sábado, 29 de março de 2008

Meditare

Alegrem-se, porque a Primavera está aí e com ela tudo fica mais bonito, mais colorido. Aqui fica um presente para todas as minhas visitantes. Tenham um belíssimo fim-de-semana!


Vamos relaxar com

Meditação

A palavra meditação vem do Latim, meditare, que significa Voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si.

A meditação é um estado que é vivenciado quando a mente se torna vazia e sem pensamentos.

As nossas mentes encontram-se a pensar continuamente no passado (memórias) e no futuro (expectativas). No entanto, é possível diminuir a velocidade dos nossos pensamentos para podermos observar um silêncio mental em que apenas nos interessa o momento presente. Através da meditação, é possível obter um total descanso numa posição sentada e assim dissolver preocupações e problemas que bloqueiam a nossa mente.

Os três passos principais no desenvolvimento da meditação:

1 - Regular o Corpo

  1. Escolhe uma posição confortável e descontraída;
  2. Senta-te com as costas direitas;
  3. Relaxa os ombros;
  4. Coloca as mãos ao nível do estômago com as costas da mão direita por cima da palma da mão esquerda, os dedos estendidos e os polegares a tocarem-se;
  5. Põe o queixo para dentro e fecha a boca;
  6. Estica o pescoço, com a língua a tocar o palato;
  7. Foca a tua atenção na respiração e sorri levemente.

Posição de lótus completo: o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita e o pé direito apoiado sobre a coxa esquerda. Posição de meio lótus: o pé esquerdo apoiado sobre a coxa direita ou o pé direito sobre a coxa esquerda. Há pessoas que não conseguem sentar-se em nenhuma destas posições, por isso podem sentar-se à maneira japonesa, ou seja, com os joelhos dobrados e o tronco apoiado sobre ambas as pernas. Com alguma espécie de acolchoado sob os pés, uma pessoa pode facilmente permanecer nessa posição por uma hora ou uma hora e meia.

Mantém as costas erectas. Isso é muito importante! O pescoço e a cabeça devem ficar alinhados com a coluna. A postura deve ser recta, mas não rígida. Mantém os olhos semi-abertos, focalizados a uns dois metros à tua frente. Mantém um leve sorriso. Agora começa a seguir a tua respiração e a relaxar todos os músculos. Procura manter a tua coluna erecta e segue a tua respiração. Abandona-te inteiramente. Se quiseres relaxar os músculos do teu rosto, contraídos pelas preocupações, medos e tristeza, sorri. Quando o leve sorriso surge, todos os músculos faciais se relaxam. Quanto mais tempo sorrires, melhor.

À altura do ventre, pousa a tua mão esquerda com a palma voltada para cima sobre a palma da mão direita. Solta todos os músculos dos dedos, braços e pernas. Solta-te toda como se fosses uma planta aquática que flutua imóvel na corrente. Não te prendas a nada a não ser à respiração e ao teu leve sorriso.

2 - Regular a Respiração

1. Respira profundamente duas vezes para ajudar a relaxar.

2. Relaxa da cabeça para o pescoço e depois para a cintura até à ponta dos dedos dos pés até que todo o corpo esteja confortável e relaxado.

3. Depois foca a tua atenção na respiração, a nível da ponta do nariz, ou a nível do estômago/peito.

4. Deixa a respiração regular-se naturalmente. Se a inspiração/expiração for curta, é curta. Se for comprida, é comprida. Deixa-a ser aquilo que tiver de ser.

3 - Regular a Mente

1. Mantém a tua atenção na respiração e nos seus vários aspectos. Quando verificares que a tua mente está a vaguear, restabelece a tua atenção de novo na respiração.

Para os principiantes, convém não ficar sentado além de vinte ou trinta minutos. Durante esse tempo tens de ser capaz de obter descanso total. A técnica para tal reside em duas coisas: observar e soltar, observar a respiração e soltar tudo o mais. Solta cada músculo do teu corpo. Após uns quinze minutos, uma serenidade profunda poderá ser alcançada, enchendo-te interiormente de paz e contentamento. Mantém-te nessa quietude. Esta prática é dos melhores remédios para aliviar o stress.

A duração de uma sessão de meditação é de vinte a trinta minutos. Praticantes experientes observam frequentemente que as suas sessões de meditação se prolongam com o tempo.





Boa meditação!


Trabalhinhos:

Brincos com pérolas e contas de vidro e murano, arame de cobre e de ouro.
Bases para copos em linho com remate em renda.
Troquinha: O que eu enviei à Lucinda
e o que ela me enviou

12 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

bem... minha querida, nem imaginas como eu estava a precisar disto! estava não! Estou!!! há imenso tempo que ando a pensar que preciso aprender a meditar, ando muito stressada, com tudo, com todos, por tudo e por nada! há tempos que ando a dizer que tenho que fazer pesquisas sobre o tema na net, mas a preguiça, a vida corrida, e novamente a preguiça têm-me impedido e consecutivamente afastado desse meu propósito. mas hj chego aqui e encontro este presentão! a papinha toda feita! e o engraçado é que faz parte do filme "O Segredo" cujo livro ando a ler e tb já tinha pensado em ver o filme. olha, resolvi fazer uma pausa e ver os vídeos todos que aki puseste, com a maior das atençoes. até desliguei a tv e tudo, coisa k não costumo fazer. e estou impressionada com a junção de temas que sempre me atraíram e que eu nao fazia ideia que eram consequência uns dos outros, como por exemplo as viagens astrais, do qual já tinha ouvido falar e até comprei uns livros há uns anos, mas que tive pachorra de ler na altura. lá está, os stresses do dia a dia acabavam sempre por afastar-me destas coisas que exigem que paremos e meditemos! eu confesso que tenho uma espécie de "alergia" a parar. Mas isso pode até explicar muita da falta de energia que sinto há tanto tempo. realmente, eu antigamente não era nada assim. parece que tinha sempre mais e mais energia!
mas diz-me, percebes destas coisas de meditação, yoga e afins? ou és só uma curiosa como eu?
pelo que vi aki, pelo menos nota-se que já fizeste mais pesquisa do que eu! :)
e as tuas novas criações tb estao um espanto, principalmente os brincos que adorei! :)
um bjo grande a muito obrigada mesmo! muito muito obrigada! :)))

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Que Lindas novidades..adorei a postagem
PARABENS
BOM DOMINGO
Bjs
Andrea

Anónimo disse...

Oi fofa muito 10 sua visitinha no meu blog bjim e bom find semana bjos

Brisa de Amor disse...

Oi Amiga mena!!!

Obrigada pela visita y comentario en mi blog!

otimo domingo!

muitos beijos cariñosos do Argentina!

Ana Monteiro disse...

Oi! ãgradeço a visita no meu bog: prendinnhasdaana-blogspot.com. Adorei os seus trabalhos, são fantásticos! As peças são todas muito elegantes , parabéns.

Bjinhos!

Darci disse...

OI AMIGA!!
ESTAVA PASSEANDO PELA NET E ENCONTREI SEU BLOG. AMEI... CHEIO DE NOVIDADES E VARIDADES.
ADORO CONHECER NOVOS ASSUNTOS E ADMIRO TODO E QUALQUER TIPO DE ARTESANATO. NOSSAS MÃOS SÃO MÁGICAS E PODEM CRIAR COISINHAS MARAVILHOSAS COMO AS QUE VC FAZ.
BJÃO NO ♥

Maria Bettencourt Lemos disse...

Olá Mena,
Um post muito interesante ..como vem sendo hábito aqui, parabens1
A malinha está espectacular, adorei!
Um beijinho para ti e que o inicio do 3º período seja o principio de um final fantastico.
Boa semana
maria Lemos

graciela disse...

Hola Mena!Preciosos trabajos! y qué lindos regalitos qué recibiste.
Qué pases una linda semana. Besitos desde Argentina

Anónimo disse...

Es bueno relajarse ! Que lindo lo que has hecho. Besos

Bijuterias D'encantar disse...

Que post tão interessante :)
Parabéns pelos trabalhinhos lindos também

Beijinhos

Tita disse...

oi. passei para dizer ola´. bjs

Rosarinho disse...

Olá Amiga, tudo bem? dexei um desafio para ti no meu cantinho, passa lá.
beijo grande