domingo, 20 de setembro de 2009

Pensar, falar, comunicar, agir, sentir, sonhar... viver


A palavra mágica

Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.


Carlos Drummond de Andrade


Deixo-vos aqui um poema de Drummond de Andrade em que o sujeito poético diz que busca incessantemente a sua palavra e, a pedido de alguns ex-alunos, apontamentos sobre os meios de comunicação e a história da comunicação...

Meninos e meninas, desejo-vos todo o sucesso do mundo nesta nova etapa da vossa vida. Sejam grandes e... continuem a sonhar!


OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO


História da comunicação

1. A comunicação interpessoal

- processo de exteriorização

- emissor e receptor (troca e reciprocidade)

O primeiro episódio da história da comunicação iniciou-se há várias centenas de milhares de anos, quando o Homo Sapiens aprendeu a exteriorizar-se através de gestos que foram ganhando um sentido cada vez mais preciso e de sons que se converteram em códigos significativos, transformando-se entretanto em palavras. Surge então o homem como comunicante. Comunicar já não é uma função instintiva, como a de caçar e de comer, é uma função cultural onde cada interlocutor é alternada ou simultaneamente emissor e receptor num mesmo espaço e ao mesmo tempo.


2. A comunicação de elite

- processo de transposição

- privilégio do emissor

A dada altura o homem sente necessidade de transpor os seus desejos, sonhos, ideias e pensamentos para um suporte material. As mensagens são inscritas inicialmente nas paredes das cavernas e mais tarde na argila, no papiro ou em pergaminho. Este novo tipo de comunicação dá uma posição privilegiada ao emissor, porque a comunicação não se passa no mesmo espaço e ao mesmo tempo, não havendo, por isso, uma resposta imediata. Daí a denominação de comunicação de elite. É através desta faculdade de transposição de uma ideia para um desenho ou para uma pintura que o homem cria a arte, a expressão da sua nova capacidade de abstracção.


3. A comunicação de massa (mass media)

- processo de amplificação

- privilégio do emissor

Com o tempo torna-se indispensável a amplificação das mensagens para o maior número possível de receptores. A evolução das novas tecnologias de comunicação possibilita a transmissão de mensagens no espaço e no tempo. A linguagem escrita é a primeira a poder conservar-se no tempo e a difundir-se no espaço através da criação da imprensa (gutenberg é o pai da imprensa). A linguagem visual é também propagada graças às ilustrações. O som encontra um meio de transmissão e de difusão à distância, a rádio. E quando o som, a imagem e o movimento se cruzam surge o primeiro meio audiovisual, o cinema.

Um pouco mais tarde, atinge-se o apogeu da comunicação de massas com a televisão. Imprensa, rádio, cinema e televisão constituem os mass media ou meios de comunicação de massa que se dirigem a uma audiência vasta, heterogenia e anónima. Este tipo de comunicação não se passa no mesmo espaço e ao mesmo tempo, o que impossibilita a existência de uma resposta imediata. O emissor é novamente o interlocutor privilegiado, detentor do poder de decisão e de manipulação das mensagens e o receptor fica reduzido a um mero destinatário sem poder intervir na comunicação ou tomar decisões relativas aos conteúdos e horários dos mass media.


4. A comunicação individual (self media)

- processo de gravação

- emissor/receptor

Apesar das enormes potencialidades dos mass media, o homem não passa de um mero receptor. As novas tecnologias possibilitam a gravação de imagens e de sons, serviço acessível a todos, permitindo assim a expressão dos chamados self media. Desta forma, o homem deixa de estar sujeito aos conteúdos e horários impostos pelos mass media e apropria-se dos diferentes meios de comunicação para os passar a utilizar não só em proveito próprio, como no caso da audição de CD, visualização de cassetes de vídeo ou de DVD, mas também para comunicar com os outros, por exemplo, através de jornais escolares de pequena tiragem. Institui-se assim a era da comunicação individual em que o homem volta a ser simultaneamente emissor e receptor, tal como era na comunicação interpessoal.


5. A comunicação universal (net media)

- interconexão de linguagens

- emissor/receptor

Com o aparecimento das tecnologias de comunicação e de informação surgiram novos meios de comunicação baseados na interconexão de linguagens a que chamamos net media. A internet é, hoje em dia, um meio privilegiado de comunicação, pois além de ser um veículo multimédia por excelência, permite uma elevada interactividade e representa a possibilidade de comunicação universal em tempo real. Este tipo de comunicação permite, portanto, a alternância ou simultaneidade de papéis entre emissor e receptor que, apesar de se encontrarem em sítios diferentes, comunicam ao mesmo tempo.


O acto da comunicação social


O modelo de Lasswell


Em 1948, Harold Lasswell, cientista político e professor norte-americano construiu um modelo de análise do Acto de Comunicação Social a partir de cinco questões fundamentais:

- Quem? – Esta pergunta centra-se no comunicador, isto é, naquele que fala, o jornalista, o especialista, etc.

- Diz o quê? – Esta questão refere-se ao assunto da mensagem que se destina a um público receptor (a quem).

- A quem? – Esta pergunta centra-se no público receptor, destinatário da mensagem.

- Por que meio? - Essa mensagem é transmitida por um determinado meio ou canal de comunicação como a imprensa, a rádio, a televisão, o cinema ou a internet.

