sábado, 22 de março de 2008

Feliz Páscoa!

A palavra "Páscoa" tem origem no hebreu pesakh, que significa passagem, aludindo à libertação da escravidão para a liberdade. Os Judeus festejam a Páscoa anualmente, em memória da sua saída do Egipto e os cristãos celebram na Páscoa a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz". A Páscoa é considerada, assim, a Festa da Libertação.


Como se calcula o dia em que se celebra a Páscoa?


A Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, que é antecedida pela Quaresma, um ritual que dura 40 dias, iniciado na Quarta-feira de Cinzas, e que termina no Domingo de Ramos, uma semana antes da Páscoa. Durante este período, os cristãos procuram a purificação que deve ser alcançada por meio de penitência, como o jejum. O dia da Páscoa é no primeiro Domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou após o equinócio da primavera boreal, assumindo-se como sendo dia 21 Março e é sempre uma das 35 datas entre 22 de Março e 25 de Abril. A data da Lua Cheia não é, no entanto, a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Concílio de Niceia (325 d.C.), no papado de S. Silvestre I, definir a data da Páscoa em função da data de uma lua imaginária, conhecida como a "lua eclesiástica”.

Dias da Páscoa nos próximos dois anos:
2009 -12 de Abril
2010 - 4 de Abril


Símbolos Religiosos


Os principais símbolos da Páscoa são a Cruz, que traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição; o Cordeiro, que simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho; Pão e o Vinho, que Jesus escolheu para na última ceia representarem o seu corpo e sangue e, dados, aos seus discípulos, celebrarem a vida eterna; e o Círio, que é a grande vela que se acende na Aleluia e significa Cristo, a luz dos povos. As letras Alfa e Omega, nela gravadas, significam que Deus é o princípio e o fim de tudo.


A Páscoa no Mundo

  • Na China
    O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa. Nesta quadra visitam-se os túmulos dos ancestrais e fazem-se oferendas (em forma de refeições e doces) para que fiquem satisfeitos com os seus descendentes.
  • Na Europa
    A Páscoa tem origem nos antigos rituais pagãos do início da Primavera (que no Hemisfério Norte se inicia em Março). Aqui, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, o ovo que rolar mais longe sem se partir será o vencedor.
  • Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia
    A tradição mais forte é a decoração de ovos. Estes serão oferecidos aos amigos e familiares. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao Domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".
  • Nos Estados Unidos
    A brincadeira mais comum é a "caça ao ovo":os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã do Domingo de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento em que toda a comunidade participa e é usada uma praça, jardim ou parque públicos para esconder os ovinhos que a criançada há-de descobrir.
  • No Brasil e América Latina
    As crianças fazem os seus próprios ninhos de Páscoa em vime, madeira ou papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada do Domingo de Páscoa. Há também a "caça ao ovo" ou a "caça ao cestinho".

FELIZ PÁSCOA EM OUTRAS LÍNGUAS...

Na Checoslováquia
VESELE VANOCE

Na Alemanha
SCHÖNE OSTERN

Na Itália
BUONA PASQUA

No Laos
SOUK SAN VAN EASTER

Na Macedónia
SREKEN VELIGDEN

Em Inglês
HAPPY EASTER

Na França
JOYEUSES PÂQUES

Na Grécia
KALO PASKA

Na China
FOUAI HWO GIE QUAI LE

Em árabe
EID-FOSS'H MUBARAK

Na Croácia
SRETUN USKS

Feliz Páscoa amigos......


Caixa a preto e branco




Um presente: A caixa levou uma vela em forma de "ovo" decorada, um pacotinho de amêndoas e um sabonete decorado.









Uma moldura para o Guilherme com coelhinhos, uma borboleta, um caracol e uma flor em fimo.



Lindo vídeo!



Sorri à vida e ela te sorrirá!

6 comentários:

Lucinda disse...

Olá Mena, eu também já te enviei a minha prendinha, em correio azul, kando receberes diz-me. Olha a tua eu ainda nao recebi, mas como sexta foi feriado é normal k as coisas atrasem, segunda talvez já receba. nao te preocupes k mal eu receba, digo-te logo. jinhos

D. disse...

Olá professora!
Passei aqui só para lhe deixar um grande beijinho e desejar-lhe uma Boa Páscoa!

Tudo de bom...
Diana

Anónimo disse...

Continuo sem saber se és tu que tiras as fotos mas... Goto do Céu :)

Ah, e também goto da caixa ;)

*Beijinho,
Joanita

Martinha disse...

Olá..
Gostei muito das fotos, da caixinha e das velas.. Tudo lindo..
Espero que tenhas tido uma Boa Páscoa..
Beijinho grande,
Marta

Maria Bettencourt Lemos disse...

Magnifico trabalho, parabens pela criatividade e bom gosto!

Maria Bettencourt Lemos disse...

Magnifico trabalho, parabens pela criatividade e bom gosto!