quarta-feira, 2 de abril de 2008

A luz dos livros nunca se apaga!


Dia Internacional do Livro Infantil

Dia 2 de Abril é o Dia Internacional do Livro Infantil. A UNESCO decretou 2008 como o Ano Europeu do Diálogo Intercultural.


A LUZ DOS LIVROS

Os dois irmãos costumavam brincar com um globo terrestre. Davam-lhe voltas e mais voltas e, de olhos fechados, escolhiam um ponto ao acaso. Com o dedo paravam o globo e, se o ponto em que tocavam coincidia com Pequim, Madagáscar ou México, iam às bibliotecas procurar livros cujas histórias se passassem nos lugares que lhes tinham calhado.
Gostavam muito de ler. Sentiam um imenso prazer com a leitura. E, na janela do quarto deles, via-se a luz acesa até muito tarde.
Com a «luz» dos livros, caminharam pela Grande Muralha da China, escutaram a canção do Oceano com os Vikings, viveram perto das pirâmides do antigo Egipto, deslizaram de trenó sobre lagos gelados na companhia de esquimós, participaram nos jogos da antiga Olímpia e até ganharam uma coroa de ramo de oliveira.
Quando finalmente adormeciam, os contos, as histórias e as lendas, os lugares, os escritores e os heróis confundiam-se nos seus sonhos e embalavam-nos suavemente: Esopo contava as suas fábulas a Xerazade no ponto mais alto da Torre Eiffel, Cristóvão Colombo escutava Tom Sawyer a relatar as suas travessuras num barco em pleno rio Mississipi, Alice passeava no País das Maravilhas pela mão de Mary Poppins e Andersen narrava as suas histórias à aranha Ananse, junto a uma pirâmide.
O jogo com o globo terrestre e os livros divertia muito os dois irmãos, porque não acabava nunca. As páginas que haviam lido tinham-nos tornado marinheiros e exploradores. Com a «luz» dos livros conquistavam o planeta, viviam em diferentes civilizações, diferentes épocas, admirando a sua imensa variedade. Dito em poucas palavras: descobriam a vida no vasto mundo, ali a dois passos do seu quartinho. Voavam para todo o lado, viajavam por toda a parte e sonhavam.
E, é claro, esqueciam-se de apagar a luz!
– Meninos, toca a dormir! – repreendiam os pais. – Já é tarde. Apaguem a luz!
– Não podemos – respondiam a rir. – A «luz» dos livros nunca se apaga.

ANGELIKI VARELLA


Ler é divertido!

- Vamos incentivar as crianças a ler?
- Sim.
- Vamos lá, então!

- Escolhe um lugar sossegado, sem televisão ou rádio por perto para não haver distracções.
- Senta o teu filho/a no teu colo ou ao teu lado.
- Escolhe um livro bonito e interessante, um livro de que gostes, porque se o livro te enfadar também o fará à criança.
- Não fiques nervosa nem envergonhada por leres em voz alta, o teu filho não é um crítico. O que importa é o tempo que estão juntos com um livro e quanto mais lerem, melhor lerão.
- Primeiro analisem a capa do livro: pede à criança que descreva o que vê nas ilustrações e que dê palpites sobre a história (Qual será o assunto do livro?). Seguidamente, lê o título e pergunta – lhe qual a sua opinião agora. Será que vai achar que o assunto que apontou, vendo só a ilustração da capa, se mantém?
- Agora folheia o livro. Se a criança quiser, deixa-a segurar no livro e passar as páginas. Se o livro tiver ilustrações, deixa-a falar sobre os desenhos, incentiva-a a descrever o que vê e a contar ela própria uma história a partir das ilustrações.
- Quando a criança pedir a tua opinião, dá-a, não te rias nem digas que o que ela está a dizer é um absurdo, deixa-a imaginar uma história para os desenhos que ela vê.
- Enquanto a criança vai contando a sua história, faz-lhe perguntas e dá-lhe tempo para responder. Não faças só perguntas cuja resposta é sim ou não.
- Enquanto lhe mostras as ilustrações, vai estabelecendo relações com coisas e pessoas que a criança conhece. Se é uma figura de um cãozinho, fala-lhe de um cachorro que vocês tenham ou conheçam. Este exercício ajudá-la-á a expandir o seu vocabulário.
- Passa, agora, à leitura. Segue as palavras com o dedo. Claro que não estás a ensinar a criança a ler, mas ela irá perceber que aqueles arabescos são importantes, porque contam a história.
- Dá sempre o exemplo: mostra à criança o quanto gostas de ler livros, revistas e jornais. É importante mostrar que os livros e a leitura são valorizados em casa.
- Mostra-lhe como a leitura está relacionada com algumas actividades do dia-a-dia. Chama a criança para ver a revista da programação da televisão ou para ver uma receita de culinária.
- não esqueças que além de ajudarem a expandir o vocabulário, os livros também são importantes para ensinar sobre as emoções e os sentimentos. Começa com palavras como feliz, triste e à medida que a criança for crescendo, insere palavras novas. Fala-lhe sobre os teus sentimentos (Que susto! Que alívio! Que bom! Que engraçado! Que amoroso!…) e faz-lhe perguntas (tiveste medo? Gostas deste cão?). Não esperes respostas logo nas primeiras vezes. Um sim ou um não com a cabeça, já mostra que a criança percebeu. As palavras virão depois.
- Ajuda a criança a relacionar os acontecimentos relatados no livro com o que se passa na própria vida. Mostra-lhe uma mala ou um objecto, representado no livro, usado, por exemplo, pela avó e pergunta-lhe quem usa uma bolsa daquelas, ou quem é que tem uma coisa igual àquela ou diz-lhe que o pai também brincava como o menino do livro, quando era pequeno, ou, ainda, mostra-lhe o casaco azul de uma das personagens e pergunta-lhe a cor do seu casaco.
- Pergunta-lhe o que irá acontecer na próxima página. Este exercício serve para exercitar a criatividade e fazer a criança criar a sua própria história. Ou pergunta-lhe o que acha de determinada personagem ou da situação criada. Não faz mal que a criança interrompa a leitura do livro, o importante é estimular-lhe a imaginação. Não esqueças de dar tempo à criança para responder às perguntas e elogia-a sempre.
- Quando estiveres longe de casa, conversa com a criança sobre o livro favorito dela. Tenta fazê-la contar a história, e vai completando ou fazendo perguntas. Ou inventem novos enredos com as mesmas personagens. Não esperes muito dessas brincadeiras, mas aplaude sempre.
- Não contes histórias só na hora de ir dormir. Leva livros, quando vais passear, conta histórias no carro, deixa a criança folhear um livro, enquanto fazes compras no supermercado.
- Aproveita esta actividade e o tempo de leitura. Ler com os filhos é divertido…


