quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Convívio de Natal

Hoje, vou contar-vos como foi a festa de Natal com a minha Direcção de turma. De manhã, as aulas decorreram normalmente, mas a aula com o meu 8.º A foi diferente, fizemos uma festinha de Natal. Começámos por trocar os presentes. Cada um trouxe um presente, fizemos um sorteio para ver quem levava o presente de quem. Houve bolas, chocolates, brincos, porta-chaves, livros, peluches... Todos ficaram contentes, o meu presente calhou à F, um porta-chaves e uns brincos. As meninas consideraram-na "uma grande sortuda", porque, segundo elas, foram logo três presentes: o pacotinho (personalizado), o porta-chaves e os brincos. Depois mostro-vos!... Quando alguém recebia o seu presente, desembrulhava-o vagarosamente, para fazer suspense e depois era uma alegria... Alguns "Ah, que bonito!... Oh, tão fofo!... Não estava nada à espera!... Trocas comigo? Este presente é a tua cara..."

A festa terminou com um almoço no Centro Comercial. Estavam todos entusiasmados, perguntaram se podiam comer o que lhes apetecesse ou se todos comiam o mesmo. Disse-lhes que podiam escolher. Houve hambúrgueres, cachorros quentes, sandes, bife à Portugália, bifinhos com cogumelos, bitoques, muitas batatas fritas, saladas... No fim, seguiu-se um geladinho...




Os penetras: os meus filhos e a minha sobrinha.







Para terminar a festa, demos um passeio pelas lojas e fizemos algumas comprinhas.
Eram horas de voltar à escola. A F perguntou se na Páscoa podíamos fazer o mesmo, "em vez de trocarmos presentes, trocávamos ovos de chocolate, amêndoas, coisas que tivessem a ver com a época, está a ver, setora?... Não era giro?"
Estou a ver, F!... E sim, é capaz de ser giro!... Logo se vê!

Devo dizer-vos que esta turma, hoje muito bem comportada, trabalhadora e empenhada, era a pior turma da escola o ano passado, no 7.º ano. Fiz reuniões com pais, com pais e professores, com os alunos, disse-lhes cobras e lagartos (por exemplo, que tinha vergonha de dizer que eles eram da minha DT...), dei muitas negativas, penalizei as faltas de TPC... Mas também os incentivei à leitura, à escrita... Dava pontos a quem fazia os TPC, dava pontos a quem lia e apresentava a respectiva ficha de leitura, dava pontos a quem fazia a correcção dos testes tal e qual como eu exigia, oferecia chocolates a quem tinha Bom e Muito Bom nos testes (no início oferecia a quem conseguia ter positiva no teste!)... Sei lá! Foi uma luta grande, mas venci... Consegui incutir-lhes hábitos de trabalho, valores... Hoje, é com prazer que entro na sala para lhes dar aula...





Miminhos


Estes miminhos foram-me oferecidos pela S. Obrigada, amiga!
Aqui ficam para quem os quiser levar!




A Mena na cozinha

Legumes no forno

1 cebola
3 tomates
1 cabeça de funcho
1 endívia
200 g de cogumelos pleurotos
azeite
sal
pimenta

Corte os tomates e a cebola às rodelas.

Corte a endívia às tiras. Coloque tudo num pirex.

Junte os cogumelos lavados e escorridos.

Misture tudo levemente, depois de temperar com sal e pimenta.
Regue com 0,5 dl de azeite. Tape com papel de alumínio e leve ao forno.

Sirva com peixe ou carne.
Bom apetite!




Trabalhito:




Vela
E... um pouco de humor... ou... talvez não!



7 comentários:

caloca disse...

Olá. Pois, e por tudo isto eu admiro-te muito, pq ja tenho visto diversas actividades com os miudos abordando o tema que está em estudo e tenho reparado que o teu empenho para incentivá-los é enorme. Devia haver mais professores como tu, sem duvida.
Os teus trabalhinhos tb estao muito bonitos.
Desejo-te muitas felicidades pela pessoa de sucesso que és.
Jinhos
Armanda

artes_romao disse...

Boa tarde,td bem?parabens por teres conseguido 'alterar' uma turma dessa forma...
é sempre bom, enontrar professores como tu...
e ainda melhor, ver o resultado fantástico k dai saiu...
em relaçao aos teus tranalhos estao lindissimos, como sempre...
parabens pelos miminhos tb.
fika bem,jinhos***

Dulce disse...

Olá Mena,
Não tenho tido tempo para navegar mas hoje foi o dia. Fiquei muito feliz pelo trabalho que realizaste com os teus alunos, assim o fizessem mais professores. Mereces uma medalha pelo mérito, mas logo se vê que és uma boa pessoa. Gostei muito das fotos, enfim, de tudo.
Desejo-te um Feliz Natal e um Bom Ano de 2009, cheio de Alegrias e de bons momentos.
Beijinhos
Dulce

Sonia Facion disse...

Oi Mena


Brigadinha pelos mimos, to levando.

Que alegria, não!!!
Ano letivo terminando e senso de dever cumprido.

Bjks

Sonia

Chocolate disse...

oi querida!
obrigada pelos mimos! beijinhos e bom fim de semana!

mfc disse...

Parabéns pela festa de fim de período.

Aqueles cogumelos saltaram-me à vista... e aquela postazinha de cherne também!

A canção é uma boa forma de desmascaramento absolutamente necessária.

Daniela Tavares disse...

Oi Mena!!

Que saudades do teu blog!! Mas que saudades mesmo!!

Li este post todinho!!

Bem, já deu para reparar como és uma boa professora! Eu nunca apanhei nenhuma turma daquelas que "não se querem ver nem pintadas", mas acho que se conseguis-te o que acabas-te de contar, é porque és uma professora muito (agora utilizando um pouco da minha gíria adolescente) fixe!

As turmas que tenho apanhado têm sempre o mesmo problema: adoram falar! Mas acabam sempre por ser "muito trabalhadoras, com grandes capacidades" como os professores gostam de dizer! =')

Hum, continuas com a Cozinha da Mena!! Que bom, adoro ver as tuas receitas 'passo-a-passo'!!

Beijinhos grandes!!

=')