quarta-feira, 14 de julho de 2010

9.º B, cinco anos depois

No dia 3 de Julho houve mais um dos muitos jantares com esta turma. Fui Directora de Turma destes meninos durante três anos. Eu e os meus colegas tivemos muito trabalho para os pôr "no ponto", para fazermos deles jovens com valores e de valor..., depois de muita lengalenga, mil latins, muitas chamadas de atenção, diversas reuniões, conseguimos todos (professores e alunos) vencer a batalha e é com orgulho que, quando me refiro a eles, diga ainda hoje "os meus meninos do 9.ºB".

Foi com satisfação que fiquei a saber que se encontram regularmente para alegres convívios, mas não só, é de louvar a disponibilidade de todos para se entre-ajudarem.
De vez em quando, recebemos presentes destes. Esta turma é um presente que tem oito anos. Cinco anos passaram desde que os deixei, no 9.º ano. Ganharam asas, voaram, mas continuam muito presentes no meu coração e nos professores que com eles privaram. É com imensa saudade que os recordo: as nossas idas à praia, as visitas de estudo, os jantares, os passeios, as aulas, as conversas, as confidências... e até os raspanetes, os "puxões de orelhas"...

No sétimo ano, esta era a pior turma da escola, os alunos faziam disparates atrás de disparates. No final desse ano, depois das mais variadas peripécias, os professores não se mostraram disponíveis para dar continuidade ao trabalho iniciado, por causa do mau comportamento e desinteresse da maior parte dos alunos da turma. Na última reunião de conselho de turma, pedi aos meus colegas que me acompanhassem mais um ano, pelo menos, pois os garotos tinham prometido mudar e os alunos mais problemáticos não transitariam para o 8.º ano. Consegui convencer os colegas e todos hoje lembram com saudade os "meus meninos".
Já não há turmas como o teu 9.º B, dizem. Esta turma tornou-se numa referência! Não me lembro de muitas turmas, de alguns alunos, sim. Mas esta turma é, foi especial. Além de recordarmos os alunos que a compunham, lembramos a turma como um todo. Obrigada, meninos, foi um prazer ter sido vossa professora e vossa Directora de Turma!

Entretanto, a Andreia casou e deu-nos a todos um sobrinho lindo. Este encontro serviu para nos revermos e para conhecermos o nosso sobrinho.

O menino é um doce e andou de colo em colo, gostou de todas as tias, mas a sua preferência foi, sem dúvida, para as louras.
Nesta foto, não ficou muito contente com a tia Filomena, pois deve ter ficado a pensar que ela o iria morder ou coisa que o valha.

Devo confessar que o Bernardo gostou particularmente do meu colar e dos meus cabelos.


Todos prosseguiram estudos e apesar de se encontrarem em cursos e universidades diversas e espalhados pelo país, sempre que podem encontram-se para pôr a conversa em dia...

A tia Helita só os conheceu no 9.º ano, mas também se rendeu aos seus encantos. Não conheceu o período menos bom destes meninos.

O papá feliz.

Os papás babados.

A mamã a agasalhar o Bernardo, pois está na hora da caminha.

A sobremesa e a despedida com a promessa de um novo encontro para o ano.






A Mena na cozinha

Batatas selvagens

batatas
azeite
sal
pimenta
orégãos

Lave as batatas muito bem e corte-as às rodelas. Salteie-as em azeite. Escorra-as e tempere com sal e pimenta. Salpique com orégãos. Sirva com bifes de cebolada.



Trabalhinhos:



Mais trabalhos em encáustica aqui!

6 comentários:

Anónimo disse...

bom que vc tenhas gostado do meu rebloggando. eu sim, adorei estas tuas batatas. vou fazer. bj. re.

Mona Lisa disse...

Olá Mena

É sempre com saudade e alegria que revemos os alunos que ajudámos a crescer...

Já não jantei...

Gostei muito dos trabalhos que aqui vi.

Bjs.

Chocolate disse...

olá querida! vim desejar-te um óptimo fim de semana. beijinhos!

Anónimo disse...

sobre o ovo frito, claro que vc pode publicar. eu adorei essas batatas ... elas são assadas???? é isso???? vou fazer. e depois publicar lá no assadeira, com crédito a vc, claro!!!!!! bj.

Sonia Facion disse...

Oi Mena!!!!

Ficou muito bonito o novo visual do seu blog, parabéns!!!!!!

Bjks

Sonia

Anónimo disse...

esqueci de dizer meu nome. aliás, pensei que já tivesse dito em alguma assinatura … regina claudia ou re ou regina, apenas … vc escolhe

requeri = regina querida > re querida > requeri – é apelido antigo, a marca com a qual assino meus bloggs … pode ser assim também … enfim, vc escolhe …

aqui no wordpress ficou rerequeri, nem lembro pq, mas só vale como registro ...