sábado, 31 de maio de 2008

O melhor do mundo são as crianças

1 de Junho - Dia Mundial da Criança


Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?

A ideia de criar um dia para os mais pequenos surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise e, por causa disso, havia crianças a viver em más condições. Muitos pais não tinham dinheiro, então tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar. Na Europa, mais de metade das crianças não sabia ler nem escrever e tinham também péssimas condições de saúde. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos das crianças. Assim, a Federação Democrática Internacional das Mulheres apresentou uma proposta às Nações Unidas para que se comemorasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo, proclamando os seus direitos.
Este dia foi comemorado pela primeira vez a 1 de Junho desse ano.
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social, o direito a:
- amor, afecto e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
Mas só nove anos depois, em 1959, é que estes direitos das crianças passaram para o papel.
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
O Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos. Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!

A UNICEF

Depois da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), as crianças de vários países da Europa viviam em muito más condições, sem saúde, casa, estudos ou alimentação.
Para as ajudar foi criado um "Fundo Internacional de Emergência para as Crianças", a 11 de Dezembro de 1946. Quem apadrinhou esta criação foi a ONU (Organização das Nações Unidas). Mais tarde, esta entidade ficou conhecida como UNICEF.
Alguns anos mais tarde, estes países começaram a poder tomar conta das suas crianças, sem a ajuda do "Fundo Internacional...".
No entanto, havia milhões de crianças de países pobres que continuavam ameaçadas pela fome e pela doença (principalmente em África, na Ásia, na América Latina e no Médio Oriente).
Assim, em 1953, a pequena entidade torna-se um membro constante das Nações Unidas e passa a chamar-se "Fundo das Nações Unidas para a Infância", mas mantendo a sigla que a tornou conhecida no mundo inteiro: UNICEF.
Desde então, a UNICEF ajuda milhões de crianças e trabalha em mais de 140 países em vias de desenvolvimento através de programas de saúde, educação, nutrição, água e saneamento. O objectivo é melhorar as vidas de muitas crianças sem condições.
O dinheiro que a UNICEF usa vem de doações voluntárias do governo, de organizações não governamentais e de pessoas comuns.
A UNICEF também está em Portugal e o seu objectivo principal é recolher fundos para os programas mundiais de ajuda a crianças. Também serve para informar e sensibilizar as pessoas para as necessidades e direitos de todas as crianças, onde quer que vivam.
Assim, pode dizer-se que o Dia Mundial da Criança serve para lembrar um grande problema mundial: o esquecimento dos direitos das crianças.

Os 10 mandamentos da criança aos pais

1. As minhas mãos são pequenas: por favor, não esperem a perfeição ao fazer a cama, desenhar, atirar e agarrar uma bola.
As minhas pernas são pequenas: por favor, abrandem para eu vos poder acompanhar.

2. Preciso de encorajamento para crescer. Por favor, sejam brandos nas vossas críticas. Lembrem-se: podem criticar o que faço sem me criticarem a mim.

3. Os meus olhos não vêem o mundo do mesmo modo que os vossos. Por favor, deixem-me explorá-lo em segurança. Não me impeçam de o fazer sem necessidade.

4. Os meus sentimentos ainda estão tenros. Não impliquem comigo o tempo todo. Tratem-me como desejariam ser tratados.

5. As tarefas domésticas estão sempre a precisar de ser feitas. Só sou pequeno por pouco tempo. Por favor, percam tempo a explicar-me as coisas deste fantástico mundo em que vivemos e façam-no de boa vontade.

6. Por favor, não vão "fazer por cima" tudo o que eu faço. Isso dá-me a ideia de que os meus esforços nunca alcançam as vossas expectativas.
Sei que é difícil, mas não me comparem a outras crianças.

7. A minha existência é uma dádiva. Cuidem de mim como é esperado, responsabilizando-me pelas minhas acções, dando-me linhas de orientação e disciplinando-me de um modo afectuoso.

8. Por favor, não tenham medo de ir passar fora um fim-de-semana. Os filhos precisam de férias dos pais como os pais precisam de férias dos filhos. É uma bela maneira de mostrarem como a vossa relação é especial.

