sábado, 19 de julho de 2008

Riscos e rabiscos

Portugal dos Pequenitos (Coimbra)




Desenhos

Na sala de um consultório, enquanto esperava pela consulta, a minha filha deu-me uma revista para fazer passar o tempo. Comecei a folheá-la, sem grande interesse, até que deparei com um artigo sobre riscos e rabiscos. Fiquei assim a saber (melhor) que por detrás de um desenho de uma criança, há mais informação do que aquela que vemos efectivamente, há um mundo para conhecer: o seu mundo.

Eu, quando era miúda, gostava de desenhar árvores, tinha uma paixão enorme pelas árvores, desenhava árvores em todos os meus desenhos. Árvores grandes, árvores pequenas, com folhas, sem folhas, floridas, com frutos, com raízes, com ninhos, com copas redondas ou coniformes… Havia um mundo de árvores na minha imaginação! Agora, finalmente, percebo o seu significado! As minhas árvores significam o gosto pelo conhecimento e uma ligação forte à mãe.

O tronco da árvore largo revela força na superação de problemas, se for estreito e esguio indica vulnerabilidade às complicações. Se a árvore tiver pouca folhagem, a criança está triste e abatida, mas se tiver muitos ramos e folhagem abundante, a criança está cheia de ideias ou tem ocupações em excesso. Frutos e flores são pormenores ligados ao lado feminino. As raízes estão associadas à estabilidade ou a necessidades de ligação afectiva ou a dificuldades de separação.

Comecei logo a recordar os primeiros desenhos dos meus filhos: figuras humanas que representavam a família mais próxima, casas, árvores, animais (o cão - o Gil, cavalos), o sol, flores, montanhas…

Por exemplo, ambos desenhavam a família (o pai, a mãe, o avô, a avó e eles). Isto revela o seu mundo, aqueles que são importantes na sua vida. Mas há pormenores a que temos de prestar atenção: se os olhos das figuras forem redondos, significa que a criança é curiosa, mas pode também indiciar medo de algo que está a ver (é uma questão de estarmos atentos ao pequeno mundo dos nossos filhos para descodificarmos os sinais). Se os olhos forem pequenos, é porque sabe que lhe estão a esconder alguma coisa. Uma boca grande significa que a criança é faladora, desinibida, extrovertida. Uma figura sem boca revela uma criança tímida e calada, introvertida. Os braços levantados indicam necessidade de entendimento. Os braços caídos ao longo do corpo significam desprezo pelo contacto social. Se estiverem abertos, à altura dos ombros, indicam necessidade de interacção e receptividade, talvez precisem apenas de um abraço. Se a figura não tiver mãos, revela incapacidade na criança de resolver problemas. Figuras sem pés significam procura de estabilidade e forte dependência em relação ao seu ambiente.

Bem, hoje, fico por aqui em relação a riscos e rabiscos! Na próxima sessão, falar-vos-ei mais do que aprendi em relação aos desenhos da pequenada, porque traços, garatujas, gatafunhos e ilustrações a lápis dizem muito acerca dos nossos filhos! Entretanto, peçam: Faz-me um desenho.

Miminho

Amigo verdadeiro é Anjo, é Paz, é tudo!
Ofereço-vos, então, o Anjinho da Amizade, para que esteja sempre presente na vossa vida!


Entrecosto com favas

1 kg de entrecosto
1 cebola grande picada
2 dentes de alho
favas

1 malagueta grande

1 dl azeite
1 folha de louro
1 dl vinho branco
400 g de concentrado de tomate ou três tomates bem maduros

1 chouriço-de-carne
1 chouriço mouro
1 ramo coentros
sal
pimenta

Corte o entrecosto em pedaços e tempere com sal.
De seguida, refogue em azeite a cebola e os alhos picados, juntamente com a folha de louro e a malagueta cortada aos pedacinhos.


Acrescente a carne e deixe cozinhar.

