quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

O Cavaleiro da Dinamarca - Resumo





O cavaleiro da Dinamarca conta-nos a história de um nobre homem que vivia com a sua família numa floresta da Dinamarca. Certo Natal, durante a ceia, quando toda a família e amigos estavam reunidos, informou-os do seu propósito: partir em peregrinação à Terra Santa, para rezar, no Natal seguinte, na gruta onde Jesus nascera. Prometeu, no entanto, que dali a dois anos estariam juntos de novo a comemorar o nascimento de Jesus. 
O cavaleiro partiu na Primavera, tendo chegado à Palestina muito antes do Natal. Seguiu viagem com outros peregrinos para Jerusalém. Visitou os locais sagrados relacionados com a vida de Jesus.
Na noite de Natal, o cavaleiro foi para a gruta onde nasceu Jesus e aí rezou toda a noite. Depois do Natal, o Cavaleiro ainda ficou mais dois meses na Palestina, tendo visitado outros lugares santos. 
Em finais de Fevereiro, o Cavaleiro, na companhia de outros peregrinos, entre os quais se encontrava um mercador de Veneza, iniciou a viagem de regresso. Esta foi marcada por alguns imprevistos, relacionados com o mau tempo. Numa das paragens forçadas, os peregrinos tiveram que desembarcar em Itália. Lá, o mercador de Veneza, convidou o cavaleiro a visitar a sua cidade. No palácio do mercador, em Veneza, o cavaleiro fica a conhecer as histórias de Vanina e Guidobaldo.
Passado cerca de um mês, e apesar do convite do mercador ao cavaleiro para que este se lhe juntasse nos seus negócios, o cavaleiro seguiu viagem chegando a Florença no início de Maio. Lá, o cavaleiro procurou o banqueiro Averardo que lhe tinha sido recomendado pelo mercador. O banqueiro recebeu o visitante da melhor forma. Foi aqui que lhe foi contada a história de Giotto e Cimabué, e de como Dante escreveu a “A Divina Comédia”. Depois de ter estado um mês na casa do banqueiro, o cavaleiro decidiu partir de novo, desta vez em direcção a Génova. Perto de Génova, o cavaleiro adoeceu e foi obrigado a pedir ajuda num convento, onde permaneceu quase dois meses e meio. Quando chegou a Génova, em fins de setembro, já todos os navios em direcção à Flandres tinham partido, pelo que o Cavaleiro decidiu ir a cavalo para Bruges. O Cavaleiro estava consciente de que seria uma longa e dura viagem, através de toda a França em pleno Inverno, mas tinha de cumprir a promessa que fizera à sua família.
Depois de ter atravessado França, o Cavaleiro chegou a Flandres, onde ficou hospedado em casa de um negociante flamengo, recomendado pelo banqueiro Averardo. Aqui foi-lhe contada a história de Pêro Dias e dos navegadores portugueses.
Alguns dias depois, o Cavaleiro partiu finalmente para a sua terra natal, a Dinamarca.
No dia 23 de Dezembro, o Cavaleiro chegou a uma pequena povoação, bem perto da floresta onde morava. Na noite seguinte entrou na floresta e atravessou-a. Via os olhos assustadores dos animais ferozes e ouvia os ruídos por eles imitidos. O Cavaleiro pediu aos animais uma trégua naquele dia santo, e eles afastaram-se. Perante o perigo, o Cavaleiro fechou os olhos e rezou a Deus. A alegria de estar perto de casa deu-lhe coragem e ajudou-o a esquecer o cansaço e o frio. O Cavaleiro viu uma luz brilhante e chegou a pensar que fosse uma fogueira. Mas quando chegou a casa viu que era o seu grande abeto junto da sua casa que os Anjos tinham enfeitado com estrelas. Foi assim que nasceu a tradição de se enfeitar o pinheiro de Natal. Esta tradição espalhou-se por todo o mundo.





Sem comentários: