quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

As nossas "autoridades"



Ontem fui multada!
Só fui multada, até agora, três vezes! Esta, portanto, é a minha quarta multa! Cumpro as leis à risca. Mas, por vezes, apanho polícias... enfim... devem ter estudado lá para trás do outeiro, onde o Judas perdeu as botas, no cu-de-Judas... Ou pior, onde não há nem habitantes nem escolas e, muito menos, professores.
Mas, vou contar-vos o que me aconteceu ontem. Tenho 45m para almoçar. Gosto de ir almoçar com os filhotes a casa. Por isso, saio da escola a correr, passo num "Take away" e compro algo rapidamente para o almoço. A funcionária é uma querida e já tem tudo pronto, é só pegar, pagar e correr para o carro para ir depressa almoçar com os meus meninos. Não demoro cinco minutos... 
Ia a sair do estabelecimento e vi o carro da polícia a estacionar atrás do meu. Pensei: "Outro que vem buscar o almocinho". Abri a porta do carro e o "senhor" polícia fez-me sinal com o dedo para me aproximar da sua viatura. Lá fui, com o saco da comida. E ele, vagarosamente, pegou no livrinho das multas e disse-me: "Vou multá-la, porque estacionou em cima do passeio! Os passeios são para as pessoas, não para os carros." Olhei para ele e para o carro dele (e deu-me uma valente vontade de rir!) e disse: "Não demorei nem cinco minutos". Ele ignorou e voltou a informar-me que ia passar a multa. Não disse nada e fiquei ali à espera que ele preenchesse o documento. Só estava aflita com as horas! Aquele "palhaço" ia deixar-me sem almoço! Escrevia e disse-me: "Olhe, a multa era 60 euros, mas eu só vou passar 30". Eu não tugi nem mugi. O tempo passava e ele escrevia, escrevia... Pediu-me os documentos: a carta de condução e o cartão de cidadão e lá andou com aquilo para trás e para a frente a tentar preencher a boletim da multa. Cerca de 15 ou 20 minutos depois, voltou a informar-me o quão simpático tinha sido, pois só me passou uma multa de 30 euros em vez dos 60. 
O homem só pode ser parvo, pensei, esteve mais de 20 minutos estacionado em cima do passeio, a impossibilitar que as pessoas passassem pelo dito cujo, a passar uma multa eternamente. E nós, eu e ele, no pouco espaço entre a viatura da polícia e o muro. As pessoas passavam pela estrada, contornavam o carro da polícia e passavam ao lado do meu carro, no passeio... As que vinham do lado de cima, vinham pelo passeio ao lado da minha viatura e, depois, contornavam o carro da polícia, passando pela estrada... Eu olhava aquilo e estava meio pasmada, meio revoltada... e com uma vontade de lhe dizer: Agora multe-se a si, porque se há alguém a impedir que as pessoas não possam circular no passeio é o senhor. Mas, calei-me! Gostaria de saber em que raio de escolas andou esta "gentinha" que mal sabe passar uma multa? Gostaria de saber que exemplo dão aos cidadãos? Toda a gente que passava olhava para aquela cena caricata: o polícia a multar uma pessoa, porque estacionou no passeio e ele fez o mesmo e ainda pior... Depois, estava era interessado em dizer-me que a multa deveria ser 60 euros, "mas ele estava a ser tão bonzinho que só me ia passar 30 euros"... Que cambada! 
Será que ele queria que eu lhe pedisse "batatinhas"? Pode, podia, podem todos "tirar o cavalinho da chuva" que isso nunca. 
"Boa tarde, minha, senhora, irá receber a multa em casa e não se esqueça era de 60, mas eu passei apenas de 30". E um pano encharcado na tromba! Não lhe respondi, meti-me no carro e ele foi falar com um sujeito no outro lado da estrada e deixou a sua viatura em cima do passeio... 


1 comentário:

Nilson Barcelli disse...

Estive na Alemanha 2 anos e nunca me multaram por coisas dessas tão mesquinhas. Avisavam, diziam apenas "não volte a deixar o carro aqui", etc. A única multa que tive foi ao fim de meses a estacionar diariamente uns 20 a 30 minutos. E a multa também foi de 30 €... Foram 3 multas, aliás, uma por ser proibido, outra por estar em frente a uma entrada de um centro comercial e outra por ter um parque a 50 metros... Tudo somado, no relatório que recebi pelo correio, com fotografia datada e tudo, foram 30 €. Sem favores...
A polícia que temos é o espelho do país que somos. Como tudo em geral, de resto.
Beijos não proibidos...