sábado, 26 de julho de 2008

Arabescos com emoções

Portugal dos Pequenitos (Coimbra)





Falar com riscos

Ver uma criança a desenhar, dá-nos a noção da seriedade com que ela está a realizar o seu trabalho, coisa que não poderia acontecer se ela estivesse simplesmente a rabiscar sem uma intenção determinada. Desenhar para a criança é uma atitude consciente e emocional. Pode ser até reflexo do seu estado de espírito naquele momento, ou pode também estar a ajudar a criar ou a intensificar um estado de espírito que já exista.
Quando uma criança está a desenhar, há uma quantidade enorme de coisas que está a aprender intuitivamente acerca do acto em si e também dos materiais que está a utilizar (Coquet, 2002).

O desenho infantil expressa o mundo interno da criança, a sua personalidade. Através dele, podemos conhecer os seus pensamentos, desejos, fantasias, medos e ansiedades. Pelo desenho constata-se como ela percebe e compreende o mundo, revelando a expressão de aspectos afectivos e cognitivos da sua personalidade. Além disso, podemos, através da análise do desenho, constatar o nível de maturidade intelectual da criança.

Ao desenhar, a criança exprime o que conhece de um objecto, a representação mental que faz dele no momento em que desenha. Cada desenho tem um significado pessoal, assim como a sua expressão. Todo o símbolo analisado deve ser visto dentro do contexto da história pessoal do autor do desenho, pois pode ter um significado diferente para outra pessoa. Ao analisarmos vários desenhos dos nossos filhos ao longo de um período, é possível visualizar as mudanças que ocorrem e a consequente evolução do desenho.

Como identificar os vários estados emocionais do seu filho?

A criança demonstra satisfação e alegria quando desenha curvas. Pode ser apenas um leve ou simples movimento de rotação ou um traço que dá várias voltas.

A ansiedade reflecte-se através de linhas rectas, bem marcadas e também nos desenhos com formas angulares. Manifesta-se também pela necessidade de preencher toda a folha.

A criança é perfeccionista quando tem necessidade de apagar muito e de usar réguas para traçar as linhas. Parece que nunca está satisfeita com o resultado, quer sempre que os seus desenhos atinjam a excelência (no seu ponto de vista, claro!).

Devido à tensão, a criança pode chegar a rasgar a folha com o bico do lápis, isto anuncia depressão.

O uso de cores muito sumidas mostra inibição.

Quando a criança desenha objectos completamente desadequados ao ambiente que quer retratar, muito diferentes em relação à realidade e/ou representa predominantemente, nos seus desenhos, personagens sobrenaturais, revela inadaptação, desajustamento da criança à realidade.

A presença de elementos que designam agressividade (personagens e acções) nos desenhos permite perceber que a criança tem medo.


Coelho à minha moda

Esta receita está aqui.

Corte o coelho em pedaços e tempere-o com sal, pimenta em grão, dentes de alhos às rodelas finas e folhas de louro.

Na panela de pressão ou numa caçarola, coloque o azeite e leve a lume brando. Quando estiver quente, adicione o coelho, os alhos laminados e os grãos de pimenta (não junte aquele molho que o coelho costuma ganhar). Tape a panela e deixe estufar, lentamente, durante 20 minutos. De vez em quando, agite a panela.


Entretanto, descasque as batatinhas e passado o tempo indicado, junte-as ao coelho, salpicando-as com o sal e o tomilho. Adicione também os cogumelos, volte a tapar a panela e deixe cozinhar por mais 15 minutos. (Desta vez, a pedido da minha filha, não pus cogumelos. Fica óptimo com ou sem cogumelos). Não esqueça de agitar, de vez em quando, a panela para não se pegar.


Sirva com uma boa salada mista e delicie-se.

Trabalhinhos:

Esta toalha foi feita em parceria com a minha mãe. Quando era miúda, a minha mãe ensinou-me a fazer croché e estas rosetas foram o meu segundo trabalho com linhas. Eram para fazer uma toalha, mas seria preciso dar ao dedo muitas vezes até conseguir ter o número suficiente de rosetas. Então, está-se mesmo a ver, desisti! E as rosetas andaram por ali... A minha mãe dizia-me para ir fazendo... Eu dizia que sim... Mas nada... Pensei, pensei... Até que engendrei uma maneira de utilizar unicamente as rosetas que tinha... Propus à minha mãe este projecto: colocar as rosetas de modo a fazer um centro, bordar uns desenhos e colocar à volta uma rendinha. A minha mãe viu logo que eu não tinha qualquer intenção de fazer mais rosetas e abraçou o meu projecto... Quanto a mim, a toalha ficou muito mais bonita do que se fosse totalmente confeccionada com rosetas. E, no final, a minha mãe concordou comigo. Ah! As rosetas e a rendinha foram feitas por mim, o bordado ficou a cargo da minha mãe.




