quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Praia da Zambujeira, Alteirinhos, Nossa Senhora e Tonel







Acabado o grande festival do Sudoeste que trouxe a Zambujeira do Mar milhares de pessoas, já podíamos percorrer, sem atropelos, as praias dos arredores.

Descobrimos em Zambujeira do Mar, aldeia debruçada sobre o mar, as praias da Zambujeira, Alteirinhos, Nossa Senhora e Tonel, onde o mar modelou falésias e as ondas atraem os surfistas e os amantes do bodyboard.
A Praia da Zambujeira do Mar está rodeada por falésias altas, de onde se pode apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano. Banhada por um mar de ondulação forte, a praia está situada junto à sossegada povoação da Zambujeira do Mar, com acesso directo. Muito frequentada durante o Verão, esta região regista uma enorme afluência de jovens que no primeiro fim-de-semana de Agosto vem assistir ao já referido Festival do Sudoeste, quebrando assim a sua pacatez habitual.
Esta praia é grande e está bem vigiada por nadadores-salvadores.
A Praia dos Alteirinhos fica do lado esquerdo da praia da Zambujeira e é muito apreciada por nudistas (praia autorizada para esta prática). A praia possui um extenso areal, é muito concorrida, mas bastante tranquila, é de uma beleza ímpar, contornada pela alta falésia e, para delírio da criançada (a minha filha adorou esta praia), na maré baixa, forma várias lagoazinhas. Tem um grande parque de estacionamento no alto da falésia.
Do lado direito da Praia da Zambujeira fica a Praia da Nossa Senhora, é uma praia pequena de cascalho, pouco frequentada, talvez por não ser vigiada. É composta por dois recantos: a Praia da Arquinha e a da Bica da Pedra.
Tonel, praia de difícil acesso, parece ter sido recortada nas rochas por um deus qualquer amante da tranquilidade, da beleza, enfim da natureza pura e selvagem.
Depois de estarmos nestas lindas praias, onde a areia é suave, o sol nos beija a pele e o mar nos convida a banhos, regressámos a S. Teotónio. O Sr. Fernando esperava-nos com as suas Migas Alentejanas. Trata-se de um prato muito apreciado por todos nós, já habituados às migas da minha mãe. Estas, porém, tinham um gosto diferente, o pão alentejano e os coentros emprestam-lhe um sabor único. Uma delícia! O senhor Fernando, ao ver com que prazer a minha filha se deleitava com este prato, decidiu dar-me a receita.

Aqui está a receita:

Migas Alentejanas do “Ti Fernando”

Ingredientes:

pão alentejano duro (na falta deste, o mais caseiro que conseguirem encontrar)
dentes de alho
água
azeite
coentros

Corta-se o pão às fatias e coloca-se de molho em água fria, durante 30 minutos.
Escorre-se a água e aperta-se o pão entre as mãos até ficar bem sequinho.
Num tacho deite o azeite e os alhos esmagados, deixe alourar um pouco. Seguidamente junte o pão bem escorridinho e deixe refogar em lume brando. Pique os coentros e adicione-os ao preparado. Deixe cozinhar mais 10 minutos. Faça rebolar as migas no tacho até ficar um rolo, uma torta.
Numa frigideira bem quente, coloque um fiozinho de azeite e leve o rolo das migas a alourar, vá apertando as migas com uma colher de pau e virando até ficarem bem douradinhas.
Sirva as migas com tiras de entremeada, rojões ou peixe frito.
Há quem goste de as borrifar com sumo de limão.
Uma boa salada de tomate temperada com orégãos também cai bem.

Bom apetite!

1 comentário:

Anónimo disse...

Lindas praias!
As migas devem ser realmente deliciosas! Vou experimentar e depois digo-te...
Beijinho
Cila