Junte o vinho e espere que evapore um pouco.
Misture os tomates picados ou o concentrado de tomate e deixe apurar. Quando a carne estiver quase cozida, cubra-a com água.

Quando levantar fervura, adicione as favas e rectifique os temperos; tape e deixe cozinhar, por cerca de 40 minutos.

A 5 minutos do final, junte os enchidos cortados às rodelas e deixe cozinhar.

Adicione um ramo de coentros. Deixe perfumar um pouco.

Sirva de imediato, acompanhando com uma boa salada de alface.



Trabalhinhos:
Lembram-se disto!


Cá está, a toalha preta que a minha mãe está a bordar! Está a ficar um espanto, não está?
O desenho foi feito por mim e pela minha filha, fomos buscar inspiração aos bordados das Caldas e de Óbidos, mas demos-lhe um ar mais moderno.

Uns brincos para uma amiga do meu filho.

16 comentários:

artes_romao disse...

Boa noite,td bem?
obrigado pela visita...
gosto imenso de te ver por la e principalmente qad tens novidades,heheh....
esta um post maravilhoso, como era lindo o nosso mundo em crianças,lol...
muita imaginaçao, p alem dos amiguinhos k nos 'criavamos' na nossa ideia...
quanto a este prato, nos la em Aveiro n faziamos, era outro bem diferente....
mas aki a minha sogra fez-me qd vim p ca e de vez em qd la faço, adoro td o k tenha favas,lol...
quanto á toalha da tua mae, esta estupenda,parabens...
tem umas maos de fada essa senhora, mas voçes tb estao de parabens pelas belissimas ideias k lhe deram.
por fim, os brincos, lindissimos...
deve ter ficado toda vaidosa, a menina...hehehe
bom fim de semana, fika bem.
jinhos***

maiu :) manchinha da vaca disse...

Olá minha querida Mena, venho aqui dizer que apesar do sumiço dos comentarios,sempre que posso venho dar uma visitada no seu cantinho, mas com este tempo tão curto anda um tanto quanto dificil!
Mas também vim dizer que adoro passar por aqui, pois sempre cheio de grandes idéias, historias, receitas e trabalhos maravilhosos!!!
Que vejo que em casa post tem um pedacinho e um carinho todo especial seu :)
E claro, não podia tambem deixar de citar o lindo bordado que sua mãe esta a fazer! Dê os parabéns a ela por mim!
Beijinhos querida, e otimo domingo para voce e sua familia!!!

Feltro em casa disse...

Oi Mena!!
Ai que legal!!Sabe essa cidade dos pequeninos? Quando eu tinha uns 13 anos eu me correspondia com o irmão da minha avó aí em Portugal, meu tio-avô chamado Armênio. Ele morava em Rio Tinto. Nessas nossas trocas de correspondência, ele me mandou um monte de postais, e entre eles tinham uns justamente desta cidade dos Pequeninos. Quando eu vi as suas fotos me lembrei na hora. Eu me lembro que ficava me imaginando dentro destes castelinhos, tão bonitinhos...Até hoje tenho os postais!! Adorei o seu post!!!Beijo, malú

Nile e Richard disse...

Olá querida.Está tudo muito lindo.A receita parece deliciosa mas não conheço entrecosto.A toalha preta está maravilhosa e os trabalhos de bijus também.Obrigado pelo mimo.FELIZ DIA DO AMIGO PARA VOCES!!!bjtos.Nile.

Daniela Tavares disse...

Oi!!

Hum...! Nunca fui ao Portugal dos Pequeninos... Já lá passei, mas nunca lá estive!! =(

Quanto ao artigo que aí escreves-te sobre os desenhos das crianças... adorei!! Interessei-me mesmo!! Será que tens esse artigo da revista? Se tivesses e pudesses enviar...

Obrigado pelo miminho... Logo posto, ok?

Essa receita até parece saborosa, mas eu não gosto muito de favas... BAH!! ='\

A toalha que a tua mãe está a bordar está muito bonita!! Adorei!!