9. Por favor, dêem-me a liberdade para tomar decisões que me dizem respeito. Deixem-me falhar, para que eu possa aprender com os meus erros. Assim, um dia estarei preparado para tomar as decisões que a vida me exigirá.

10. Por favor, dêem-me todas as oportunidades para eu aprender e bons exemplos para eu seguir. Assim, poderei tornar-me numa pessoa verdadeira, recta e humana.



Um poema lindo de um GRANDE POETA:

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quanto há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Fernando Pessoa

Expectativas


Prémio Brilhante e Excelente:


Recebi estes dois prémios duma amiga querida, a Dulce. Muito obrigada, Dulce, por te teres lembrado de mim, é sempre bom sabermos que somos queridas.
Agora, vou passá-lo a todas as amigas que visito e me visitam, porque todas têm um blogue excelente e brilhante.


Receitas

Eis o menu que os meus filhotes escolheram para o Dia Mundial da Criança:

Creme de legumes
Frango de caril à minha moda com arroz branco
Arroz doce tropical



Frango de caril à minha moda


Um frango ou galinha com cerca de 1,5 kg
100 g de presunto
2 cebolas
2 dentes de alhos
50 ml de azeite
2 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de sopa de farinha
2 colheres de sopa de caril em pó
1 raminho de salsa
sal e pimenta
uma malagueta grande
1 folha de louro

Arranje o frango, tirando-lhe a pele e corte-o aos bocados. De seguida, corte o presunto em tiras finas, pique a cebola e o alho, corte a malagueta aos pedaços. Refogue tudo no azeite e junte a carne, alourando-a um pouco. Regue com o vinho. Deixe apurar um pouco e acrescente o concentrado de tomate, o louro e um pouco de água a ferver. Tempere com sal e pimenta. Tape e deixe cozer em lume brando cerca de 40 minutos. À parte, misture a farinha com o caril e dissolva num pouco de água morna. Envolva na carne. Deixe cozinhar, em lume brando, até o molho ganhar consistência. Rectifique os temperos, polvilhe com salsa picada e sirva com arroz branco.


Arroz branco da avó

Leve ao lume um tacho com 0,5 l de água temperada com sal, umas gotas de limão e com um fiozinho de azeite. Quando começar a ferver, acrescente 200 g de arroz e mexa bem. Deixe cozer 12 minutos.
Este arroz fica branquíssimo.


Arroz doce tropical

1 lata de leite de coco
1 l de água
1,5 copo de arroz
1 copo de açúcar
1 pau de canela
casca de limão
sal
1 colher de sopa de margarina ou de manteiga
canela em pó

Coloque a água num tacho com uma pitada de sal, o pau de canela, a casca de limão e a margarina. Deixe ferver um bocadinho e deite o arroz. Deixe cozer 15 minutos e deite o leite de coco. Deixe cozinhar mais 5 minutos e junte o açúcar. Deixe mais um pouco a cozinhar. Quando o arroz estiver cozido, mas ainda com algum leite, tire-o do lume. Tire também a casca de limão e o pau de canela. Se tiver cascas de coco, coloque aí o arroz e polvilhe com canela. Deixe arrefecer, coloque no frigorífico e sirva mais tarde.

Dicas: Se gostar de um sabor mais intenso a coco substitua parte da água por leite de coco. Substitua, por exemplo, 0,5 l de água pela mesma quantidade de leite de coco. É nesta mistura que se coze o arroz.
Se não tiver leite de coco, mas tiver em casa coco ralado, faça o leite de coco, juntando 1,5 l de água ao coco ralado, misture bem e depois esprema muito bem. Ficará uma água esbranquiçada e é nessa água que cozerá o arroz.

Bom apetite!


Trabalhinhos: uma toalhina de chá feita em parceria com a minha mãe.




Um colar feito pela minha filhota em trapilho, com dois tons de verde e contas de vidro e de madeira.

Bom Dia Mundial da Criança na companhia das crianças que enfeitam a nossa vida!

29 comentários:

Sonia Facion disse...

