Resumo do Canto V
O canto anterior terminou com o Velho do Restelo a amaldiçoar a expansão para o Oriente, o que desde logo sugere ao leitor que a viagem não será fácil.
Ora, terminada a narração da História de Portugal, Vasco da Gama vai contar ao rei de Melinde como decorreu a sua viagem de Lisboa até ali.
Mais uma vez, realidade e fantasia se misturam, pois a par da indicação do percurso geográfico efectuado aparecem episódios fantásticos.
Nesta etapa da viagem, os navegadores enfrentam inúmeros perigos que reforçam a ousadia dos Portugueses.
Os fenómenos atmosféricos como o Fogo de Santelmo e a Tromba Marítima geraram nos navegadores um grande receio, mas que estes conseguiram superar.
Surge-nos, mais adiante, um episódio cómico. Fernão Veloso, um marinheiro fanfarrão resolve arriscar-se em terra, mas logo se arrepende e volta para o barco perseguido pelos africanos.
Um ponto crítico desta etapa da viagem era, sem dúvida, a passagem do Cabo das Tormentas, famoso pelos inúmeros naufrágios aí ocorridos. O episódio do Gigante Adamastor representa de um modo simbólico a desproporção de forças: por um lado, a fragilidade das naus e dos homens a bordo, por outro, a fúria do mar, magnificamente personificada por este gigante aterrador.
Mas, os problemas dos Portugueses não terminariam aqui, ultrapassadas as dificuldades de navegação, surge uma doença mortal: o Escorbuto, provocado pela falta de ingestão de alimentos frescos.
Por fim, Vasco da Gama termina a sua longa narração iniciada no canto III.
Miminhos:
Estes foram deixados pela Brunette. Obrigada, amiga. Aqui ficam para quem os quiser levar.
Coroa de morangos
morangos
200 ml de natas
0, 5 l + 0,3 l de água
Quando a gelatina estiver solidificada, corte-a aos cubinhos, passando a faca na vertical e na horizontal. Pique também a gelatina por cima dos morangos sem os atingir.
Prepare a outra saqueta de gelatina com 0,3 l de água a ferver, apague o lume e misture muito bem as natas.
Vá deitando a gelatina cortada aos pedacinhos e o preparado das natas por cima da coroa de morangos. Leve a solidificar.
Desenforme e enfeite com morangos.
Sirva às fatias com alguns morangos.
Delicie-se!
Aqui fica, então, a minha resposta cor-de-rosa ao desafio da Mary .
Trabalhinho: