Foi uma sexta-feira cheia! Logo de manhã, no intervalo grande, tivemos a despedida do colega que se reformou. Depois, corremos para uma escola do primeiro ciclo, do Agrupamento, que fica a alguns quilómetros, para levarmos as tampas das caixinhas, já decoradas, e para ajudarmos a aparafusá-las.
Não foi uma tarefa nada fácil, porque as colegas, quando as desaparafusaram, misturaram tudo. Então, muitas peças foram aparafusadas e desaparafusadas até conseguirmos que caixas e tampas ficassem direitinhas.
Enquanto eu e as professoras do 1.º ciclo aparafusávamos e desaparafusávamos pequenas dobradiças e fechaduras, a Anabela contava uma história sobre um menino que queria ter uma mamã robô.
Os garotos estavam atentos à história e houve quem dissesse no fim da narração que, por vezes, dava jeito ter uma mamã daquelas!
Depois, foi mais uma corrida de volta à escola, onde os meninos e meninas já nos esperavam ansiosos. Estava na hora de fazermos mais uns trabalhinhos em feltro.
E foi um cortar e recortar de flores e folhas...
Todos esperavam a sua vez, impacientes.
Mais umas folhas...
...umas tantas pétalas...
...alguns corações...
Agora é só montar as flores e colar...
Por fim, colam-se as folhas, coloca-se no olhinho da flor um pouco de enchimento e acaba-se de encher com bombons.
Introdução à poesia do século XX
2) Análise linguística do texto“Todos nós, ao menos uma vez na vida, somos poetas, quando pressentimos o encanto de uma paisagem, o mistério de uma alma, qualquer coisa enfim que nos liga a uma realidade que fica para além das aparências e que não se pode dizer por palavras.”
Jacinto do Prado Coelho
O Texto Poético
1) Compreensão do texto
a) Ler atentamente o poema
- percebendo a ligação entre os versos quando ela existe.
b) Delimitar o poema em partes lógicas:
- identificando o conteúdo de cada parte através de expressões-chave;
- escolhendo as marcas linguísticas ou discursivas que sustentam essa divisão;
c) Identificar o assunto do poema:
- indicando o essencial do texto num pequeno parágrafo.
d) Definir o tema do poema:
O Texto Poético
Etimologicamente, o termo poesia provém do grego e significa criar. A poesia é, neste sentido, a criação por excelência e o poeta o seu criador.
O texto poético espelha um trabalho criativo da linguagem, definindo-se pela sua natureza estética e dimensão literária. Aqui existe uma preocupação em ultrapassar o imediatismo, a utilidade prática da língua e o mundo objectivo e exterior. Na verdade, o texto poético exprime o estado de alma do poeta, isto é, o seu mundo interior. O seu discurso é claramente emotivo e redundante, isto é, repetitivo, pois pretende intensificar a emoção, em vez de acrescentar informação.
O texto poético distingue-se do texto narrativo, entre outros aspectos, por ser estático.
Como diz Clara Rocha, “Ao contrário da narrativa que nos conta uma história e é dinâmica, o poema lírico exprime emoções.”.
Proposta de análise de um texto poético
1) Compreensão do texto
a) Ler atentamente o poema
- percebendo a ligação entre os versos quando ela existe.
b) Delimitar o poema em partes lógicas:
- identificando o conteúdo de cada parte através de expressões-chave;
- escolhendo as marcas linguísticas ou discursivas que sustentam essa divisão;
- apreendendo a relação existente entre cada uma das partes (ex.: causa/efeito, presente/passado, presente/futuro, contraste, etc)
Nota: Esta divisão em partes lógicas não é necessariamente aplicável a todos os poemas.c) Identificar o assunto do poema:
- indicando o essencial do texto num pequeno parágrafo.
d) Definir o tema do poema:
- indicando a ideia que é comum a todas as partes do poema: por exemplo o amor, a infância, a saudade, a eternidade, etc.
a) Reconhecer a originalidade do texto, aquilo que o torna único.
b) Perceber o uso expressivo da linguagem literária:
- identificando recursos expressivos;
- reconhecendo o ritmo e a musicalidade de poemas;
- captando os sentidos conotativos evocados pela linguagem utilizada;
- compreendendo a simbologia da linguagem.
3) Análise de aspectos formais do texto
a) rima
b) métrica
c) organização de versos
A Mena na cozinha
Creme de queijo
Leve as gemas, o açúcar e um pacote de natas ao lume a engrossar. Coloque numa taça e reserve.Creme de queijo
6 gemas
1 chávena de açúcar
2 pacotes de natas
250 g de queijo filadélfia
1 chávena de açúcar
2 pacotes de natas
250 g de queijo filadélfia
Bata o queijo com as varetas e bata as restantes natas em chantilly.
Misture o queijo batido e o chantilly ao preparado que tinha reservado. Leve ao frigorífico.
Sirva frio, acompanhado com bolachinhas de amêndoa ou bolachas de água e sal.
Trabalhinho:
O meu filhote fez um design para um carro de corrida que está à votação aqui:
http://livery-competition.dunlop.eu/pt/index.php?task=artDetail&id=68
Eis o conceito que presidiu ao seu trabalho:
"O meu design foi inspirado na excitação que um evento como as 24 horas de Le Mans transmite ao público em geral. Retrata vários elementos que constituem as corridas de automóveis e que as tornam tão excitantes. Também capta a importância de se ter os pneus certos para se sentir a estrada. O Design é composto por uma mão que representa o "Feel the Road", que se vai desmaterializando progressivamente em elementos que compõem as corridas e as fazem tão excitantes e dinâmicas, como as condições meteorológicas, os pilotos, as raparigas, as vitórias, os componentes mecânicos e algumas das mais lendárias pistas de corrida, incluindo o Circuito de La Sarte. Espero que gostem." Luís Santos
Não deixem de votar! Votem Portugal!
Não deixem de votar! Votem Portugal!
3 comentários:
amiga, tenho um passatempo no meu blog, bem divertido! :) Passa por lá para veres e participa, tá?
já ouviste falas em "vuvuzela"?
que tal propores tb aos alunos da escola?
mil bjos
Olá Mena
A vida de professor é uma correria!
Hoje como passei tarde fiquei babando ao olhar para a sobremesa.
Não consegui votar. Diz sempre que já encerrou.
Bjs e bom fim de semana.
Olá Mena:)
Queria votr no carro, mas já não dá, ou então fiz mal. Tens um filho com uma capacidade muito grande, oxalá ganhe porque gostei muito.
Agora com a história do facebook, esqueço-me de andar por estes lados, mas de vez em quando lá passo a revista por os blogues.
Cmo sempre as comidinhas sao apetitosas e este creme deve ser bom, hei-de experimentar.
Boa semana.
Beijinhos
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