sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Marcar leituras

O desafio lançado à Direcção de Turma da S. foi: "Vamos fazer um marcador!" A primeira reacção dos alunos foi de algum descontentamento, não me pareceram muito virados para a leitura... Mas, depois de uma breve explicação, até os mais renitentes aderiram. Alguns empenharam-se e capricharam mais, outros nem por isso... Aqui fica a prova!
Ah, como podem ver, os apaixonados fizeram marcadores, para oferecer ao "objecto" da sua paixão, com mensagens e promessas de amor eterno.

Alguns marcadores ficaram bem bonitos!
No fim, os alunos, já mais entusiasmados, perguntaram se podiam voltar para outra actividade.
Meninos, a Biblioteca está sempre aberta! É só aparecerem!



Análise de "A Luavezinha"


Semântica lexical - Neologismos

A língua é um organismo vivo e está em constantes mutações, por isso necessita de criar novas formas expressivas, novas palavras ou expressões, para designar novas realidades ou conceitos. A estas palavras de criação recente damos o nome de neologismos. Os neologismos inscrevem-se nos processos de renovação e alargamento do léxico, permitidos pelo sistema morfológico da língua. Podem ser neologismos de forma, palavras novas, como radar, palavra importada do inglês, ou neologismos de sentido, palavras que já existiam na língua, mas que adquiriram um novo sentido, como sítio que, para além de ponto determinado de uma zona ou lugar, designa actualmente página da internet. Aos poucos, estas palavras, inicialmente sentidas como novas, acabam por se incorporar na língua até se perder a consciência da sua novidade. É na literatura que os neologismos encontram um espaço privilegiado. Mia Couto é um dos escritores que utiliza de forma abundante esta criação vocabular nos seus textos que ele apelida de brincriações.


Repara nos neologismos criados por Mia Couto, as suas "brincriações": enluarada (derivação parassintética), rebrilhos (palavra derivada por prefixação), luarar-se, estrelinhada, imensidava, luarejar (palavras derivadas por sufixação), insistonto, luavezinha (palavras compostas por aglutinação).

Para construir as suas “brincriações” e formar novas palavras, Mia Couto serve-se dos processos de composição (palavras que têm mais de um radical ou palavra) e de derivação (palavras que se formam a partir de outra à qual se junta um ou mais prefixos ou sufixos). No conto “A Luavezinha”. Mia Couto utiliza de forma predominante a composição por aglutinação e a derivação por sufixação como processos de criação vocabular.


Muitos dos prefixos e sufixos que usamos para construir novas palavras são de origem grega, vejamos o seu significado:


Prefixos

Anti- = Oposição

Auto- = Próprio

Foto- = Luz

Hiper- = Exagero, superioridade

Hipo- = Diminuição, inferioridade

Tele- = À distância


Sufixos

- algia = Dor

- cromo = Cor

- derme = Pele

- logo = Palavra, discurso

- fone = Som

- ismo = Sistema





A Mena na cozinha

Strogonoff de peru com legumes salteados

0,5 kg de peru
1 colher de sopa de farinha
1 dl de azeite
1 cebola

2 dentes de alho
1 colher de polpa de tomate
1 caldo de carne
1 lata de cogumelos laminados

2 dl de natas
1 dl de vinho branco

sal

pimenta

1 folha de louro


Pique a cebola e os alhos e aloure-os em azeite. Junte o peru cortado em pequenos cubos ou em tirinhas finas e pequenas e a folha de louro. Polvilhe com um pouco de farinha e acrescente a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta. Deixe apurar um pouco. Adicione o vinho e o caldo de carne e deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Junte os cogumelos e as natas, mexendo para envolver bem todos os ingredientes, e deixe ferver até obter um creme homogéneo. Se o molho ficar pouco espesso, pode polvilhar com um pouco de farinha para encorpar um pouco.


Sirva com legumes salteados.
Bom apetite!



Trabalhinho:

Um porta-chaves para a Ana e uma agenda para a Maria João



Não deixes de ver isto!

7 comentários:

Mona Lisa disse...

Olá Mena

Adorei os marcadores.
Pareceram-me feitos com os pauzinhos dos gelados.
Aproveitava-os sempre para fazer uns trabalhinhos com os meus alunos.

Vi tudo que publicaste ao som da fabulosa música que aqui tens.

Bjs.

Anónimo disse...

[b]All of these girls are online now! just click on your favourite to go to their cam![/b]

[url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/1.jpg[/img][/url] [url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/2.jpg[/img][/url]
[url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/3.jpg[/img][/url] [url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/4.jpg[/img][/url]
[url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/5.jpg[/img][/url] [url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/6.jpg[/img][/url]
[url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/7.jpg[/img][/url] [url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/8.jpg[/img][/url]
[url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/9.jpg[/img][/url] [url=http://adf.ly/1DUJ][img]http://www.hourlynetnews.com/mtree/10.jpg[/img][/url]

this will keep updating with the latest girls!

~*Rebeca e Jota Cê*~ disse...

Acordei com uma vontade de escutar essa música bem alto, bem altão mesmo. Só pra sair dançando o dia lindo que está fazendo na minha Fortaleza hoje.

Bora de cantiga?

http://www.youtube.com/watch?v=dxaXPFkC4bM

Beijo imenso, menina linda.

Rebeca


-

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ disse...

Esse Strogonof me deixou com fome.
Bom final de semana
Bjokas

ஜ♥_Sabrith_♥ஜ disse...

Esse Strogonof me deixou com fome.
Bom final de semana
Bjokas

APO (Bem-Trapilho) disse...

obrigada Mena, pelas informações do papel.
adorei estes trabalinhos todos! a receita hummm... e as fontes sao lindas. espectáculos maravilhosos!
bjokas

Anónimo disse...

That i was looking at this web site and find it to be extremely beneficial. I would greatly be thankful for just about any assistance.

Just lately, Louisville has came about as a major gathering place for the health care and healthcare sciences industries. Louisville has been central to developments in heart and hand medical procedures as well as cancer remedy. A number of of the very first manufactured cardiovascular system transplants were made in Louisville. Louisville's booming downtown medical research university involves a innovative $Eighty-eight million rehabilitation center, and a wellness sciences research and commercialization recreation area which, in partnership with the University of Louisville, has lured nearly 75 main scientists and objective. Louisville will be also home to Humana, 1 of the nation's premier health insurance policies corporations.

Louisville is home to a number of major firms and establishments.