Mena, que o Senhor continue a iluninar sua criatividade e a sua bondade.
Obrigada pelos mimos e...
VIVA O DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS!!!
Bjs
Sonia

Lucinda disse...

Muito giros os trabalhos:) passei para te desejar um bom fim de semana. jinhos

Cristiana Fonseca disse...

Olá Mena
Que delicia de postagens, realmente crianças são tudo de bom na vida, temos que cuidar bem delas e ensiná-las a cuidar de se e do mundo , pena que nossa geração vem destruindo o que são delas.
Adorei as receitas, os teus lindos trabalhos, que talento menina!!!! fazes de tudo um pouco.
Obrigada pelas palavras gentis e carinhosas, é muito bom ter vc la no blog, vá sempre la ta.
Super beijos,
Cris

Dulce disse...

Olá Mena,
Amanhã é que é o dia da criança, mas resolvi fazê-lo hoje e levei a minha filha ao cinema para vermos o Indiana Jones. O Sr. Ford continua espectacular. As tuas postagens fazem a minha delícia e sabias, descontrai-me bastante quando te visito, porque há sempre muita coisa que eu gosto de ler. Hoje não é excepção e gostei particularmente dos 10 mandamentos, de facto devia segui-los. Os bordados estão lindos e a receita só vou aproveitar os arrozes, uma vez que somos vegeterianos, ou melhor retiro o frango e ponho seitan...boa, vou experimentar.
Logo à noite vou com a filha à Gulbenkian, descontraír com música clássica.Amanhã tenho que tirar uma folginha.

Bom resto de fds e disfruta o dia da criança com muitos mimos.

Beijinhos grandes para ti.

D. disse...

Olá professora!
Como sempre, adorei passar por aqui, tem coisas sempre lindas

Um grande beijinho para si
Diana.

Feltro em casa disse...

Oi Mena
Linda a postagem sobre as crianças!
Como sempre o seu texto foi perfeito, voce tem o dom de escrever coisas lindas!!! Amei também a toalha que voce fez com a sua mãe... e sobre a culinária, com certeza estarei fazendo aquela galinha com caril, fiquei com água na boca!!!Um beijo e Bom Domingo para voce e sua família. Malú

Nile e Richard disse...

Oi amiga.Adorei o comentário os 10 mandamentos do dia das crianças.Parabéns pelos mimos.Um bom fim de semana para voce.bjtos.nile.

Habiba disse...

que bom aspecto que tem esses pratos!! beijinhos e um bom resto de fim de semana

Chocolate disse...

Bom dia!
o concerto de bon jovi foi lindo, ainda nao estou em mim!!!
feliz dia da criança! ;)
beijinhos!

Vanda disse...

Obrigada pela visita, e pelas palavras simpáticas.
Bom domingo!

Vanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bijuterias D'encantar disse...

Olá Mena...
Obrigada por não te esqueceres de mim e me visitares tantas vezes!! é sempre bom receber as tuas visitas :)
Adorei as novidades...
Lindas lindass :)
E o poema de FP é verdadeiramente lindo :D

Parabéns

beijinhos grandes

Meus Netos...Minha Fortuna!!! disse...

Querida Mena
Obrigada pelo teu querido comentário!
És uma querida!

Almocei com os meus fofinhos, cheguei por volta das 19 horas, e vim visitar as minhas queridas amigas virtuais...parei aqui!

Bem adorei os textos...confesso que algumas coisas não sabia...fiquei mais culta!
Adorei o poema...magnifico!
Adorei as tuas receitas ( não sabia esta do arroz doce...mais uma que aprendi)

Adorei os lindos trabalhos que postaste...soberbos como sempre...eu adoro estes trabalhos...já sou antiga!...

Parabens á tua filhota pela criatividade do colar...é a primeira vez que vejo um colar em trapilho, mas está lindissimo!

Para ti, deixo-te o meu beijinho de agradecimento e vou levar comigo o miminho que me ofereceste!
Obrigada!
Um xi-coração
Cassilda

Sônia Maria disse...

