sábado, 16 de junho de 2018

Restaurante Afinidades - Caldas da Rainha




É sempre com muito gosto que vamos ao Afinidades!
E foi com um imenso prazer que aceitámos o convite do chefe Jorge Guilherme para degustar alguns pratos com uma roupagem diferente.


Este restaurante, situado ao cimo da Praça da Fruta, é já um ex-libris da cidade de Caldas da Rainha. 


Aqui tudo é soberbo: as entradas, os pratos, a apresentação, os sabores, as bebidas, as sobremesas... O pessoal é 5*****






Foto: Gazeta das Caldas
Encontrei este artigo na Gazeta das Caldas que transcrevi integralmente.
A afinidade existente entre os parceiros e que se estende aos produtos tradicionais, gastronomia e vinhos, ditou o nome do restaurante situado no Espaço Turismo, ao topo da Praça da Fruta. O “Afinidades” abriu ao público no passado dia 6 de Julho e é explorado pela empresa Tentações da Montanha, de Boticas, com a parceria da Mercearia Pena (com os seus produtos como matéria prima para a elaboração dos pratos) e com a coordenação técnica dos chefes Jorge Guilherme e Luís Tarenta ao nível das bebidas e da cozinha.
A carne barrosã, com denominação de origem protegida, é o ex-libris da casa e pode ser degustada das mais diversas formas: em carpaccio, bife tártaro, posta, costeleta, hambúrguer, a que se junta uma ementa variada. A carta de vinhos harmoniza com a ementa, que é sazonal.
“Pelo menos no Verão e Inverno a carta será alterada, até para podermos tirar partido dos produtos sazonais”, frisou Jorge Guilherme à Gazeta das Caldas. Há uma aposta nos vinhos da região, mas a casa tem para oferecer uma variedade de mais de 50 marcas oriundas das regiões mais emblemáticas em termos vitivinícolas.
O restaurante tem capacidade para 42 pessoas e a esplanada 24 lugares. Este espaço possui uma carta mais leve, com uma variedade de petiscos, entre eles uma tábua de codorniz do Landal e outros produtos ligados à região.
“Queremos ter uma ligação estreita com a praça da fruta e mercado do peixe e dar ênfase aos produtos endógenos e produtos tradicionais portugueses”, rematou Rui da Bernarda, responsável pela Mercearia Pena, que é parceira no projecto.
Ao almoço, durante a semana, existe um menu executivo de 12,50 euros, e à carta uma refeição pode custar a partir dos 15 a 20 euros. Este projecto permitiu criar seis postos de trabalho, na sua maioria ocupados por ex-alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Os responsáveis não quiseram divulgar o valor do investimento feito no restaurante, que foi todo remodelado, de modo a torná-lo mais confortável e em harmonia com os produtos comercializados e o serviço prestado.
O “Afinidades” funciona diariamente entre terça-feira e sábado, das 11h30 às 24h00 e ao Domingo das 11h30 às 16h00. No futuro o espaço exterior será aproveitado para a realização de workshops, degustações e eventos culturais. 





















Se ainda não visitou este espaço, de que está à espera?

Sem comentários: