar um comentário...
Passarei por aqui mais vezes também!
bjs
Francine
wwwm.mamae-eu-quero.blogspot.com

Anónimo disse...

Que saudades da nossa escolinha e da professora!
Vou passar por lá para matar saudades e dar um beijão nos meus profes lindos.
Beijinhos.
A.C.

Marilú disse...

Olá...muito bonito ficou o sapato com as flôres...e o carnaval eheheheh...eu adoro...Bjsss

Atelier da Casaleira disse...

Que lindos ficaram os sapatos...um toque personalizado:)beijinhos

Anónimo disse...

As Minie's são uma fofura :D

*Joanita

Maria Oliveira - FazendoArte disse...

Parabéns a vencedora!
Os sapatinhos ficaram lindos!
E as roupas de carnaval ficaram ótimas, muito divertidas!
bjs

Maria Mateus Manuela Saturnino disse...

De facto, como é q uns sapatinhos de velha ficaram tão originais! E então nos meus pézinhos ficam a matar... Vocês são óptimas. Parabéns.