segunda-feira, 21 de julho de 2008

Desenhos com emoções, ideias e conflitos

Portugal dos pequenitos (Coimbra)





Faz-me um desenho!

A árvore, segundo os entendidos, é o símbolo mais importante e completo dos desenhos infantis, porque se refere ao seu lado físico, emocional e intelectual.
Mas da árvore já vos falei. Agora, vou falar-vos das casinhas, montanhas e barcos que as crianças gostam tanto de desenhar.

A casa representa a emoção da criança a nível social. Se a casa for grande indica um estado de grande emotividade, mas se é pequena, é porque a criança se encontra mais retraída e com dúvidas. Uma porta pequena mostra que faz uma selecção criteriosa e cuidadosa das pessoas que quer que entrem em sua casa, na sua vida, e não gosta de dar satisfações a ninguém. Se desenhar uma porta grande, quer dizer que qualquer pessoa será bem-vinda. A maçaneta desenhada no centro da porta, revela um desejo de autonomia e de independência, mas também que a criança é teimosa e que gosta de fazer o que quer. A maçaneta à esquerda faz adivinhar uma criança muito ligada ao passado, que não gosta de mudanças repentinas e que não sente necessidade de crescer. À direita, simboliza que gosta de mudanças, surpresas e de antecipar o futuro. Casinhas com chaminé a deitar fumo reflectem o ambiente que se vive em casa da criança. Um simples traço com cores alegres indica que existem aspectos favoráveis no ambiente familiar e novidades boas. Se, pelo contrário, o fumo é intenso, cerrado, escuro e bem carregado significa que a tristeza anda no ar e que a criança se sente atormentada com qualquer coisa. É preciso observar a criança para ver se é apenas um período mais complicado ou se é uma situação que já dura há algum tempo.

As montanhas significam estabilidade. Se forem desenhadas do lado esquerdo da folha, trata-se de uma estabilidade adquirida no passado. Se estiver do lado direito, refere-se ao grande desejo que a criança tem de se sentir em segurança, estável. Desenhadas ao centro, significam a urgência que tem em concretizar os seus objectivos. Uma casa desenhada na montanha significa que vive intensamente qualquer transformação e que espera viver sempre em harmonia, qualquer mudança pressupõe uma nova harmonia.

Desenhar barcos significa que a criança se adapta facilmente a qualquer situação imprevista. Se os barcos forem grandes, o seu filho não gosta de mudanças e gosta de ter o controlo nas situações. Se forem pequenos, reflectem uma criança sensível e frágil, mas de grande intuição. Tem necessidade de se sentir segura.

As crianças vêem, as crianças fazem


Lasanha com beringela

Ingredientes

3 colheres de sopa de polpa de tomate
400 g de carne picada
1 dl de azeite
100 g de cogumelos
1 cebola
1 dente de alho
1 cenoura
100 g de toucinho fumado
12 folhas de massa para lasanha
2 dl de caldo de carne
1 dl de vinho branco
1 dl de natas
50 g de margarina
45 g de farinha
sal
1 malagueta grande
pimenta
salsa
queijo ralado
7 dl de leite
1 beringela grande

Molho de carne:
Pique finamente os cogumelos frescos, a cebola, o dente de alho, a cenoura, a malagueta e o toucinho fumado. Aloure tudo em 1 dl de azeite durante cerca de 10 minutos. Junte a carne picada e deixe-a alourar.
Adicione a salsa picada, a polpa de tomate, o vinho branco e o caldo de carne. Deixe cozer em lume brando cerca de 15 minutos. Junte as natas e mexa. Tempere com sal e deixe cozer em lume brando mais 10 minutos.

Molho bechamel:
Derreta a margarina, polvilhe com a farinha, mexa e regue com o leite. Deixe cozer suavemente, mexendo sempre, e retire do lume 5 minutos após ferver. Tempere com sal e pimenta.

Lasanha:


Coloque num tabuleiro untado com azeite ou margarina, um pouco do molho bechamel, por cima 2 ou 3 folhas de lasanha, lado a lado para cobrir todo o fundo do tabuleiro. Volte a regar com um pouco de bechamel e, depois, coloque a beringela cortada às rodelas finas.

A seguir cubra com o molho de carne.

Repita as operações até encher o tabuleiro e termine com uma camada de folhas de lasanha regada com o resto do molho bechamel.

Polvilhe com o queijo ralado.

Leve ao forno (200º) durante cerca de 45 minutos, até a massa e a beringela estarem cozidas.

Sirva acompanhada de uma boa salada mista. É um prato óptimo, a beringela dá-lhe um saborzinho!...



Desafio

Este desafio foi-me passado pela Carolina
Consiste em publicar fotos de uma rua principal da minha cidade, de um edifício…

Aqui ficam, então, as fotos que eu escolhi!


Mas se quiserem ver mais, passem por aqui e também por aqui!

As regras são:

Colocar o blog de quem me enviou o desafio: carolinatodotejido.blogspot.com

Postar as fotos

Passar o desafio a 5 meninas:

Daniela
Liliana
Paula
Filipa
Carla




Trabalhinhos: um presente para a Anabela (colar com penduricalhos), a pulseira foi feita pela minha filha para me oferecer e o anel foi um dos presentes para a Maria João.




10 comentários:

Feltro em casa disse...

Humm... que colares bacanas!!!Tu está capriochando cada vez mais, hein Mena??
Agora vamos direto ao assunto:
OOOOBBBBAAA Lasaaaanha!!!Assim como o Garfield, eu também amo lasanha!!!O bom dela é que tudo é bom!!!Seja de carne, galinha, berinjela,... todas ficam maravilhosas..~Estou sempre pronta para devorar uma!!!Um beijão!!Malú (cheguei a sentir o cheirinho do queijo....mmmmmm)

Bijuterias D'encantar disse...

Olá :D
Adorei mais uma vez... tudo tudinho :D
E o meu sobrinho adorou a música do mestre andré :D

Beijinhos e boa semana

Nile e Richard disse...

Olá querida.Lindas fotos e que lugar maravilhoso que voce mora.Os comentarios e videos sobre as crianças estão formidáveis.As bijus lindas como sempre.bjtos.Nile.

Chocolate disse...

olá querida!
já voltei de férias! passei para ver as novidades :)
beijinhos!

Amor Impresso disse...

Oi Mena!

Essa lasanha fica uma delícia!!

Bjokas e tenha uma linda semana! ;D

Anónimo disse...

Olá. Obrigada pela visita ao meu cantinho:) também não conhecia o teu mas gostei muito! Irei voltar mais vezes! Um beijinho
Su

Habiba disse...

Super lindo o novo colar! beijinhos

CARPE DIEM disse...

Desde já, obrigada pela visitinha e gostaria de te dizer que este colar está fabuloso!! Parabéns!

Joaniska disse...

Olá!
Obrigada pela passagem no meu cantinho:)

Adorei visitar a tua casinha, achei muito acolhedora e util, pois fiquei a conhecer mais um pouco sobre os desenhos das crianças que tanto gosto.

Beijocas e boa semana de criações
=0)

APO (Bem-Trapilho) disse...

obrigada querida! nao me esqueci do desafio mas ainda nao tive tempo de ir ao baú das fotos. vou responder brevemente!
fica bem, bjinhos! :)