quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Os Lusíadas - contextualização

Os Lusíadas de Luís de Camões

Em Os Lusíadas, Luís de Camões conta a história gloriosa do povo português.

Ambos, autor e obra, representam ao mais alto nível a literatura portuguesa e marcaram, decididamente, a literatura universal.


Contextualização da época

Os Lusíadas são uma obra do séc. XVI.

Este século, caracterizado por uma grande viragem no pensamento humano, é marcado por três grandes movimentos culturais: o Humanismo, o Renascimento e o Classicismo.


Humanismo

No Humanismo, o homem encontra-se no centro das atenções, dando lugar ao antropocentrismo (antropos significa Homem) que se opõe ao teocentrismo (Deus no centro).

Trata-se de um movimento intelectual europeu que procurou vigorosamente descobrir e reabilitar a literatura e o pensamento da Antiguidade Clássica e que tem como interesse central o Homem, no pleno desenvolvimento das suas virtualidades e empenhado na acção, havendo aqui a nítida oposição à concepção hierárquica e feudalista do Homem medieval.


Renascimento

O Renascimento desenvolveu-se em países da Europa Central e Ocidental, como a Itália (passando sucessivamente de Florença a Siena e depois a Roma, e alastrando posteriormente a toda a Península italiana), nos séculos XIV a XVI e veio a irradiar e a ter fundas repercussões na cultura de praticamente todos os países do continente europeu. As figuras de proa do movimento gostavam de se apresentar como críticos do “obscurantismo” medieval, numa atitude de contestação à tradicional influência da religião na cultura, no pensamento e na vida quotidiana ocidental.

O movimento renascentista começa por ser uma contestação da ideologia dominante durante o milénio medieval: à civilização cristã contrapõe-se uma ideologia antropocêntrica, revelando um desejo de fazer renascer a Antiguidade greco-latina, que, na interpretação então prevalecente, se caracterizara precisamente por colocar o Homem no centro do Universo e representava um ideal de civilização natural.


Classicismo

O Classicismo consiste num sentimento de admiração pela antiguidade clássica e no desejo de imitação da cultura greco-romana e de retoma dos seus valores, reflectindo-se em todas as artes como a pintura, a escultura e a literatura.

Com base nos modelos clássicos greco-romanos, este movimento tem como principais valores a harmonia, a simplicidade, o equilíbrio, a precisão e o sentido das proporções. Refira-se, como exemplo, na pintura Leonardo da Vinci e Rafael. Os estudos das poéticas de Horácio e de Aristóteles disciplinam a desordem artística medieval.

O enriquecimento filosófico e estético que oferece o estudo de Platão, Homero, Sófocles, Ésquilo, Ovídio, Virgílio e Fídias dá aos valores ocidentais maior dignidade artística e intelectual. A Itália, detentora dos valores clássicos, latinos e gregos, é considerada o berço deste movimento, com Dante, Petrarca e Boccaccio.





Trabalhitos
: gargantilha e brincos



A Mena na cozinha

Bolo de iogurte (da Zita)

4 ovos inteiros
1 iogurte natural
raspa de 1 limão
3 copos de iogurte de açúcar
3 copos de iogurte de farinha
1 colher de chá de fermento
1/2 copo de iogurte de óleo


Misturam-se todos os ingredientes e leva-se o preparado ao forno a 200º, 45 minutos, em forma untada com margarina e polvilhada com farinha (se gostar de um saborzinho mais intenso a limão, junte também o sumo de meio limão).



Prémios e miminhos

Recebi este prémio desta menina simpática.
Aqui fica para quem ainda não o tem!

Este miminho - O Troféu do Amigo - ofereceu-mo a sabrina. Muito obrigada por te lembrares sempre de mim.

Esses blogues são extremamente charmosos. Esses blogueiros têm o objetivo de promover a amizade e de manter sempre essa chama acesa. Eles não estão interessados em se auto-promover.
A
nossa esperança é que quando os laços desse troféu se cortam, ainda nasçam mais e mais amizades. Entregue esse troféu para oito blogueiros que devem escolher oito outros blogueiros e incluir esse texto junto com seu troféu!

Pois aqui vão os oito escolhidos:
marinaebrunaartes-marinaebrunaartes.blogspot.com
mellanievelyn.blogspot.com
elsadecarvalho.blogspot.com
estrelanaareia.blogspot.com
anitacatitablogue.blogspot.com
myshinningmoon.blogspot.com
cor-de-mel-lia.blogspot.com
pimpolhoco.blogspot.com

4 comentários:

∂αиι тαναяєѕ =') disse...

Oi Mena!!

Obrigada pelos mimos de baixo e mais por estes!

És uma querida, sabias?? A sério, mimas-me tanto com todos estes prémios lindos!! Assim ainda vou acabar toda pedinchona e mal-habituada!!

Adorei estes posts!!

O ano passado não era grande apreciadora d'"Os Lusíadas", mas agora que já os dei até me parecem bem agradáveis!

Aquelas aventuras devem ter sido fantásticas!! Mar e mar, ondas, tempestades, medos, lágrimas!! Tudo real!! Que máximo! :)

Gostei das tuas novas inovações!!

Beijinhos *

Yola Marujo disse...

Olá Mena

agradeço os mimos!
jokas

Chocolate disse...

oi querida! vim desejar-te bom fim de semana! obrigada pelos mimos, beijinhos!

Sonia Facion disse...

Tô carregando Mena.

Obrigada.

Bjks

Sonia