O que a minha filhota fez a partir de várias fotografias dela:

Ficou um trabalho muito bonito! Agora só falta emoldurar.








14 comentários:

Tita disse...

os livros infantis transportam-nos para um universo imaginário, e fantástico. Adoro viajar com eles e fazer os miudos embracar na minha viagem. ás vezes consigo , outras não. e adoro o fantástico. bjs.

Lucinda disse...

oi, passei para te desejar um bom final de semana. jinhos

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá amiga!
que post tao interessante! adorei!
Adorei o conto "a luz dos livros", e os trabalhos da tua filha estao magnificos! parabéns para ela, que é uma artista.
tb adorei o filme do Principezinho e vou recomendar lá no blog.
e quanto ao Rapaz de Bronze, fomos ver e teatro há uns tempos a Sesimbra. A M. adorou!!!
bjo grande e bom fds, querida Mena! fica bem!

VovoBaisa disse...

Mena!
Que coisa fantástica é a leitura! Sou professora aposentada e alfabetizei durante 10 anos. Sempre incluí Projeto de Leitura e os meus alunos liam por prazer, sem cobrança e era muito gostoso... Tínhamos a hora da leitura diariamente e eu era cobrada por eles, quando "esquecia" propositalmente!!! rsss..
Adorei .
bj. Baísa

Anónimo disse...

Eu li esses livros toda da Sophia de Mello Breyner Anderson e adorava :D

*Beijinho,
Joanita

Anónimo disse...

Olá!!
Peço imensas desculpas pela demora de vir a retribuir a minha visita.
Vim agradecer o teu comentário e também a visita ao meu blog e volta sempre que queiras pois vou tendo novidades!
Também te queria dizer que tens trabalhinhos muito lindos e fantasticos!
Beijinhos

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Que Linda Postagem e educativa lêr é muito bom enriquece...
PARABENS adoro vir te visitar o trabalho de sua filha ficou lindo

BOM FINAL DE SEMANA
Bjs
Andrea

Anónimo disse...

oi passei pra dar a voce um boa noite seu cantinho lindo como sempre bjos

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

D. disse...

Olá!
Gostei muito do seu post...
É muito bom ler eu gostava de ter mais tempo para ler, mas com a escola é impossivel!


Olhe passe pelo meu blog, há coisas novas!

Beijinhos Grandes, Diana.

Maria Bettencourt Lemos disse...

Digna de ser lida a sua obra que é soberba!

Idalina Farias disse...

Mena estes seus textos são espectaculares e tenho que trazer o meu filhote para AQUÍ para o computador para os partilhar com ele, que tem 9 anos e gosta de ler.
Mas ele tem que ver estas lindas palavras, lindas fotos, lindos filmes que só hoje descobri!!!
Já tinha visto as artes mas esta arte é a sua profissão e deve ser uma EXELENTE professora!
Boa noite e prometo ensinar o meu filhote com estas mensagens tão lindas e educativas a todos os níveis. PARABÉNS!!!

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anónimo disse...

If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]hair surgery[/url]