Colhe
todo o oiro do dia
na haste mais alta
da melancolia.
A poesia de Eugénio de Andrade está impregnada de metáforas, tornando-se necessário proceder à sua descodificação. Serve-se da imagem e da metáfora para nos transmitir a pureza original das coisas e banir os aspectos negativos que pairam sobre a humanidade.
No poema apresentado consegue percepcionar-se a sua consciência e ligação ao mundo, uma vez que surge o nome "melancolia", o que comprova que o sujeito poético tem os olhos abertos para o mundo e reconhece que este não é perfeito. Por isso, propõe que se colha "todo o oiro do dia" e que este se sobreponha à melancolia.
A consciência da efemeridade das coisas e da vida faz com que o sujeito lírico tente descobrir no mundo tudo o que este tem de luminoso e transparente, destacando-se, deste, modo, a euforia e a positividade de que se reveste a escrita deste poeta.
Nos seus poemas, o amor e a felicidade sobrepõem-se aos aspectos negativos, apelando aos elementos naturais e fazendo-os prevalecer sobre aqueles que o Homem construiu. Pretende restituir ao Homem a harmonia e a totalidade, falando-lhe da terra, onde está a sua origem e dos elementos naturais que a integram.
Esta mensagem de paz e tranquilidade é transmitida numa linguagem simples e franca, onde as palavras e as imagens traduzem emoções e um sentimento de plenitude e de esperança face a uma sociedade hostil que o leva, por vezes, a insurgir-se e a manifestar o seu desagrado.
Concluindo, há neste poema uma mensagem: devemos consciencializarmo-nos da fugacidade das coisas e da necessidade de aproveitar o dia; devemos ligarmo-nos mais à terra e à natureza.
Meloa com vinho do Porto
0,2 dl de vinho do Porto
hortelã
Lave as folhas de hortelã e corte-as fininhas. Ponha tudo no frigorífico e, na hora de servir, misture com o vinho do Porto.
Muffins de Chocolate da M.
180 g de farinha de trigo
3 ovos
1,5 dl de óleo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
180 g de açúcar
60 g de chocolate em pó
100 g de Chocolate para Culinária picado
1/2 chávena de chá de nozes picadas (facultativo)
1 pitada de sal
Bata muito bem os ovos, o açúcar e o óleo, até obter um creme fofo e esbranquiçado. Reserve.
Numa taça misture o chocolate em pó, a farinha misturada com o fermento, o bicarbonato e o sal.
Junte o Chocolate para Culinária picado, as nozes picadas e o creme reservado e envolva bem, sem bater.
Ponha a massa em formas de queques, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha.
Leve a cozer no forno a 200ºC cerca de 20 minutos.
Desenforme ainda quentes e sirva-os em caixinhas de papel frisado.
Trabalhinho:
Moldura "Vamos colher flores"