Tal como adorei os brincos que fizes-te!!

Beijos grandes!

='D

PS: Sabes que dia é hoje? Dia do Amigo!! Desejo-te assim um óptimo dia!!

@rtes&brincadeiras disse...

oi mena! também nunca fui ao Portugal dos pequeninos... é muito giro!
O entrecosto devia estar cá com um cheirinho! e a toalha está lindíssima...muito chique!
Adorei os brincos, super originais!
beijinhos e obrigada pelo mimo!

Habiba disse...

ola querida... realmente a toalha esta a ficar fantastica! So tinha 1 vez no Portugal dos pequeninos mas gostava de la voltar um dia... pena ja não ser pequenina para poder entrar nas casinhas. beijinhos

Themis disse...

Que lindas fotos, hermoso lugar! Coimbra me recuerda a cuando vivía en Uruguay, muy cerquita de una calle junto al mar, cortita pero muy linda que se llama Coimbra-
Que pases un lindo domingo! besos

Daniela Tavares disse...

Oi!!

Porque és uma amiga especial para mim, peço-te que passes no meu blog... Tenho lá um mimo meu e um poema para levares!!

Beijos grandes!

='D

APO (Bem-Trapilho) disse...

parabéns à tua mãe pela toalha!!! MARAVILHOSA!!!
os brincos tb estão demais! adorei! :)
quanto ao tema que escolheste hj, achei muito interessantes, mas sou sempre muito céptica nestas coisas de análises generalizadas. eu, em criança, tanto fazia árvores frondosas com troncos largos como outras com troncos fininho, e por aí adiante. era como me dava na veneta, e lembro-me perfeitamente de ser com preocupação estetica (ás vezes achava que ficava melhor aí uma árvore fininha, mas se fosse preciso no mesmo desenho tb desenhava uma grande). mas nao digo que nao tenha alguma razao de ser estas analises. sao até muito curiosas e claro que independentemente de qualquer analise de desenho dos nossos filhos que possamos fazer, devemos sempre estar muito atentos a eles, Às respostas que nos dão, comentários, olhares, preferências, brincadeiras, atitudes, tudo!... principalmente mudanças de atitudes!
fico à espera do teu próximo post sobre o tema.
bjo e optima semana!

Feltro em casa disse...

Oi Mena!!
Nossa eu ontem me esqueci de comentar a toalha, que negócio de louco!!!Tá linda!!!Parabéns à todas!!!Pelo bordado, pelos riscos...tudo muito bonito!!
Hoje estou te postando para te deixar um beijo pelo dia do amigo!!!Pelo menos hoje aqui no Brasil, é o dia do amigo!!!Então estou beijando todos os meus neste dia!!!Smack!!Malú (vai incluido um abraço bem apertadinho!!!)

Néa Souza disse...

oI AMIGA,MUITO OBRIGADA PELO MIMO DO ANJINHO, VOU COLOC´-LO NO MEU BLOG DE MIMOS E COISINHAS, UM GRANDE BJ.

Maria Oliveira - FazendoArte disse...

lindas fotos!
bjs

:)

SANDRA RIBEIRO disse...

ola amiga
parabens por tanta coisinha
as fotos sao lindas assim como os trabalhinhos e o comer
beijos e boa semaninha

caloca disse...

Olá Mena, passar por cá está a tornar-se um bom "vicio", adoro seus trabalhos, suas receitas, sua disponibilidade para dar tanto a conhecer no seu blog, fiquei encantada com o "significado dos desenhos das crianças", já estou comparando e avaliando os desenhos da minha caloquinha. Dou-lhe os meus parabéns por ser uma pessoa tão especial.
Jinhos
Armanda

soledad1991@gmai.com disse...

Hola! perdon por no pasar pero tuve propblemas con internet... gracias por el mimo en primer lugar ya me lo llevo a mi blog, por otro lado cada vez que paso por aca me voy con mucho hambre jejejeje los trabajos son hermosos!!! quiero esos aritos! besotes