Travessão: Sol de Outono



16 comentários:

Artes Mistas disse...

Olá Mena.
Pais paisagens lindas. Há tanto tempo que não Vou ao Portugal dos Pequeninos!!! Mas estou a pensar ir lá este ano com a minha pequenina. Em relação aso seus trablhos e às suas receitas, não tenho muitas palavras, pois, por um lado, são lindos, por outro parecem deliciosos e ficamos sempre com água na boca.
Obrigada por partilhar as suas receitas.
Jokas grandes e tudo de bom Ana

artes_romao disse...

Boa noite,td bem?
venho agradecer a tua visitinha...
e espreitar as novidades, tal como me pediste,hehhe....
a toalha esta divinal,adorei...
ker dizer adoro este tipo de trabalhos...
aprecio imenso e é claro gosto de ter...
de vez em qd la mudo os meus naperons na decoraçao,lol...
o gancho tb esta excelente...
parabens as 2 criadoras...
fika bem,jinhos***

Artcolorbiju disse...

Olá estamos a organizar a Troquinha Winnie the Pooh no nosso blog, convidamos-te a inscrever.
Tânia & Sílvia

http://artcolorbiju.blogs.sapo.pt

Habiba disse...

lindo o ganchinho... como sempre! beijinhos

Alexa disse...

Olá!
Estou a organizar a minha primeira troquinha cujo tema é: Bruxas
Passa no meu blog:
http://maniadascontasartesanato.blogspot.com/
Como o prazo é alargado pode ser que queiras participar.
Jinhos
Alexa

Sonia Facion disse...

mena olá!!!
Ah!!!! Meu marido adorou a receita do coelho, disse que vai fazer, eu não consigo, tenho dó, hehehe...
Lindo prendedor de cabelos.
Bejinhos e uma semana abençoada para vc e sua família.
Sonia

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga Querida
Obrigada pela mensagem de Niver e pelo Carinho nesse dia tão Especial para mim eu fiquei muito Feliz ....
Em Agradecimento deixei um MIMO para vc com muito Carinho no meu Blog....
Bjs
Andrea

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Gostei muito da postagem...e sobre os desenhos o que eles indentifica os estados emocionais, meu filho esta começando a desenhar agora , porque ele não gostava agora ele desenha bastante vou prestar bastante atenção nos desenhos que ele faz...
Adorei a sugestão culinaria e os trabalhinhos um encanto
PARABENS para vc e sua mãe
Bjs
Andrea

Bijuterias D'encantar disse...

Oláa
Adorei tudo mas esta receita vou ter de fazer!! hummm...
Sabes-me dizer mais ou menos quanto tempo depois do coelho estar na panela se mete as batatas?

Beijinhos e boa semana

Bijuterias D'encantar disse...

Mais uma dúvida... n metes água ou vinho para fazer aquele molho que se ve na foto?

ShiningMoon disse...

Que saudades do Portugal dos Pequeninos!!!
Só lá fui uma vez (com 8 ou 9 anos) e a maior recordação que tenho é que não conseguia entrar em todas as casas. Como era gordinha, tinha medo de não conseguir sair... lololol
Obrigada pelas fotos!
Bjitos e boa semana.

Chocolate disse...

olá!
passei para desejar boa semana :)
beijinhos ;)

Daniela Tavares disse...

Oi!!

Ai!! Adoro essas publicações a falar do que é que os desenhos querem dizer...

Esse coelho!! Hum!! Que águinha na boca agora me cresceu!! Ainda por cima perto da hora do almoço!!!!

Beijos grandes!

='P

Bah disse...

Oi Mena,

Que linda toalha! Sempre tive vontade de fazer essas aplicações com crochê, acho lindo...

O coelho deve ter ficado saboroso, inclusive as batatas estão com uma cara ótima... Aqui no Brasil coelho não é comum, eu mesma nunca provei! Mas sempre é tempo, né?

Bjinhos e tenha uma ótima semana!
;D

MARIA LEMOS disse...

Olá Mena,

Dificilmente haverá alguém tão multifacetado e BEM!
Cultura, artes, culinária...enfim cada post teu deixa qualquer um elucidado e culturalmente enriquecido, parabens!
Um grande beijinho para ti
Maria Lemos

Marilú disse...

Oi amiga...vim ver as novidades e dizer que tem um premio pra vc em meu blog...adorei as informaçoes e a receita de coelho vou passar para o meu marido ele adora...a toalha ficou lindíssima...parabéns pra vc e pra mamãe.Boa semana...Bjsss