quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A pescaria

Fomos à Lagoa de Óbidos pescar. A Anabela e os filhotes, a Isabel e o marido (o Zé), eu e a minha filhota passámos uma tarde maravilhosa e aprendemos a apanhar o lingueirão.
O Zé é que apanhou estes bichinhos.
A Isabel e o Zé é que são os entendidos, e nós, muito atentos, aprendemos muito bem a lição. Mas... o problema é meter a mão pela areia adentro para apanhar os bichinhos!
Berbigão e amêijoa já eu tinha apanhado!
Caranguejos também os vejo passar! A única vez que apanhei um bichinho desses, ele ferrou-me uma pinça num dedo e não estava nada a fim de mo largar! Eu bem abanava a mão, gritava e pulava, mas ele nada. Foi preciso o meu pai vir socorrer-me e livrar-me daquele horrível apêndice.
O lingueirão? Não fazia ideia que existia aqui na Lagoa! A única vez que comi lingueirão foi num restaurante no Algarve: arroz de lingueirão.
Bem, vou explicar-vos, agora, como se apanham as navalhas! Quando a maré está baixa, elas deixam um buraquinho na areia parecido com o buraco de uma fechadura. Nesse orifício, deitamos um pouco de sal de cozinha e esperamos... Segundos depois, o bichinho começa a "espirrar" e logo a seguir começa a sair do buraco (incomodado com o sal, coitado!). Logo que o vemos a sair, metemos a mão e puxamos devagarinho para não se partir. Esta parte de meter a mão é que não me agrada nada! Procurar os orifícios? Tudo bem! Meter a mão? Isso é que não, nem morta!


Lingueirão, navalhas ou canivetes são moluscos bivalves, que se encontram protegidas por duas conchas articuladas num ponto.

De composição semelhante à carne e ao peixe, os bivalves possuem, no entanto, menor quantidade de proteínas (8-13%) e um teor baixo de gordura (0,7-1,7%). Contudo, contêm cerca de 100 mg de colesterol por 100g.

Ricos em ferro, fornecem ainda algumas vitaminas B1 e B2.

Devem ser adquiridos muito frescos, se possível ainda vivos e consumidos no próprio dia ou no dia seguinte. A sua frescura é reconhecida pelas cascas fechadas ou que fecham quando são tocadas.

Antes de confeccionados devem ser deixados em água e sal para que libertem areia e outros resíduos que possam conter.




A Mena na cozinha

Batido de morango, meloa e manga

10 morangos
1/2 manga
2 fatias de meloa
gelo
1 copo de leite
3 colheres de sopa de açúcar

No copo da máquina de batidos, coloque os frutos cortados aos pedaços, o gelo, o açúcar e o leite.

Bata tudo muito bem.

Abra a torneirinha e encha os copos (dá para três copos).

Delicie-se!



Trabalhinho:

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Fico-me pelo batido.

Nunca comi lingueirão...não gosto do aspecto.

Bjs.