A história foi contada aos meninos e meninas do 1.º ciclo que vieram acompanhados dos pais. Foi pedido a cada criança que trouxesse uma almofada para se sentar. Todos cooperaram e aquele final de tarde não poderia ter corrido melhor. Miúdos e graúdos estiveram suspensos nas palavras e gestos da actriz e escritora.
Isabel-Victoria é de facto uma boa contadora de histórias!
A sua profissão muito contribuiu para a sua postura "em palco", cativou todos com a sua teatralização.
Levou até o público-alvo (a criançada) a actuar e a participar na história.
E vimos muitos/muitas Lucas "em palco" a exteriorizar os seus sentimentos.
Depois da história, os alunos de CEF serviram um pequeno lanchinho.
Relatório
Dá-se o nome de relatório à exposição e descrição circunstanciada e objectiva daquilo que se viu, ouviu, estudou, observou e analisou. Deste modo, um relatório é um texto escrito onde se descrevem, ordenada e minuciosamente, factos passados de uma determinada situação. Este tipo de texto tem como objectivo orientar o destinatário para determinada acção e dar-lhe a conhecer uma apreciação crítica devidamente fundamentada.
Estrutura:
1. Página de rosto (ou cabeçalho, caso a extensão do relatório seja reduzida):
- nome do autor(es) do relatório;
- nome do(s) destinatário(s);
- título;
- data e local;
- índice geral (caso a extensão do relatório seja grande).
2. Corpo do relatório
2.1. Introdução:
- finalidade da acção apresentada no relatório;
- data (e hora);
- local;
- nome do(s) participante(s) envolvidos em determinada acção.
2.2. Desenvolvimento:
- descrição de anotações e observações e do desenrolar da acção.
2.3. Conclusão:
- relação entre a(s) finalidade(s) do relatório e as conclusões obtidas;
- avaliação das questões suscitadas e das críticas e sugestões obtidas.
Linguagem:
Deve optar-se por:
* um discurso rigoroso e objectivo;
* parágrafos curtos devidamente articulados com os conectores do discurso adequados que confiram coesão e coerência ao texto.
Deve evitar-se:
* a repetição do verbo “ver” usando verbos variados (observei, constatei, analisei, observei, confirmei, notei, precisei).
Este foi sugestão da Rebeca.
Pique a cebola e os alhos e aloure-os em azeite. Junte o peru cortado em pequenos cubos ou em tirinhas finas e pequenas e a folha de louro. Polvilhe com um pouco de farinha e acrescente a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta. Deixe apurar um pouco.
Adicione o vinho e o caldo de carne e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.
Junte os cogumelos e as natas, mexendo para envolver bem todos os ingredientes, e deixe ferver até obter um creme homogéneo.
Se o molho ficar pouco espesso, pode polvilhar com um pouco de farinha para encorpar um pouco.
Sirva com arroz de alecrim e salada.
Bom apetite!
Trabalhinhos:
6 comentários:
Mena,
Muito bacana essa atriz deixar o seu lado escritora interagir com todos vocês.
E não tem jeito, suas comidas são deliciosas demais...
Beijo imenso, menina linda.
Rebeca
-
Olá Mena
Mais uma actividade enriquecedora para as crianças.
São sempre de louvar!
Almocei...
Hummm...gostoso!
Bjs.
Olá Mena.
Deve ter sido lindo esse momento.
Deveria haver mais iniciativas dessas, as crianças merecem.
A refeição estava óptima.
Os trabalhinhos, lindos.
Jinhos e boa semana
Muitas novidades por aqui... e sempre uma receita de dar agua na boca! Hmmmmmmmmm
Boa semana para vc Mena
Bjokas
boa noite, td bem?
adorei as novidades como sempre.
uma tarde de certeza muito bem passada.
fica bem,jinhos***
Vais fazer mobiles e porta-chaves com os corações! Acertei? E talvez outras coisas... Criatividade não te falta. Parabéns pelo blogue!
Regina Dias
Enviar um comentário