Com que efeito? - Finalmente, o estudo das reacções dos destinatários através, por exemplo, da análise de audiências revela o efeito do acto de comunicação.



A Mena na cozinha

Couves recheadas

1 couve lombarda
4 ovos cozidos
1 lata de salsichas
sal
pimenta
1 cebola
1 dente de alho
azeite
4 tomates maduros
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
salsa


Coza a folhas da couve em água a ferver com sal, durante cerca de cinco minutos. Coza os ovos.
Coloque a cebola e o dente de alho picados a refogar em duas colheres de azeite. Junte os tomates reduzidos a puré e deixe apurar um pouco. Adicione o vinho branco, a salsa picada e a folha de louro. Deixe ferver durante 5 minutos. Junte um pouco de água e tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais um pouco.
Ponha duas folhas de couve sobrepostas e dentro coloque duas salsichas e um ovo cozido, enrole e feche com um palito.

Coloque os rolinhos a cozer no molho de tomate durante 15 minutos.

Sirva os rolinhos de couve com arroz branco e um pouco do creme de tomate onde cozeram.
Bom apetite!


Trabalhinho:

Colar

Miminho


Miminho oferecido pela ?
Aqui fica para quem quiser levar!

"Não basta falar sobre a paz, é preciso pensar, sentir, agir e viver em paz."
(Shenandoah)


12 comentários:

artes_romao disse...

boa tarde,td bem?
passei p agradecer e retribuir a visita.
gostei muito principalmente das couvinhas,hehhe.
assim como o colar.
agradeço tb o selinho.
fica bem,jinhos***

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Adorei o poema.Gosto muito deCarlos Drummont de Andrade.
Hoje não jantei, pois lanchei bem e agora só mais tarde.

No entanto deliciei-me ouvindo Beethoven.

Levei o selinho. Obrigada.

Bjs.

Lisa

Maria Cusca disse...

Olá amiga.
Obrigada pelo convite.
O jantar estava delicioso.
O poema é lindo, gosto muito de Drummond de Andrade.
Obrigada pela lição de Português.
O colar, está muito bonito.
E tudo isto, ao som de Beethoven...
Resumindo, foi um jantar e serão espectacular.
E claro levo o miminho.
Jinhos grandes e uma óptima semana

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá amiga! tudo bem?
Desculpa a ausência! tenho andado num corrupiu com o inicio das aulas da M. e as actividades.
Mas olha, falei-lhe da tua sugestão no blog dela e ela concordou em falar lá sobre os seus livrinhos. Só ainda nao foi desta pois nao temos tido quase tempo nenhum para dedicar ao blog. Hoje tem lá mais uma littlest pet shop. :)
bjokinhas doces!

Sonia Facion disse...

Oi Mena!!!

Dei uma passadela na sua loja, lindos trabalhos por lá.

Prá variar, estou a levar o miminho e desejo uma linda semana.

Bjknhas

Sonia

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ disse...

(¨`•.•´¨) Passei para
.`•.¸(¨`•.•´¨) deixar-te
.....×`•.¸.•´um abraço.
.....(¨`•.•´¨)
.....×`•.¸.´Desejar
(¨`•.•´¨)uma de semana
.`•.¸(¨`•.•´¨) de paz
.....×.`•.¸.•´ e luz.
....× (¨`•.•´¨)
(¨`•.•´¨)¸.•´E um
.`•.¸.•´ grande beijo


Tem selinho com direito a sorteio no Frufrus da Sabrith

Eunice Martins♥ disse...

olá amiga que ricas couves recheadas,adorei,o seu trabalho está maravilhoso, amiga mais uma vez muito obrigada pelo miminho adorei e já levo comigo,beijos.

Eunice Martins♥ disse...

Eu posso estar longe por um minuto, umas horas ou um dia, mas estarei sempre lá para ti. Posso não conseguir dizer bom dia, boa tarde ou boa noite, mas nunca direi adeus a uma pessoa que tem sido tão querida e verdadeira.
Tenho a certeza que tens muitas amigas e o teu mundo não vai acabar quando eu desaparecer. Mas quero que saibas que estarei sempre como tua amiga, mesmo que um dia penses que não tens nenhuma.
Nunca fiques farta de fazer pequenas coisas pelos outros, porque muitas vezes essas pequenas coisas podem significar muito para elas. É por isso que eu não me canso de enviar um pequeno ‘olá’ para ti.
Sonha um sonho esta noite enquanto dormes. Sorri um sorriso amanhã que possas manter, que todos os nossos sonhos e desejos se concretizem porque não consigo encontrar uma amiga melhor que tu!
DESEJO UMA SEMANA DE MUITAS REALIZAÇÕES.
BEIJOS COM CARINHO.

Chocolate disse...

olá querida! vim desejar-te boa semana! beijinhos

mfc disse...

tu reunes a simplicidade e o bom gosto na cozinha... e no resto do blog também!
Perdoas-me a gula?!
A gula devia ser uma virtude.

~*Rebeca*~ disse...

Mena,

Drummond se equipara a sua comida... aiai.

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca



-

Anónimo disse...

[B]NZBsRus.com[/B]
Forget Laggin Downloads With NZB Downloads You Can Instantly Search HD Movies, PC Games, MP3s, Applications & Download Them @ Fast Speeds

[URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]