Segundo a tradição cristã, três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior que simbolizavam todos os povos e nações do mundo) receberam a notícia do nascimento de Jesus, em finais de Dezembro. Vindos do Oriente, seguiram durante dias uma estrela muito brilhante que os guiou até à gruta onde o Menino repousava, deitado numa manjedoura com palha, aquecido pelo bafo de uma vaca e de um burrinho e sob o olhar atento de São José e de Nossa Senhora. Os Reis traziam presentes para ofertar ao Filho de Deus: ouro, incenso e mirra.
O árabe Baltazar: trazia incenso, significando a divindade do Menino Jesus.
O etíope Gaspar: trazia mirra, significando a sua humanidade.
Em Espanha, este dia é muito especial. Ontem, antes de irem dormir, as crianças colocaram o sapatinho num lugar definido, ao lado de um lanchinho que prepararam para as “visitas misteriosas”, que lhes terão deixado os presentes desejados. Os meninos e meninas escreveram cartas aos reis que foram posteriormente recolhidas pelo carteiro e pelo pajem real. Hoje, a pequenada saberá se os seus pedidos foram respeitados. Aqueles que não se portaram bem durante o ano, sofrerão a sua maior desilusão, pois verão no seu sapatinho apenas sacos de carvão.
Máscaras da Ásia
Esta exposição conta com 166 máscaras do núcleo de 500 que integra a colecção Kwok On, do Museu do Oriente. Pretende-se mostrar a diversidade estética e funcional deste tipo de objectos na Ásia. A sua função, que na origem esteve ligada a rituais religiosos, é reproduzir o património religioso e cultural das comunidades de origem, dando a conhecer os seres sobrenaturais, as divindades e os animais fantásticos que povoaram e que povoam ainda o imaginário local. À semelhança das esculturas nos templos, as máscaras são objectos sagrados, pois nelas reside a potência dos espirítos que representam. Hoje em dia, como noutros tempos, são utilizadas em espectáculos diversos como danças e teatros.
Máscara em cima à esquerda do Sri Lanca: Panca Nari Chata - o pote das cinco mulheres assegura a fertilidade e protege os partos. Máscara em madeira do Teatro Kolam.
Por falar em teatro...
Trabalhinhos:
4 comentários:
Olá Mena
Um post super instrutivo.
Os meus parabéns.
Tenho o vídeo da história do teatro que tencionava publicar no dia Mundial do Teatro. Espero que não te importes.
Bjs.
Lisa
boa noite,td bem?
mais um post muito giro,heheh...
adorei.
parabéns pelo presépio também.
fica bem,jinhos***
Muito legal esse post Mena
As máscaras estão fantasticas!
Bjokas
Olá Mena,
Há já algum tempo que não te deixo um comentário, mas passo por cá:)
Desejo-te um feliz ano 2010, que seja em dobro aquilo que de melhor houve em 2009.
Adorei os presépios. Ando meia preguiçosa com trabalhos, tenho outros:))
Bom fim de semana.
Beijinhos
Dulce
Enviar um comentário