Olá, Mena!
Fiquei muito feliz com a sua visita e seu comentário carinhoso.
Adorei visitá-la!
Você tem posts interessantes.
Seu nome e do seu blog já estão linkados no meu blogroll. Ok?
Uma linda semana para você.
Abraços com carinho,
Sônia maria

maiu :) manchinha da vaca disse...

Olá querida,
obrigada pelos mimos!!!
e seus trabalhos continuam divinos!
Acreditas que ainda não chegou o seu miminho que me mandaste pelo correio? :( sera que aconteceu alguma coisa?
beijinhos e otima semana!

Anónimo disse...

Olá Mena!lindo o post do dia mundial da criança,gostei muito das toalhas,estão muito bonitas,tem uma boa semana bjinhos

εïз Andrea Cris εïз disse...

Olá Amiga
Que postagem maravilhosa..Adorei as receitas e as novidades lidissimas ..Adoro seus trabalhos
PARABENS e Obrigada pelos Mimos eu fiquei muito Feliz estou levando com muito carinho
TENHA UMA LINDA SEMANA
Bjs
Andrea

caloca disse...

Obrigada, Mena, pelos prémios. Adorei passar no seu cantinho hoje, ao ler tudo o que escreveu penso que o mundo o deveria ler, para que se sensibilizasse com suas palavras e sentisse profundamente que o melhor do mundo são as crianças e que acima de tudo devemos respeitá-las e acarinhá-las. os seus trabalhos tb estao lindos.
Uma boa semana
Armanda

Gezinha® disse...

Olá!!
Tem um carinho(mimo)que criei, lá no meu blog esperando por você.
Abraços
Gezinha

Sylvana disse...

Gracias por siempre educarnos con tan importantes articulos.
como siempre sigo encantada con tus trabajos.
Un beso grande
Syl

Brisa de Amor disse...

Oi Mena!!!
Obrigada amiga pela visita!
vim a desejar muitos beijos carinhosos para vc°!!!


beijos enormes do Argentina!

RoselyFazendoArte disse...

Muito lindo seu blog, parabéns....ai que vontade de comer um arroz de caril...hummmmmmmmmmmmmmmm

Daniela Tavares disse...

Oi!!

Desculpa a falta de comentários... Tenho andado um pouco ausente por causa da escola...

Desculpa!!!

Beijos grandes e arrependidos!

='|

Daniela Tavares disse...

Oi (novamente!)!

Muitas vezes as pessoas dizem-me: «mas tu já não és criancinha!!»!

Eu, sinceramente, fico ofendida com essas palavras pois acho que todos somos crianças... As nossas recordações fazem-nos crianças! A nossa alma ás vezes ainda é de criança lá no fundo!

Por isso acho que o dia 1 devia ser festejado por todos!

Somos todos crianças!!! (mesmo que indirectamente!)

Beijos! ='D

PS: Este é o meu ponto de vista!

AH! Também gostava de chamar a atenção para uma coisa: muitas vezes é engraçado as antíteses presentes nas nossas falas.
De vez em quando a minha mãe vem com conversas tipo »ainda és muito pequena para andares em shoppings!!!» e depois opõe-se dizendo «porta-te como uma mulherzinha... já não és criança!»...
Achei engraçado partilhar isto, porque acho que é uma realidade do puro proteccionismo de uma mãe!! ;)

Petite Noisette disse...

Olá!
Bem, os seus posts são fantásticos!
Bjinhos

Anónimo disse...

"O melhor do Mundo são as crianças"

Concordo plenamente!!! :)

*Beijoca,
Joanita

Siry Pérez disse...

Olá amiga
Bendiciones para los niños.
Me encanta la receta de arroz, la voy a hacer.

Me encantan los bordados, son presiosos. Hermosos trabajos.

Beijinhos

soledad1991@gmai.com disse...

Hola amiga!!! mi bebe gonzalo y yo pasamos a desearte una buena semana!!!! hermosos tus trabajos!!
Besotes y abrazos de oso!!

Anónimo disse...

Que nuvéns fantásticas, menina adoro bacalhau e vc me deixou com agua na boca, viu? delicia aquilo meu Deus.
Adorei as postagens, mas não tem como postar por la , então posto aqui. uma boa semana pra te tb
super beijos,
Cris