sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Livros, teatro, um convidado especial...

Este foi o livro (uma obra em co-autoria, de Rui Calisto e de Martins Fontes, 71 anos após a morte do grande poeta brasileiro) que serviu de mote à Feira do Livro, organizada por um grupo de professores de LPO.

O co-autor Rui Calisto esteve presente na nossa Biblioteca para deleite dos muitos espectadores que assistiram à peça "A Cigarra e a Formiga"e dos alunos-actores. Senhor de uma simpatia ímpar, um comunicador por excelência, conversou longamente com os alunos-actores e com o público assistente, respondendo às mais variadas perguntas com um humor bem característico.

O poeta Martins Fontes de que vos falei aqui.

A Cigarra e a Formiga
“fala da importância da poesia e do sonho nas nossas vidas".

A peça de teatro
surgiu a partir de alguns poemas de Martins Fontes.

"O Martins Fontes colocou no livro Verão dois poemas (Profissão de Fé e O Pão) que são a sua visão sobre a mítica história da cigarra e da formiga. O que fiz foi escrever uma peça de teatro (toda a prosa é minha, por isso a co-autoria) inserindo as estrofes desses poemas como “falas” das personagens." - explicou Rui Calisto.


O lindo cenário criado pelos alunos do (meu) 7.º A, sob a orientação da professora de Educação Visual. Foi também esta docente que ensaiou a peça nas aulas de Formação Cívica. Estão todos de parabéns!





Ao lado, decorria a Feira do Livro, bastante concorrida.

Muitos compradores, muitos leitores, alguns curiosos...

Os alunos puderam ler, ver as ilustrações, folhear (ler com as mãos)...
Foram reis e rainhas no mundo dos livros... Cada livro é um cofre encantado pronto a ser desvendado... Há um sem-número de mundos dentro dos livros...

A Cigarra e a Formiga foi sem dúvida a obra mais vendida.

Ano após ano, o interesse pelos livros e pela leitura vai crescendo aqui na escola, graças à iniciativa, ao trabalho e ao empenho de alguns professores.

O ensaio está prestes a começar... A Formiga dá mais uma vista de olhos pelo texto...

Os livros atentos nas mesas e nos escaparates esperam ansiosos quem os adopte.

Os restantes actores chegam...
- Professora, estamos tão nervosos...
- Até estou a tremer!
- Meninos, vai tudo correr bem!

Todos a postos para o último ensaio...


Eu e a M

- Gosto de ler um bocadinho da história, antes de comprar... é para ver o estilo.

- Esta espera mata-me...

- Tira-me uma fotografia bonita!

E o pano vai subir...


Um dos narradores


Outro narrador

O Artista

O narrador

O "Formigão"

Deus

- A literatura de Martins Fontes está na minha vida desde os meus sete anos de idade, pois meus pais liam para mim o “Verão” (e livros de outros poetas também), antes de dormir. Depois, quando cheguei aos dezoito anos, comecei a comprar tudo o que encontrava sobre, e de, Martins Fontes.

Em 1990 senti necessidade de escrever algo sobre o Poeta, a princípio pensei num artigo para a imprensa, depois, com as pesquisas, a coisa começou a tomar corpo e percebi que tinha material para uma Biografia. Fui “escavando”, procurando e encontrando preciosidades. Fiquei completamente estupefacto com a vida maravilhosa que teve, com suas amizades, com seu talento literário, com sua bondade enquanto médico, enfim...




No centro, a tapar a cara, a Cigarra





“Sem invalidar a função pedagógica que a versão tradicional pode ter, esta nova visão da história serve”, segundo Rui Calisto, para “desenvolver nos mais pequenos um espírito mais crítico, ensinando-os a não aceitarem, à partida, as coisas tal como são apresentadas, mas admitindo sempre outras possibilidades”.


No final, ficámos a saber que “A Cigarra e a Formiga” está a ser encenada pelo nosso convidado, Rui Calisto. Estamos ansiosos para ver esta peça no palco. E, acreditem, seremos certamente os primeiros espectadores!


13 comentários:

Habiba disse...

ola... brigada!
Bom fim de semana para ti tambem
angela

Anabela Miranda disse...

Olá Mena,
De facto, estão todos de parabéns. De tudo o que pude ver e ler, pareceu-me a concretização de um excelente projecto. É fantástico conseguir realizar bons projectos com os jovens alunos e o teatro e a literatura não podeiam ser melhores. Parabéns!!
Até breve.
Anamir

Feltro em casa disse...

Oi Mena
Essa festa em sua escola vai longe...achei muito legal, as produções, a temática...
Olha, agora são 8:00 aqui no Brasil e daqui a pouco vou para o Bazar de Natal!...é o ultimo dia.
Adorei Mena, foi muito legal! Depois vou postar as fotos e voce vai ver no meu blog!!!Conheci um monte de gente e adorei vender minhas coisinhas, rsrsrsr....
Beijinho e bom domingo!!!
Malú

isabel tiago disse...

Muito bem Mena ou melhor Senhora Professora, assim sim, dá gosto ter essa profissão.
Muito trabalhinho houve por aí mas penso que o resultado final compensou. Reparei que têm a palavra biblioteca bnoutras línguas. É a nossa realidade. Dantes para se ter um livro era quase só pelos anos ou no Natal e nem todos tinham. Só alguns priviligiados. Por isso acho horrível o acto de deitar livros para o lixo. Não é invenção.É uma realidade.
Muitos parabéns pelo vosso desempenho certos de que vão deixar marcas importantes nas recordações desses alunos e também na decisão do futuro deles.

mfc disse...

Há histórias que nunca perdem actualidade.

Chocolate disse...

oi querida! beijinhos e boa semaninha!!!

Chocolate disse...

oi querida! beijinhos e boa semaninha!!!

Sonia Facion disse...

Mena, com certeza foi uma experiência muito rica e de muita cultura.
Parabéns!!!
Acredito que toda pessoa que le e se informa tem condições de expressar-se melhor e desenvolver um senso crítico mais aguçado.

Boa semana

Sonia

caloca disse...

olá Mena. Obrigado pelos parabens, fiquei muito contente com a tua visita.
A peça da cigarra e da formiga está muito bem, dou-te uma vez mais os parabens pelas coisas lindas que fazes com e pelos teus alunos.
Jinhos e boa semana
Armanda

mafgonbot@gmail.com disse...

Olá querida,

gostei de ver que as escolas continuam a investir neste tipo de acções!! A leitura é muito importante.
Beijocas e boa semana.
Mafalda

Joanita disse...

A sério? Desejo de lamber uma telha lavadinha, ainda que lavada, é muito estranho...

Eu ando com desejo de morangos, e não encontro em lado nenhum, oh Deus!!

Novidades:

http://sonhos-de-algodao.blogspot.com/

=)*

Brunette disse...

Olá!
Pelo que é mostrado, a peça e a Feira do Livro foram um sucesso! Parabéns! Num final de período (que é sempre complicado), fazer uma iniciativa destas não é fácil!
Beijos e boa semana.

Anónimo disse...

Olá professora, vim cá fazer uma visita ao seu blog, como tinha pedido ao seu 7ºA, as fotos estão lindas, e foi mesmo um sucesso.
Quero desejar-lhe um óptimo natal e bom ano 2009!
beijinhos da sua aluna
Alexandra 7ºA